Mais um valor máximo

PROBLEMA Considere todos os pares de números reais [tex]x[/tex] e [tex]y[/tex] que satisfazem a equação [tex]x^{2}+y^{2}=8x+6y-16[/tex]. Determine o valor máximo de [tex]x^{2}+y^{2}[/tex]. DICA Interprete geometricamente a expressão [tex]x^{2}+y^{2}[/tex] e a equação [tex]x^{2}+y^{2}=8x+6y-16[/tex]. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Se a dica não for suficiente, não faz mal: Postem nos comentários as suas dúvidas …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/01/mais-um-valor-maximo/

Testando fungos

PROBLEMA Um laboratório testa a periculosidade de fungos desconhecidos. Estima-se que o teste forneça falsos negativos em 2% dos fungos tóxicos, enquanto rotula como perigosos 5% dos fungos inofensivos. O professor Thiago observa com cautela que, mesmo que o teste classifique certo tipo de fungo como tóxico, ele tem 50% de chance de não o …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/01/testando-fungos/

O perímetro de um triângulo

PROBLEMA A figura mostra um triângulo equilátero dentro de um hexágono regular. Os lados do hexágono medem 40 cm e os vértices do triângulo são os pontos médios dos lados do hexágono. Quanto vale o perímetro do triângulo? DICA [tex]\rhd[/tex] Todo hexágono regular pode ser dividido em seis triângulos equiláteros iguais. Tente decompor a figura …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/01/o-perimetro-de-um-triangulo/

Painel de Iluminação

PROBLEMA Um painel de iluminação possui nove seções distintas, e cada uma delas acende uma luz de cor vermelha ou azul. A cada segundo, são acesas, ao acaso, duas seções de uma mesma cor e uma terceira de outra cor, enquanto as seis demais permanecem apagadas. Observe quatro diferentes possibilidades de iluminação do painel: Qual …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/01/painel-de-iluminacao/

Expectativa de crescimento de eucaliptos

PROBLEMA Admita que um tipo de eucalipto tenha expectativa de crescimento exponencial, nos primeiros anos após seu plantio, modelado pela função [tex]y(t) = a^{t-1}[/tex], na qual [tex]y[/tex] representa a altura da planta em metro, [tex]t[/tex] é considerado em ano, e [tex]a[/tex] é uma constante maior que [tex]1[/tex]. O gráfico representa a função [tex]y[/tex]. Admita ainda …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2023/01/expectativa-de-crescimento-de-eucaliptos/