Sala de dúvidas


carinha19
 Está com alguma dúvida?
 
?
 
 ?

 
Poste-a aqui!(*)

 
 
 
 
 
carinha5

 

(*) Apenas os Clubes inscritos conseguem postar dúvidas neste ambiente;
mas o e-mail abaixo pode ser utilizado por todos, para eventuais dúvidas.

 

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/sala-de-duvidas/

64 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Quando da inscrição o E-mail do responsável foi com erro, como faça para concertar? só depois da análise? neste caso a inscrição vai ser indeferida?

  2. Caros:
    Como o e-mail do Responsável foi registrado de forma incorreta, ele não vai receber a mensagem para a confirmação dele e assim a inscrição do Clube não poderá ser encaminhada para análise.
    Além desse problema, detectamos mais dois:
    (i) A data de nascimento do Responsável foi cadastrada como 25/05/2002 e isso o caracteriza como menor de idade, o que contraria o nosso Regulamento;
    (ii) Apenas três dos seis componentes do Clube confirmaram participação, assim vocês estão abaixo do número mínimo de componentes. Talvez os e-mails desses componentes também tenham sido cadastrados incorretamente no momento da inscrição do Clube.
    A maneira mais rápida de consertar esses problemas é vocês refazerem a inscrição para retificarem as informações incorretas.
    Se for conveniente, podemos excluir o Clube do nosso sistema, para que vocês aproveitem o Nome, o Lema e o Escudo na nova inscrição. Para isso, basta vocês nos enviarem uma nova mensagem solicitando a exclusão.
    Boa sorte!

    Atenciosamente,
    Equipe COM – OBMEP.

  3. Neste caso é melhor fazer a exclusão do clube, faremos então nova inscrição.

    atenciosamente

    equipe ANJOS DA MATEMÁTICA

    1. Já fizemos a exclusão, agora você podem fazer uma nova inscrição.
      Estamos esperando por vocês!

      Equipe Com – OBMEP.

  4. Agora que o grupo foi fundado, como começar e o que fazer?

    1. Olá, pessoal!
      Sejam bem-vindos.
      A primeira coisa a fazer é vocês sentarem com a Orientadora do COM , para que ela trace um plano e um calendário de trabalho, a partir da escolaridade dos componentes do Grupo, do acesso à Internet de vocês e da disponibilidade dela e dos Membros do COM.
      O objetivo principal deve ser o crescimento e amadurecimento matemático do Grupo. Dependendo das características e dos propósitos dos Membros do COM, vocês podem se reunir para
      – resolver os problemas semanais de postamos no Blog (os que estão na área de postagem para serem resolvidos ou mesmo os que estão na Salas de Problemas já resolvidos),
      – estudar os temas que propomos nas Salas de Estudo,
      – desenvolver as atividades propostas nas Salas de Atividades.
      Para qualquer tipo de atividade que o Grupo se proponha a fazer, vocês e a Orientadora do Grupo contam com a ajuda dos Moderadores dos Clubes, nas diversas Sala que temos no Fórum restrito.
      Recomendamos fortemente que vocês aproveitem as Salas do Fórum para a aprendizagem do Latex, para que vocês possam se comunicar “matematicamente”, tanto no Blog como no Fórum. Essa aprendizagem pode ser feita em paralelo à “discussão dos problemas do Blog”, no Fórum, já que por lá vocês encontrarão salas específicas para a discussão de cada problema postado que ainda não foi finalizado, inclusive com dicas. E, por favor, não se intimidem em abrir novas discussões.
      Lembrem-se sempre de que nós disponibilizamos material, acompanhamos o trabalho dos Grupos, ajudamos no que é possível ajudar; mas a orientação de cada COM é feita por seu respectivo Orientador, que é quem conhece a realidade do Grupo que orienta.
      No mais,
      Bons Estudos e Boa diversão
      e, na medida do possível, dividam a aprendizagem de vocês com outros alunos da Escola Sede do COM.

  5. obrigado, faremos seus conselhos.

  6. Olá, somos o Clude de matemática 1uik e estamos entrando em contato para tentar resolver um problema que estamos enfrentando recentemente.

