Atividade: Obesidade, o mal do século







Apresentação do Tema


A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde como a doença epidêmica do século 21.
De acordo com estatísticas, um terço dos adultos são considerados obesos nos Estados Unidos. No Brasil, recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%.
Para conscientizar a população dos malefícios causados à saúde pelo excesso de peso, é celebrado em 11 de outubro o Dia Internacional de Combate à Obesidade.
Apresentamos aqui atividades matemáticas que propiciam conhecimento desse problema e contribuem para reflexão.







Um vídeo para iniciar…


Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Você conhece esse mal ?


Muito além do peso – Trailer


Cliquem na setinha e apenas assistam ao vídeo







Uma pesquisa para os membros do Clube


Aqui estão alguns temas importantes para o bom andamento das próximas atividades. Façam uma pesquisa sobre esses temas; com certeza, isso vai ajudá-los no desenvolvimento das próximas atividades.
Busquem informações na Internet, em livros e não dispensem a ajuda imprescindível de seus professores!

1) IMC.

2) Obesidade: o mal do século.

3) Obesidade infantil.

4) Obesidade visceral.

5) Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.

6) Tabelas e Gráficos.

Probleminha2
Por onde começar:
Gráficos e Tabelas
IMC
Obesidade
Obesidade no Brasil
Obesidade infantil
Proporcionalidade
(Sites acessados em 28/08/2020)







Oficina sobre Obesidade


Agora que vocês já conhecem um pouco sobre o assunto, que tal tentar compartilhar o que vocês aprenderam com seus colegas de escola?
Proponham para os seus professores de Ciências, Educação Física e Matemática a realização de uma oficina:

Oficina sobre Obesidade

Abaixo disponibilizamos material para que vocês desenvolvam essa atividade e, fora esse material disponibilizado, vocês só irão precisar de algumas balanças de banheiro e fitas métricas.
Então, mãos à obra: com a devida autorização dos responsáveis pela escola,

  • escolham um bom dia para realizar a oficina,
  • confeccionem cartazes,
  • visitem as salas de aula da escola para fazer a divulgação e
  • Bom Trabalho!

1) Texto básico
Oficina_obesidade_texto.pdf

2) Instruções
Oficina_obesidade_instrucoes.pdf

3) Modelos de fichas para os levantamentos de dados propostos
Oficina_obesidade_fichas1.pdf
Oficina_obesidade_fichas2.pdf







Divulgação dos resultados da Oficina


Divulguem os resultados da Oficina sobre Obesidade para toda a comunidade da sua escola.
Sugerimos que vocês façam uma exibição do filme Muito além do peso e, em seguida, façam uma exposição dos dados obtidos com a realização da Oficina sobre Obesidade e de gráficos que mostrem as conclusões que vocês obtiveram.

Assistam com bastante atenção a este documentário!


Muito além do peso – O filme








Uma pesquisa individual


Utilizem as maquinetas abaixo para uma pesquisa individual:

Minha família está obesa?

1) Maquineta para cálculo do IMC e da categoria de obesidade para adultos.
Maquineta_1.xls

2) Maquineta para cálculo de obesidade visceral e possíveis ricos à saúde causados por acúmulo de gordura.
Maquineta_2.xls







Fabricando aparatos


Cintura ideal

A simples medida da circunferência da cintura pode ser utilizada para estabelecer o risco de uma pessoa sofrer doenças coronárias.
O risco começa a aumentar quando a medida nas mulheres ultrapassa os 80 cm e nos homens ultrapassa os 94 cm.
F1 Imagem extraída de:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/06/diminuir-o-tamanho-da-cintura-ajuda-evitar-problemas-cardiovasculares.html

Maquineta 1

A partir da tabela abaixo, montem no Excel uma maquineta para identificar o risco de um adulto sofrer de doenças coronárias, a partir da medida da sua cintura.

Riscos Mulheres Homens
Normal Até 80 cm Até 90 cm
Risco médio Entre 80 e 84 cm Entre 90 e 94 cm
Risco alto Entre 84 e 88 cm Entre 94 e 102 cm
Risco altíssimo Maior do que 88 cm Maior do que 102 cm

Maquineta 2

A partir da tabela abaixo, montem no Excel uma maquineta para identificar a medida da cintura ideal para crianças e adolescentes, de acordo com a idade.

