PROBLEMA Determine o maior valor que pode ter a razão de uma progressão aritmética que admita os números [tex]32, 227[/tex] e [tex]942[/tex] como termos da progressão (não necessariamente consecutivos). Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Caso não consigam, não se preocupem. A partir do dia 03, próxima quinta-feira, visitem a Sala Problemas da …
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jun 23
Tecla especial
PROBLEMA Uma estudante possui uma calculadora que permite realizar a seguinte operação, por meio de uma tecla especial: ao digitar um número [tex]x[/tex], diferente de [tex]− 1[/tex], e em seguida apertar essa tecla, o resultado obtido é [tex]\dfrac{1}{1+x}[/tex]. Após digitar o número [tex]9[/tex] nessa calculadora e apertar a tecla especial duas vezes seguidas, qual será …
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jun 23
Sequência S
PROBLEMA Seja [tex](a_{n})=(a_{1}, a_{2} ,a_{3}, \cdots)[/tex] uma progressão aritmética de razão [tex]r[/tex] e seja [tex](S_1,S_2,S_3, \cdots)[/tex] a sequência definida por [tex]S_n=a_1+a_2+⋯+a_n[/tex], isto é, o seu [tex]n[/tex]-ésimo termo é a soma dos [tex]n[/tex] primeiros termos da sequência [tex](a_n )[/tex]. Sabendo que [tex]168, 220 [/tex] e [tex]279[/tex] são termos consecutivos da sequência [tex](S_n )[/tex], calcule a razão …
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jun 23
Maior valor inteiro
PROBLEMA Descubra o maior inteiro [tex]n[/tex] para que a expressão [tex]\dfrac {100!}{3^{n}}[/tex] resulte em um valor inteiro. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Caso não consigam, não se preocupem. A partir do dia 26, próxima quinta-feira, visitem a Sala Problemas da Semana: Dicas, Orientações e Dúvidas do nosso Fórum. Lá vocês encontrarão Dicas …
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jun 21
Nova Sala de Estudos: Equações Diofantinas Lineares
Olá, pessoal! Vocês já ouviram falar em Equações Diofantinas? Nesta sala, criada pelo Clube Phidias com contribuições dos moderadores do Blog, vamos nos aprofundar em algumas características dessa classe de equações especialmente interessantes! Reúnam seus Clubes, visitem a nova Sala de Estudos do nosso Blog: Equações Diofantinas Lineares, e divirtam-se aprendendo sobre este tema …
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