    Uma das integrantes do clube, Ester, gostaria de não participar mais do clube, porém sempre que tentamos retirá-la isto ocorre:

    [img]http://i.imgur.com/pF5ZL4Z.png[/img]

    [img]http://i.imgur.com/ETHB0l7.png[/img]

    Ao clicarmos em ‘Salvar Alterações nos membros’, nos deparamos com esta página:

    [img]http://i.imgur.com/tywJ1Ge.png[/img]

    Gostaríamos que esse erro fosse corrigido para que ela possa sair oficialmente do clube.

    1. Caros, encaminhei o problema para o pessoal do suporte.
      Por favor, aguardem um pouquinho.
      Atenciosamente,
      Equipe COM – OBMEP.

    2. Se vocês não quiserem aguardar a posição do pessoal do suporte, por favor, enviem uma mensagem para
      clubes@obmep.org.br
      explicitando o nome do COM e o nome do Membro a ser excluído.

      Atenciosamente,

      Equipe COM – OBMEP.

  7. nÃO CONSEGUIMOS ACESSAR A GINCANA

    1. A Gincana está transcorrendo normalmente.
      Vocês conseguiram acessar o Fórum?

      1. As configurações da Gincana são feitas para Grupos: se funcionam para um, funcionam para todos.
        Mas assim mesmo testei as permissões do Grupo de vocês e não encontrei problemas.
        Por favor, vocês conseguiram acessar o Fórum?

        Atenciosamente,

        Equipe COM – OBMEP.

  8. Como editar informações erradas do COM, ele tem que ser aprovado primeiro? Como adicionar mais membros ao COM? O dia da inscrição na pude inscrever todo mundo. e agora não sei como adicionar as outras pessoas

    1. Bom dia!
      Informamos que:
      1) Apenas os Líderes de Clubes aprovados podem editar dados inseridos no nosso sistema.
      2) Depois que o Clube for aprovado, o Líder poderá inserir novos membros, respeitado o limite máximo de 10 alunos. Antes da aprovação, não é possível a inserção de novos Membros.
      Se vocês avaliam que não será possível as confirmações de, no mínimo, cinco Membros, do Orientador e do Responsável devido aos erros no registro de dados, podemos excluir o Clube de vocês do nosso sistema, para que vocês possam fazer uma nova inscrição, corrigindo possíveis erros e aproveitando o nome, o lema e o escudo do Clube.
      Se for conveniente essa solução, por favor, nos envie um e-mail solicitando a exclusão:

      clubes@obmep.org.br

      Atenciosamente,

      Equipe COM – OBMEP.

  9. Olá.
    Quando criei este COM recebi o código de confirmação, mas, ao digitá-lo, não foi aceito. Tentei resolver o problema e não consegui. Agora, não sei como, perdi o código. Como faço para receber outro código de confirmação? Devo criar outro COM?

    1. Olá!
      A situação do Clube Mentes Poderosas é a seguinte: o Responsável e o Orientador confirmam participação, assim como a Líder.
      Os demais quatro Membros ainda não confirmaram participação, assim não temos um mínimo de cinco Membros com participação confirmada para dar prosseguimento ao processo de aprovação do Clube.
      Acabei de refazer um reenvio da mensagem com dados de confirmação para os quatro Membros não confirmados.
      Os componentes confirmados podem solicitar reenvio de senha, caso as tenham perdido.
      Boa sorte!

      Atenciosamente,
      Equipe COM – OBMEP.

  10. quanto tempo leva para a confirmação da inscrição ?

    1. Depois que a inscrição do Clube entrar em processo de avaliação, a aprovação ou não é emitida, no máximo, em 10 dias.
      Lembramos que, para a inscrição de um Clube ser encaminhada para a avaliação, o Líder, mais quatro Membros e o Responsável devem ter confirmado participação. No caso do Clube de vocês, apenas o Líder e o Responsável enviaram confirmação.
      Fizemos um reenvio da mensagem de confirmação para quem ainda não confirmou.
      Boa sorte!

