mai 18

Contagem geométrica

Problema Tetraedro

Os pontos [tex]P_i[/tex] indicam formigas que estão nos vértices e nos pontos médios das arestas de um cristal tetraédrico de açúcar. Quantos conjuntos de quatro dessas formigas estão num mesmo plano?   Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 21, deem uma passadinha …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/contagem-geometrica/

mai 18

Seja simples!

Simplifique a expressão [tex]\sqrt{sen^4 x + 4 cos^2 x} – \sqrt{cos^4 x + 4 sen^2 x}[/tex]   Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 21, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela dica para este problema. Resolvido o …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/seja-simples/

mai 18

Herança problemática

probleminha fazenda

Um fazendeiro possui uma fazenda em formato quadrado contendo 12 árvores (como mostra a figura) e um poço (indicado por x na figura). Deseja-se repartir a mesma em quatro partes idênticas quanto ao formato e quanto ao número de árvores, todas elas tendo acesso ao poço. Como isso pode ser feito?   Reúnam seus Clubes …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/37543/

mai 16

Questão da Gincana – Nível C

  Sabendo que [tex]sen(x) + cos(x) = m[/tex], determine [tex]sen(2x)[/tex].

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/questao-da-gincana-nivel-c/

mai 16

Questão da Gincana – Nível B

  Sabendo que [tex]~4x~[/tex] é o inverso multiplicativo de [tex]~\frac{1}{x^3}~[/tex], determine [tex]~x~[/tex].

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/questao-da-gincana-nivel-b/

mai 16

Questão da Gincana – Nível A

A11

  Robério gosta muito de desafiar sua filha Ruth com diversos jogos. O último desafio que propôs a ela foi o de completar o quebra-cabeça abaixo. Para isso, mostrou a ela as peças numeradas de 1 a 6 a seguir e pediu que ela escolhesse as três peças que completam o quebra-cabeça. Após alguns segundos …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/questao-da-gincana-nivel-a/

mai 15

Primeira Gincana de 2015 – Prêmios

Informamos que, a partir da próxima semana, iniciaremos o envio dos livros para os COMs premiados na Primeira Gincana de 2015 dos Clubes de Matemática da OBMEP. Parabéns aos COMs premiados!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/primeira-gincana-de-2015-premios/

mai 13

Processo de Inscrição nos Clubes de Matemática da OBMEP

Caros Líderes e Orientadores: Em função da política de restrições aplicada pela Microsoft aos usuários do Hotmail, do Outlook e do Live, modificamos a nossa sistemática de confirmação de participação. Assim, reenviamos as mensagens de confirmação para os componentes de todos os Clubes inscritos e não fundados. Também inserimos no Blog um novo Menu lateral, …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/37125/

mai 11

Sacando dinheiro da carteira

Em uma carteira há oito notas de real: duas notas de [tex]R\$ \ 2,00[/tex], duas de [tex]R\$ \ 5,00[/tex], duas de [tex]R\$ \ 10,00[/tex] e duas de [tex]R\$ \ 20,00[/tex]. Se tirarmos duas notas da carteira sem fazer a reposição das notas, qual a probabilidade da soma dos valores ser R$ 20,00 ou mais?

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/sacando-dinheiro-da-carteira/

mai 11

Dividindo fatorial

Seja [tex]n[/tex] um número inteiro positivo menor ou igual a [tex]24[/tex]. Para quantos valores de [tex]n[/tex] a divisão de [tex]n ![/tex] por [tex]1 + 2 + \ldots + n[/tex] resulta em um número inteiro?

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/dividindo-fatorial/

mai 11

Quadrados, quadrado e retângulo

Probleminha11_05_2015

Na figura, os quatro quadrados idênticos e o retângulo formam um quadrado maior. Quantas vezes o lado maior do retângulo é maior do que o lado menor?

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/quadrados-quadrado-e-retangulo/

mai 08

Quarta Sala de Estudo sobre polígonos.

  Liberamos a quarta Sala de Estudos sobre polígonos: Estrelas 2. Aproveitem!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/quarta-sala-de-estudo-sobre-poligonos/

mai 07

Concurso de Atividades 2015

Vem aí o Concurso de Atividades dos Clubes de 2015. As primeiras Salas de Atividades já foram postadas, aguarde as próximas e, principalmente, as primeiras orientações!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/concurso-de-atividades-2015/

mai 03

Medindo arcos

problemão circunferencia

Sobre uma circunferência de diâmetro [tex]MN[/tex] e centro [tex]C[/tex] são tomados os pontos [tex]A[/tex] e [tex]B[/tex], distintos, de maneira que os ângulos [tex]C\hat{A}P[/tex] e [tex]C\hat{B}P[/tex] sejam iguais e meçam [tex]10º[/tex], onde [tex]P[/tex] é um ponto do segmento [tex]CN[/tex], como ilustra a figura abaixo. Se o arco [tex]AM[/tex] é de [tex]40º[/tex], qual é a medida do …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/medindo-arcos/

mai 03

Aritmética clássica

Considere [tex]a[/tex] e  [tex]b[/tex] números naturais não primos entre si, cujo produto é [tex]1470[/tex]. Assim, determine o [tex]mdc(a,b)[/tex] e o [tex]mmc(a,b)[/tex].   Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 07, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala de Problemas do Fórum e procurem pela …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2015/05/aritmetica-classica/

Posts mais antigos «