Plim

Bruno tem um relógio muito engraçado. A cada vez que o ponteiro dos minutos se sobrepõe ao ponteiro das horas, ele emite um plim. Ao longo de um dia, [tex]24[/tex] horas, quantos “plins” Bruno escuta? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 26, …

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Frete gratuito

(Unesp – Adaptado) Uma empresa oferece frete gratuito para entregas do seu produto em um raio de até [tex]30\ km[/tex] do depósito. Para a distância que ultrapassar [tex]30\ km[/tex], medida em linha reta desde o depósito, a empresa cobra [tex]R\$ 10,00[/tex] por quilômetro que ultrapasse os [tex]30\ km[/tex] iniciais gratuitos. Essa cobrança também é feita …

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Problemas para ajudar na escola

  Como as escolas estão entrando em recesso, as postagens dos

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Qual é o número???

Determine o número natural de três algarismos que tem as seguintes propriedades: O algarismo das centenas é igual à soma dos outros dois algarismos. O quádruplo do algarismo das unidades é igual à soma dos outros dois algarismos. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: visitem o …

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Problemas para ajudar na escola

 

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Uma razão

Temos um quadrado [tex]ABCD[/tex]. Tomemos um ponto [tex]M[/tex] no lado [tex]\overline{CD}[/tex] tal que [tex]MD=2 \cdot CM[/tex]. Seja [tex]F[/tex] o ponto de interseção de [tex]\overline{BD}[/tex] e [tex]\overline{MA}[/tex]. A reta determinada por [tex]F[/tex] e [tex]C[/tex] intersecta [tex]\overline{AD}[/tex] em [tex]N[/tex]. Nessas condições, determine [tex]\dfrac{ND}{AN}[/tex]. Notação: Denotamos o segmento definido por dois pontos, digamos [tex]X~[/tex] e [tex]~Y[/tex], por [tex]\overline …

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Problemas do Blog

 

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Muitas parábolas!

Determine as equações das parábolas esboçadas na figura a seguir, a partir de um plano cartesiano [tex]xOy[/tex], sabendo-se que elas são translações da Parábola 1, cuja equação é [tex]y=x^2[/tex], e que os pontos destacados são os respectivos vértices. Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: visitem o …

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Crianças na Creche

  Em uma creche com [tex]32[/tex] crianças: • [tex]5[/tex] crianças moram na Tijuca, vão de ônibus e jantam na creche; • [tex]3[/tex] crianças moram na Tijuca, vão de ônibus, mas não jantam na creche; • [tex]9[/tex] crianças não moram na Tijuca, não vão de ônibus e não jantam na creche; • [tex]11[/tex] crianças moram na …

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O maior número

Mostre que, para todo número natural [tex]n[/tex] não nulo, vale a desigualdade [tex]\sqrt{\dfrac{n-1}{n}} < 1[/tex]. Utilize tal fato para determinar qual dos números é o maior: [tex]200[/tex] ou [tex]1+\dfrac{1}{\sqrt{2}}+\dfrac{1}{\sqrt{3}}+\dots+\dfrac{1}{\sqrt{10000}}[/tex]? Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema. Mas se não conseguirem, não faz mal: a partir do dia 13, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na …

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