  11. Olá
    Meu COM ainda não foi aprovado, gostaria de saber se posso colocar um orientador ???

    1. Somente após a aprovação de um Clube é que o seu Líder pode fazer inserções de novos Membros.
      Infelizmente, seu Clube ainda não foi fundado, logo não é possível inserir novos Membros.
      Até este momento, apenas a Líder e um Membro confirmaram participação. O Responsável e os outros cinco Membros não fizeram suas respectivas confirmações; portanto, não podemos encaminhar o processo de fundação de seu Clube para análise da Comissão responsável.
      Acabei de fazer um reenvio das mensagens de confirmação para os seis componentes não confirmados de seu Clube. Por favor, peça que eles façam suas confirmações.
      Se for conveniente, por motivo de erro nos e-mails informados, podemos fazer a exclusão do Clube do nosso sistema para que vocês façam uma nova inscrição aproveitando o lema, o escudo e o nome escolhidos. Nessa nova inscrição vocês poderão incluir um Orientador.
      A solicitação de exclusão deve ser encaminhada para o e-mail: clubes@obmep.org.br .

  12. Meu clube ainda ñ foi aprovado, já tem uma semana que fiz ele.
    pq essa demora ?

    1. Caros, a inscrição do Clube de vocês foi registrada no nosso sistema no dia 22 de agosto de 2018 (observem a data dos e-mails de confirmação que vocês receberam) e a inscrição entrou em processo de avaliação no dia 25 de agosto.
      Informamos que, depois que a inscrição de um Clube entra em processo de avaliação, a aprovação ou não é emitida, no máximo, em 10 dias.
      A princípio, observo um problema com a inscrição do Clube Os Pitagóricos MA: ausência dos endereços dos componentes.
      O que aconteceu?
      Atenciosamente,
      Equipe COM – OBMEP.

      1. O meu é porque ñ tem, o povoado onde moro é pequeno e a cidade mais próxima é um pouco distante, alguns dos outros membros é pelo mesmo fato.

  13. Olá, gostaria de excluir o clube. Como fazer?

    1. Boa tarde.
      Para exclusão de um Clube, o Líder ou o Responsável ou o Orientador do Clube em questão deve enviar uma mensagem para

      e solicitar a exclusão.
      Favor explicitar na mensagem o nome do Clube a ser excluído.

  14. Olá, gostariamos de saber como podemos filtrar os problemas por série escolar?

    1. Bom dia, pessoal!
      Tudo certinho?
      Vamos responder a pergunta de vocês por etapas…
      1. Os problemas que postamos semanalmente como posts na página inicial do nosso Blog são postados sem identificação de série escolar. Isso porque muitos alunos sequer tentariam resolver um problema cuja série escolar seja acima da série em que estão. Como temos certeza de que muitos conseguiriam resolver alguns problemas indicados para séries posteriores às suas, omitimos a informação. Vale a tentativa, a elaboração de estratégias (mesmo que não funcionem), a pesquisa sobre novas ferramentas matemáticas.
      2. Em uma segunda postagem, TODOS os problemas liberados com suas respectivas soluções na Sala de Problemas do Blog têm a informação da série escolar a partir da qual eles são indicados.
      2.1 Vocês podem utilizar o campo de busca do Blog (campo inferior direito da página inicial do Blog) e digitar 1º ano, ou 2º ano ou 3º ano para filtrarem os respectivos problemas das três séries do Ensino Médio assim como digitar 6º ano, ou 7º ano, ou 8º ano ou 9º ano para filtrarem os respectivos problemas das quatro séries do Ensino Fundamental.
      2.2 Particularmente, para obter as respectivas séries escolares dos problemas da série de postagens “Problemas para ajudar na escola” basta entrar nas Salas:

      e procurar os problemas diretamente pela seriação, pois a série indicada para cada problema aparece ao lado do respectivo título.

      BONS ESTUDOS!

  15. Agradecemos as informações!

  16. Também agradecemos a participação tão frequente de vocês!

  17. No desenvolvimento de atividades como a criação de salas de estudo, atividades ou de leitura, o clube pode produzir um site à parte? Já que na aba das salas é um link que redireciona o usuário? No caso, poderíamos enviar tanto o site, quanto as informações inclusas nele para que os moderadores e os avaliadores utilizem da forma que acharem mais viável e prática

    1. Vocês devem responder da forma que for mais viável para vocês, desde que nós tenhamos total acesso às respostas e colocações de vocês sobre qualquer atividade.

