Moedas de Troca – Programas de Fidelidade

Programas de Fidelidade

Nos dias de hoje, é muito comum que as compras do dia a dia rendam outro tipo de moeda, diferente da moeda do país local. E essa nova moeda pode até proporcionar prêmios, sem que o consumidor desembolse dinheiro extra. São os chamados Programas de Fidelização, que foram criados com o intuito de incentivar o consumidor a gastar e, consequentemente, aumentar os lucros das empresas, beneficiando também os usuários com premiações extras.
Alguns desses Programas que funcionam no Brasil estão indicados a seguir.

São muitos os atrativos para as pessoas que se cadastram nesses Programas de pontos, e é bem verdade que há um aquecimento nas vendas dos estabelecimentos que com eles fazem parcerias.
Para vocês terem uma ideia de como esses programas são eficientes, leiam a reportagem a seguir, publicada em 23/04/2014.

Programas de Fidelização

De combustível a viagens internacionais, todas as compras podem se transformar em pontos de Programas de Fidelização – uma moeda de troca valiosa no mercado atual.
por Andrea Castro
Nos negócios, muito mais do que atrair clientes, o que vale mesmo a pena é reconhecer os melhores, conquistá-los e mantê-los. A sobrevivência de uma empresa frente a uma concorrência acirrada depende não só de um bom serviço ou produto, mas do relacionamento empresa-cliente. Por isso que os Programas de Fidelização se popularizam. “O fundamento é que custa menos manter o cliente do que conquistar novos. Uma vez assegurada a permanência da maioria, com a consequente redução do churn (saída de clientes da base), o crescimento se dá em fundações mais sólidas”, explica o professor de marketing da Universidade Federal da Bahia Cláudio Cardoso.
Podemos classificar tais programas em duas categorias: programas individuais e de coalizão. Até recentemente, os programas das companhias aéreas eram o tipo mais popular de Programa de Fidelização individual, com o resgate de pontos pela aquisição de produtos de uma única empresa. Já os Programas de coalizão permitem o acúmulo de pontos em diferentes estabelecimentos. Entre as vantagens para esses parceiros estão menores custos de aquisição e de retenção de clientes, uma vez que os mesmos são compartilhados e, ainda, acesso à base de consumidores de outros segmentos.
A Multiplus Fidelidade é uma das maiores redes de fidelização atuantes hoje no país. A empresa encerrou o segundo trimestre de [tex]2012[/tex] com mais de dez milhões de participantes e [tex]207[/tex] parcerias. O sucesso se deve, em parte, ao fato de que, convergindo para uma só conta pontos adquiridos em diversas empresas, o cliente acelera o acúmulo e resgate de pontos para conquistar benefícios. Criada em junho de [tex]2009[/tex] como uma unidade de negócios da TAM, a Multiplus tornou-se uma companhia independente em outubro e, em fevereiro de [tex]2010[/tex], passou à condição de companhia de capital aberto.
“O cliente ‘fidelizado’ tem que perceber que obtém vantagens por se manter fiel à empresa. Do contrário, a fidelização não alcança o objetivo”. (Claudio Cardoso, professor e consultor de marketing)
Outras empresas que se destacam são Netpoints, que tem o grupo Bozano como acionista; Dotz, adotada pelo Banco do Brasil para o seu Programa de Fidelização; e Smiles, da companhia Gol. Segundo Cláudio Cardoso, as tecnologias de CRM (customer relationship management) vêm facilitando o trabalho de gestão do cliente como um indivíduo, com as suas preferências, formas peculiares de transacionar com a empresa e outras características pessoais possibilitando a oferta de produtos e serviços personalizados. “Para completar a compreensão desta estratégia de relacionamento, é preciso entender que as empresas procuram crescer sua participação no cliente (e não mais apenas no market share), procurando vender mais para cada indivíduo, além de retê-lo na base por mais tempo”, informa Cardoso.