CINTURA IDEAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Idade Meninos Meninas
  Valor médio Limite de risco Valor médio Limite de risco
5 anos 52 cm 59 cm 51 cm 57 cm
6 anos 54 cm 61 cm 53 cm 60 cm
7 anos 55 cm 61 cm 54 cm 64 cm
8 anos 59 cm 75 cm 58 cm 73 cm
9 anos 62 cm 77 cm 60 cm 73 cm
10 anos 64 cm 88 cm 63 cm 75 cm
11 anos 68 cm 90 cm 66 cm 83 cm
12 anos 70 cm 89 cm 67 cm 83 cm
13 anos 77 cm 95 cm 69 cm 94 cm
14 anos 73 cm 99 cm 69 cm 96 cm
15 anos 73 cm 99 cm 69 cm 88 cm
16 anos 77 cm 97 cm 68 cm 93 cm
17 anos 79 cm 90 cm 66 cm 86 cm







O pescoço e a obesidade


O pescoço e a obesidade

f2

Pesquisas recentes mostram a ligação entre um pescoço mais largo e a ocorrência de complicações por excesso de peso.
A medida do pescoço, em particular, é utilizada para indicar a Gordura Corporal Central e a partir desse tipo de gordura pode-se detectar o risco de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão de uma pessoa.
Usando esse índice, pesquisadores construíram uma tabela, indicando a “linha da obesidade” de crianças e adolescentes, a partir da medida de seus pescoços.
Com base nesses dados, pode-se então separar crianças com mais ou menos risco de problemas ligados ao excesso de peso.
Vejam a tabela que informa a medida limite do pescoço de um jovem: um pescoço mais grosso do que o informado, de acordo com a idade, indica obesidade.

Idade Meninos Meninas
6 anos 28,5 cm 27 cm
10 anos 32 cm 30,5 cm
14 anos 36 cm 32 cm
18 anos 39 cm 34,5 cm

A circunferência do pescoço já é considerada uma forma de mensurar o risco para patologias como apneia do sono, diabetes e hipertensão, além de ter correlação positiva com o IMC em adultos.
É sempre bom lembrar de que, assim como o IMC, a medida do pescoço é, apenas, um indicador de saúde.

Pequenas Oficinas

Que tal vocês organizarem pequenas oficinas em suas escolas para “medir o pescoço de seus colegas”?
Assim como na Oficina sobre Obesidade, vocês precisariam produzir:

  • um texto básico;
  • instruções;
  • fichas para registro de dados.







A matemática explícita da obesidade



Depois de muito trabalho pesado, vocês poderiam se reunir e discutir algumas questões, de acordo com o nível de escolaridade de cada um.

Questão 1:

IMC e peso são grandezas de que tipo?

Questão 2:

IMC e altura são grandezas de que tipo?

Questão 3:

Sabemos que [tex]IMC=\dfrac{P}{A^2}[/tex] .
Assim, observamos que o IMC é uma função que depende de duas variáveis: altura [tex]A[/tex] e peso [tex]P[/tex]. Mas, fixado um valor para [tex]P[/tex] ou para [tex]A[/tex], o IMC passa a ser uma função que depende de apenas uma variável: [tex]IMC=f(P)[/tex] ou [tex]IMC=g(A)[/tex].
Por exemplo, consideremos um grupo de pessoas que meçam 1,70 m de altura. Nesta situação específica, o IMC passa a ser calculado da seguinte maneira: [tex]IMC=\dfrac{P}{1,7^2}=\dfrac{P}{2,89}[/tex].


3.1 Considerando [tex]IMC=\dfrac{P}{2,89}[/tex], completem a seguinte tabela:

Peso (em Kg) IMC
40                    
45                    
50                    
55                    
60                    
65                    
70                    
75                    
80                    
85                    

3.2 Para visualizar melhor como esses valores variam, a partir da tabela, construam o gráfico [tex]peso \, \times \, IMC[/tex].

3.3 Completem o gráfico obtido em 3.2, para todos os valores possíveis de pesos até 120 kg. Que tipo de gráfico vocês obtiveram?


Considerem, agora, um grupo de pessoas que pesem 60 kg. Nesta situação, o IMC passa a ser calculado da seguinte maneira: [tex]IMC=\dfrac{60}{A^2}[/tex].


3.4 Considerando [tex]IMC=\dfrac{60}{A^2}[/tex], completem a seguinte tabela:

Altura (em metro) IMC
1,40                    
1,45                    
1,50                    
1,55                    
1,60                    
1,65                    
1,70                    
1,75                    

3.5 Para visualizar melhor como esses valores variam, a partir da tabela, construam o gráfico [tex]\, altura \, \times \, IMC[/tex].

3.6 Completem o gráfico obtido em 3.5, para todos os valores possíveis de alturas até 1,85 m. Que tipo de gráfico vocês obtiveram?

Bons Estudos!


Boa diversão!



Equipe COM – OBMEP



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