    2. Importante reforçar que cada atividade a ser pontuada no torneio deve ser registrada em um Relatório Final que deverá ser enviado em um arquivo PDF para o endereço eletrônico da Coordenação dos Clubes de Matemática da OBMEP, de acordo com Regulamento do Torneio, item 4.
      Para cada COM, serão pontuadas as quatro primeiras atividades que forem registradas dessa forma e somente dessa forma.
      Assim, vocês poderão desenvolver quantas atividades vocês quiserem e da forma que for conveniente; mas, para pontuação, serão consideradas APENAS as quatro primeiras atividades registradas.

  18. Olá. Quanto tempo demora para a inscrição ser deferida? Já tem 1 semana desde que fizemos a inscrição.

    1. Boa tarde, pessoal!
      A inscrição do Clube de vocês ainda não pode ser encaminhada para análise, pois falta a confirmação do professor como Orientador. Ele fez apenas a confirmação como Responsável.
      Para evitar confusão, acabamos de fazer um reenvio da mensagem de confirmação dele como Orientador. Por favor, entrem em contato com ele e peçam que ele faça essa segunda confirmação.

      1. Olá. Ele está tentando fazer porém o site não permite. O que fazer?

  19. Olá, ele tentou confirmar mas o site não permitiu.

    1. Parece que ele conseguiu, pois o Clube de vocês está aprovado!

      1. Opa, obrigado!

      2. Opa, já foi deferido sim, obrigado!

        1. Sejam bem-vindos!!

            • Avatar
            • OBMEP_rb em 23 de julho de 2023 às 15:55

            Maravilha!

  20. Olá!! Ainda há vagas para o Torneio 2023? Quanto tempo demora para a inscrição do clube ser deferida e a inscrição no torneio ser completada?

    1. Olá pessoal, sejam bem-vindos!

      Depois que TODOS os componentes de um Clube confirmarem suas respectivas participações, a análise da inscrição desse Clube no Projeto é feita em, no máximo, 24 horas.
      Se a Fundação do Clube for aprovada, o Responsável/Orientador pode fazer a inscrição do Clube no Torneio imediatamente.
      É importante lembrar que o professor deve confirmar duas participações: como Orientador e como Responsável. Caso essas duas confirmações não sejam feitas, a inscrição do Clube não é enviada para análise.

      A confirmação de inscrição de um Clube no Torneio não é imediata e, no momento, ainda há vagas nas duas Modalidades do Torneio.

  21. Nos inscrevemos no torneio 2023, mas não obtivemos retorno. Algo deu errado?

    1. Iniciaremos o envio de confirmação da participação dos COM´s no Torneio 2023 somente a partir de amanhã.
      Por favor, aguardem.

  22. Boa tarde! Quando serão divulgadas as instruções iniciais para o torneio?

    1. Olá pessoal!
      Até o dia 5 de agosto, enviaremos um e-mail para os Clubes inscritos nos Torneios.
      Por favor, aguardem!
      Mas as participações de vocês nas discussões de problemas no Blog e no Fórum a partir do dia 1º de agosto já estão valendo para os Torneios.

  23. Olá, nossa inscrição no Torneio 2023 já foi aprovada, gostaria de saber quando poderemos iniciar as atividades, e confirmar que são apenas 4 atividades a serem postadas durante todo o torneio, e para cada atividade o orientador tem que enviar um e-mail apresentando, isso? A respeito da sala de resolução de problemas, a partir de quando será postado os problemas para serem resolvidos, e como podemos acessa-los? Para os problemas resolvidos necessita enviar relatório?

    1. Bom dia pessoal!
      Os desenvolvimentos de atividades para os Torneios podem ser iniciados a qualquer momento, a partir do dia 1º de agosto, a critério do Orientador do COM de vocês.
      Vocês podem desenvolver quantas atividades o Orientador de vocês determinar; mas, para efeito de pontuação nos Torneios, no máximo quatro atividades serão pontuadas: as quatro primeiras cujos Relatórios Finais forem enviados à Coordenação do Projeto dos Clubes, de acordo com o Regulamento do respectivo Torneio.
      Por favor, deem uma lida com atenção no Regulamento do Torneio no qual vocês se inscreveram. Lá vocês encontrarão orientações sobre as atividades e os seus Relatórios Finais.
      A discussão e resolução de problemas podem ser feitas a partir de qualquer problema postado no Blog ou no Fórum dos Clubes.