A mais lembrada
Líder do setor petrolífero brasileiro e empresa “Top of Mind” na categoria combustível, a Petrobras também adotou essa tendência de mercado e criou, em janeiro de [tex]2012[/tex], o seu Programa de Fidelização, o Petrobras Premmia. Em apenas seis meses, o programa atingiu a marca de um milhão de clientes cadastrados e fechou o ano com mais de dois milhões de fidelizados. “Como todas as grandes empresas que possuem responsabilidade social, a Petrobras decidiu criar o programa para dar ao consumidor mais do que promoções e descontos pontuais. Queremos oferecer aos clientes algo mais amplo, como um reconhecimento à fidelidade que eles já possuem à nossa marca”, declarou Silvio Perazzo, gerente comercial da Petrobras.
De acordo com Perazzo, o trabalho de fidelização de clientes que a Petrobras desenvolve começou desde a implantação do projeto “De Olho no Combustível”, que promovia uma espécie de selo de qualidade do produto da empresa, criado justamente para fidelizar. “Essas ações envolvem desde pequenos postos de combustíveis até os maiores da rede de distribuição. Com o Premmia, já foram distribuídos mais de [tex]300[/tex] milhões de cupons e pretendemos atingir a adesão de [tex]100\%[/tex] dos nossos revendedores que atendem aos requisitos do programa”, explica Perazzo.
Com a promoção “Você Merece Sempre Mais”, os clientes do Premmia concorreram a [tex]14[/tex] mil vales-combustível de [tex]R\$\ 50,00[/tex] como premiação instantânea e a seis Chevrolet Camaro, um dos carros esportivos mais desejados do mercado. O resultado foi o incremento nas vendas e o aumento de [tex]91\%[/tex] dos cadastros completos no Premmia em relação ao período que antecedeu a ação.
O Petrobras Premmia já conta com a adesão de cerca de [tex]300[/tex] postos de combustíveis na Bahia. Cada ponto acumulado pelo programa corresponde a [tex]R\$\ 1,00[/tex], que pode ser trocado por descontos ou benefícios oferecidos com exclusividade aos associados. Os novos clientes cadastrados no site do Premmia ganham [tex]200[/tex] pontos na promoção vigente. O associado também pode escolher um posto de sua preferência e, toda vez que abastecer nesse estabelecimento, ganhará pontos em dobro.

Tá na rede!
As redes sociais também podem funcionar como um bom ponto de partida para a fidelização. Os seguidores da empresa de telefonia TIM no Twitter, por exemplo, já puderam participar de promoções e concursos exclusivos criados pela operadora, concorrendo a prêmios como smartphones, tablets e netbooks. Além de prêmios e descontos, alguns programas oferecem privilégios exclusivos aos associados. Nas lojas C&A, clientes que cadastraram um grupo de amigas no site garantiram o acesso em primeira mão à nova coleção de roupas de uma das grifes comercializadas pela rede.
E como a bola da vez é o futebol, recentemente, torcedores de clubes de todo o país foram alvo de mais uma estratégia bem- sucedida de marketing. Com o movimento Por um Futebol Melhor, os Programas de Fidelização dos times deixaram de render apenas bons descontos nos ingressos e foram para as prateleiras de supermercados e empresas de serviços. Estrelada pelo ex-jogador Ronaldo, a campanha publicitária convocou torcedores para se associarem ao programa de cada clube, com descontos em diversos produtos de empresas parceiras, como Ambev, Unilever, Pepsico, Sky e Seara.
Ganham os clubes, com um número cada vez maior de associados; os torcedores, com descontos exclusivos em produtos e serviços; e as empresas, que fidelizam mais clientes. No site do movimento, que já possui mais de [tex]250[/tex] mil sócios, há um “torcedômetro”, que mede a quantidade de torcedores associados em cada time e o ranking de liderança, estimulando ainda mais a adesão. Afinal, o que vale é competir.
Já o programa Vai de Visa, dos cartões de crédito com a bandeira Visa, está apostando alto nos grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil. Para a Copa do Mundo da Fifa 2014, os clientes Visa já podem contar com a venda antecipada de pacotes com ingressos e hospedagem.
E não são apenas os clientes o foco da fidelização dos programas do Visa. As empresas podem aderir ao Clube de Negócios Visa Empresarial e participar de promoções, ganhar descontos especiais das empresas parceiras, com direito a loja virtual, além de acesso a conteúdo e informações sobre empreendedorismo e a uma rede de empreendedores, na qual a empresa pode expandir parcerias.
Para se construir um Programa de Fidelização eficiente, segundo Cláudio Cardoso, a premissa fundamental é conseguir ser efetivo na oferta de serviços diferenciais personalizados. “Para um viajante frequente, por exemplo, a companhia aérea ou de ônibus interurbanos deve reservar assentos preferenciais, facilitar o despacho de bagagens, reduzir o tempo na fila do embarque, e outras vantagens.
O cliente ‘fidelizado’ tem que perceber que obtém vantagens por se manter fiel à empresa. Do contrário, o sistema de fidelização não alcança seu objetivo, que é reter os melhores clientes, aqueles que são mais rentáveis para o negócio”, conclui.

Extraída de:
https://www.brasilpostos.com.br/noticias/aumente-suas-vendas/programas-de-fidelizacao/ (Último acesso em 05/03/18)

De fato, os Programas de Fidelização são muito atrativos para os consumidores, uma vez que trazem uma gama enorme de vantagens para seus clientes. Vamos ver um exemplo.

Jorge deseja viajar de Fortaleza para São Paulo para passar uma semana. Pesquisa o preço das passagens de ida e volta e encontra o valor total de [tex]R\$\ 841,90[/tex], sem as taxas de aeroporto. Porém, verifica algumas possibilidades para a compra dessas passagens:

  • Se ele tiver saldo suficiente de pontos Multiplus, gastaria um total de [tex]19.000[/tex] pontos.
  • Se ele não tiver saldo suficiente de pontos Multiplus, pode trocar os km de Vantagens que adquiriu nos postos de gasolina onde abasteceu seu carro por pontos Multiplus e finalmente adquirir as passagens junto à companhia aérea. Para esse caso, ele precisaria trocar [tex]20.000[/tex] km por [tex]20.000[/tex] pontos Multiplus e precisaria pagar [tex]R\$\ 258,00[/tex] para realizar a transferência dos pontos.

