Sejam bem-vindos!
Esta é a Sala de Atividades do Projeto Clubes de Matemática da OBMEP.

Aqui podem ser encontradas atividades matemáticas contextualizadas e desenvolvidas a partir de um tema central.
Professores poderão utilizar livremente todas as atividades aqui propostas em suas respectivas escolas e, particularmente, os Orientadores dos nossos Clubes Olímpicos poderão utilizar o Fórum restrito do Projeto para discutirem essas atividades, esclarecerem eventuais dúvidas, obterem orientação e sugerirem novas atividades dentro dos temas propostos.
Assim, encontrem um tema que vocês gostem, cliquem sobre ele e
Bons estudos!
Boa diversão!

Importante
As nossas Salas de Atividades foram formatadas de modo a oferecerem uma boa visualização em telas com medidas a partir de 14,7 cm × 19,5 cm. Mas com telas de 7,5 cm × 15 cm já é possível ler e utilizar o material, desde que o aparelho seja utilizado com os lados maiores posicionados horizontalmente, ou seja “deitado”.
Se você utiliza equipamentos da Apple, por favor, leia esta mensagem.
Temas das Atividades
| A álgebra da geometria ou a geometria da álgebra? | A Razão Áurea |
| Proporção em Geometria |
| A Matemática das Alavancas | Dê-me uma equação e levantarei o mundo! |
| A Matemática e a Física das Alavancas | |
| Vamos praticar? |
|
Água e luz
|
Entendendo as contas de água e de luz |
|
A Matemática nos Documentos
|
A Matemática dos CPF’s e dos Títulos de Eleitor |
|
Aplicando a matemática básica
|
Aplicando a matemática básica – Frações |
|
Fractais
|
EM EDIÇÃO |
| Geometria em movimento | Sala 1 |
| Sala 2 (Internet normal) | |
| Sala 2′ (Internet lenta) |
Observação: O material apresentado nas Salas 2 e 2′ é o mesmo. Mas como as atividades utilizam muitos applets do GeoGebra, disponibilizamos o material de forma diferente, para que o carregamento da página não demore muito para aqueles cuja velocidade da Internet é baixa. Na Sala 2′, duas das atividades que estão postadas na Sala 2 irão abrir em páginas isoladas. Além disso, todos os links que saem da Sala 2′ ou chegam nela não abrirão em abas diferentes do navegador.
| Medindo corpos … | Obesidade, o mal do século |
| O Homem Vitruviano e o Homem Contemporâneo | |
| Problemas de Fermi…vamos estimar? | |
| Quanto de pele há no corpo humano? | |
| Sistema Sanguíneo |
| Moedas de Troca | Moedas de Troca |
| Sala 1 – A moeda de um país | |
| Sala 2 – Programas de Fidelidade |
|
O Máximo de Raciocínio, um Mínimo de Jogadas |
Apresentação |
| Torre de Hanói | |
| Teoria de Grafos, Aritmética e… Jarros? |
|
Pavimentação, caleidoscópios, caleidociclos, Escher e, até, . . . matemática!!! |
Sala 1 |
| Sala 2 |
| Pipa, uma brincadeira séria… | Sala 1 – Pipas planas |
| Sala 2 – Uma pipa 3D |
|
Sistema Romano de Numeração
|
Atividades com algarismos romanos |
|
Trigonometria
|
Brincando com trigonometria |
| Uma enxurrada de áreas e volumes! | Sala inicial – Mas o que significa medir? |
| Sala 1 – Medindo áreas | |
| Sala 2 – Medindo volumes |
|
Unidades de medida!
|
E haja unidades de medida! |
|
Voltando de um passeio
|
Voltando de um passeio pelo mundo da Equação Quadrática – Ideias e aplicações |