  24. Boa tarde!! Queria sanar uma dúvida… Ao acessar o fórum aparece o seguinte recado “Não foi possível acessar o fórum. Entre em contato com o administrador!”. É só para o nosso COM que aparece isso, ou o acesso ainda não está disponível?

    1. O acesso ao Fórum restrito está está liberado para qualquer COM e para qualquer Orientador de COM. Vários Clubes e Orientadores já estão participando de discussões por lá.
      A mensagem citada aparece quando vocês tentam acessar o Fórum restrito por onde e com que login?
      Por favor, enviem estas informações para o e-mail dos Clubes, clubes@obmep.org.br.

  25. Opa! Nosso clube fez alguns comentários em respostas a problemas que ainda estão em revisão, inclusive alguns que ainda não foram respondidos por nenhum clube, nossa dúvida é que já faz algum tempo. Algum problema?

    1. Caros Puzzlers πrados, os comentários estão sendo aprovados. Logo mais, todos serão respondidos. Obrigado!

  26. Onde podemos adicionar novos problemas?

    1. Olá, pessoal! Isso é possível na Salas de Problemas do nosso fórum restrito.

  27. Quando fui trocar a imagem do clube, deu erro no carregamento da imagem e agora só tem um texto no lugar do escudo. Não posso mais fazer nada por que a imagem só pode ser alterada uma vez por ano. Meu clube terá que ficar sem imagem por um ano?

    1. Olá pessoal!
      Esta dúvida já foi esclarecida por e-mail.
      Mas este comentário serve de alerta: o erro de carregamento aconteceu pois, por Regulamento, o Escudo de um Clube só pode ser alterado uma vez por ano.
      O sistema só cumpriu o Regulamento e não carregou a nova imagem.
      Bom trabalho para vocês, mesmo sem Escudo!

  28. Poderia trocar um membro do clube em pleno torneio ?
    Tem um membro no meu clube que estão fazendo atividades extracurriculares
    Por conta disso não pode participar sempre do projeto e no torneio

    1. Infelizmente, NÃO.
      Conforme informado no comprovante da inscrição de vocês, a composição do Clube registrada na imagem não deve ser alterada até o final da competição, sob pena de desclassificação do COM no Torneio.
      Depois do dia 30 de setembro, o Líder do COM pode fazer as alterações que forem necessárias.

  29. 4.3. Cada Clube poderá desenvolver até quatro atividades no Torneio, respeitados os seguintes limites máximos de atividades de cada tipo:
    (A1) máximo de 01 (uma) Sala de Atividades.
    (A2) máximo de 01 (uma) Sala de Estudo.
    (A3) máximo de 02 (duas) Salas de Leitura.
    (A4) máximo de 02 (duas) Biografias de Matemáticos famosos.
    (A5) Para a discussão de problemas, não há limite máximo para problemas discutidos. Esta é uma atividade única.

    Uma dúvida em relação a 4 atividades no máximo seria a quantidade de salas ou escolher quatro opções A1 , A2 , A3 , A4 e A5

    1. Olá pessoal!

      De acordo com o item 4.2 do Regulamento, as atividades do Torneio são:
      desenvolvimentos de Salas de Atividade, de Estudo e de Leitura;
      desenvolvimentos de Biografias;
      discussões e propostas de problemas.
      Assim, o máximo de 4 atividades se refere a “4 desenvolvimentos” ou “3 desenvolvimentos e a discussão e proposta de problemas”.
      BOM TRABALHO!

  30. Onde está a galeria de artes da obmep?

    1. Caros, o que é a Galeria de Artes da OBMEP?
      Eu, particularmente, não a conheço!
      Agora, se vocês estão interessados no tema da 17ª OBMEP – Semana de Arte Moderna de 1922, façam uma primeira leitura AQUI.

Deixe uma resposta