PROBLEMA Durante uma aula em um clube de matemática, dez alunos devem ser divididos em dois subgrupos. Um subgrupo irá resolver problemas de álgebra e o outro subgrupo problemas de geometria. O professor do clube informa que a única restrição é que cada subgrupo deve ter no mínimo um aluno. De quantos modos pode ser …
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set 02
Castanha de caju
PROBLEMA O preço da castanha de caju costuma variar em função da época do ano. Em períodos de colheita farta, o preço é menor, devido ao aumento na oferta. Já em períodos de entressafra, o preço atinge valores maiores. A variação de preço de produtos sazonais – a castanha de caju é um exemplo – …
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ago 25
Operação ponto médio
PROBLEMA Dados os pontos [tex]P[/tex] e [tex]Q[/tex] do plano cartesiano com coordenadas [tex] (x_1, y_1)[/tex] e [tex](x_2, y_2)[/tex], respectivamente, a operação ponto médio [tex]\ast[/tex] calcula o ponto [tex]P\ast Q[/tex] com coordenadas [tex]\left(\dfrac{x_1+x_2}{2}, \dfrac{y_1+y_2}{2}\right)[/tex]. Mostre que, para quaisquer pontos [tex]P[/tex], [tex]Q[/tex] e [tex]R[/tex] do plano é válida a propriedade [tex]\qquad{P\ast(Q\ast R)=(P\ast Q)\ast(P\ast R),}[/tex] conhecida como autodistributividade. …
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ago 25
Macaco infinito
PROBLEMA O grande matemático francês Emile Borel provou, em 1913, o “Teorema do Macaco Infinito”. Este teorema afirma que um macaco digitando aleatoriamente em um teclado por um intervalo de tempo infinito irá, quase certamente, criar um texto qualquer escolhido, como por exemplo a obra completa de William Shakespeare. Considere um teclado contendo apenas as …
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