Sem dúvida alguma que a segunda opção é mais vantajosa se ele não tiver o saldo de [tex]19.000[/tex] pontos disponível, pois gastar [tex]R\$\ 258,00[/tex] mais taxas é bem melhor que gastar [tex]R\$\ 841,90[/tex] mais taxas.
Viu como é extremamente favorável para o consumidor possuir cadastro junto a Programas de Fidelização?
Esse foi apenas um exemplo de muitos outros que existem e mostram as vantagens de se fidelizar a um programa.

Vamos à outra situação?

Imagine que Francisco deseja comprar um par de tênis novos na Netshoes e fica interessado na seguinte oferta:

Porém, ele sabe que o programa Km de Vantagens lhe possibilita descontos nesse site. Pesquisa as possibilidades de desconto e encontra o seguinte:

Evidentemente, ele pode conseguir um desconto de [tex]R\$\ 60,00[/tex] ao trocar [tex]300[/tex] de seus km e pagar apenas [tex]R\$\ 364,92[/tex] pelo par de tênis, sem contar com taxa de frete, mas o desconto obtido no artigo já é uma boa ajuda para economizar.

Agora, é com vocês!!!

Júlia quer passar suas férias no Rio de Janeiro. Ela mora em Brasília e fez antecipadamente uma pesquisa de preços para saber quanto gastaria com passagens e estadia de hotel.
Após um período de pesquisa chegou aos seguinte valores:

    – Passagens aéreas de ida e volta: [tex]R\$\ 735,00[/tex] mais taxas aeroportuárias ou [tex]35.000[/tex] pontos Multiplus;
    – Hospedagem: [tex]R\$\ 1.980,00[/tex].

Ela possui um saldo de [tex]5.000[/tex] pontos Multiplus e [tex]25.000[/tex] Km de Vantagens. Fez uma pesquisa no site dos Km de Vantagens e encontrou as seguintes alternativas para compra de pontos Multiplus:

Também encontrou a seguinte promoção para hospedagem:

Vocês acham que vale a pena, para Júlia, utilizar as vantagens dos Programas de Fidelização? Descrevam a melhor forma de efetuar a compra em questão.

Diego mora em São Paulo capital e deseja passar dez dias de férias em outra cidade. Suas férias sempre são na segunda quinzena de julho de cada ano e ele começou a cotar preços das passagens para ele e sua esposa. Eles desejam conhecer uma das seguintes cidades: Salvador, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre ou Cuiabá. Porém, desejam gastar o menor valor possível com passagens aéreas.

(a) Preencha o quadro abaixo com valores pesquisados nos sites das companhias áreas e dos Programas de Fidelização.

(b) Construa dois gráficos de linhas: um para mostrar os valores das passagens em Reais e o outro para mostrar os valores das passagens em termos de pontos dos Programas de Fidelização.

O Programa de Fidelização DOTZ possui um site no qual estão discriminados diversos produtos das mais variadas lojas e dos mais diversos ramos de consumo. Nesse programa, há um benefício de ganhar pontos diferenciados, no caso dotz, dependendo da loja em que se efetua uma compra. Veja os exemplos abaixo.

Com base nas informações das lojas mostradas na figura, responda:

(a) Qual a média do número de dotz ganhos na compra de [tex]R\$\ 1,00[/tex] em mercadorias nessas lojas?

(b) Qual a moda do número de dotz ganhos na compra de [tex]R\$\ 1,00[/tex] em mercadorias nessas lojas?

(c) Qual a mediana do número de dotz ganhos na compra de [tex]R\$\ 1,00[/tex] em mercadorias nessas lojas?

(d) Qual a diferença percentual do número de dotz entre a loja que dá maior retorno desse número e a loja que dá menor retorno?

(e) Construa dois gráficos, um de barras verticais e outro de setores, que descrevam o número de dotz ganhos em cada compra de [tex]R\$\ 1,00[/tex] nessas lojas.

(f) Na compra de um fogão no valor de [tex]R\$\ 1.200,00[/tex], em quais lojas, dentre as citadas na figura é possível fazer a compra? Faça uma análise detalhada dessa compra verificando quantos pontos você receberia de bônus a cada real gasto.

Já que estamos falando de consumo e de vantagens do consumidor, talvez seja uma boa hora para vocês pensarem um pouco sobre consumo responsável.
O consumo sustentável é um conjunto de práticas que visam a aquisição de produtos e serviços eticamente corretos, ou seja, aqueles cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos e de animais e que não provoque danos ao meio ambiente.

Que tal assistir a um vídeo sobre isso?
É rapidinho…



Para assistir, é só clicar na setinha!





Equipe COM – OBMEP

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