Sala de Atividades: A Matemática das Alavancas – Sala 1

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A Matemática das Alavancas – Sala 1


Dê-me uma equação e levantarei o mundo!

O título desta Sala parodia uma famosa citação atribuída ao matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.).

Imagem extraída do site Pensador. (Acesso em 22/02/2024.)

É claro que tal citação não é para ser tomada ao pé da letra. Provavelmente, Arquimedes ao fazer a afirmação em questão quis somente registrar e realçar o seu entusiasmo pelo Princípio da Alavanca!
Mas, de toda forma,

O que são alavancas?


Um pouco sobre alavancas


Ao longo da história, o Homem procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de esforço físico. Assim, buscou meios alternativos que lhe permitissem realizar as tarefas de modo mais fácil e com o menor gasto possível de tempo e de esforço.
Os primeiros instrumentos desenvolvidos com essa finalidade de que se têm notícia foram a alavanca, a roda e o plano inclinado que, pela simplicidade com que são utilizadas, ficaram conhecidos como máquinas simples.

Fonte da imagem: TELECURSO-2000 – Universo da Mecânica.

Alavancas são objetos rígidos que podem girar em torno de um eixo sob a ação de forças. Uma alavanca consiste normalmente em uma barra/haste rígida móvel em torno de um ponto fixo.
Particularmente, uma alavanca é uma máquina simples que multiplica uma força aplicada a um corpo/objeto; um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes, um alicate, uma gangorra ou um “pegador” de padaria são alguns exemplos de alavancas. Durante nossa discussão, apresentaremos outros exemplos.

Imagem extraída do site Wikipédia.(Acesso em 22/02/2024.)

O funcionamento de uma alavanca depende basicamente de três elementos:

    a força do operador ou força potente ([tex]F_P[/tex]): força aplicada a fim de executar o movimento; é o “esforço” exercido com o objetivo de, por exemplo, levantar, sustentar, equilibrar objetos.
    a força de resistência ou força resistente ([tex]F_R[/tex]): força que resiste ao movimento; é a “resistência” exercida pelo objeto que se quer levantar, sustentar, equilibrar.
    o ponto de apoio ou fulcro ou ponto fixo ([tex]P_F[/tex]): ponto que possibilita que a alavanca rotacione; é o ponto em torno do qual a alavanca pode girar.

Observação: Neste momento, não se preocupe com o significado “rigoroso” da palavra Força. Embora Força seja um dos conceitos fundamentais da Mecânica Clássica, não vamos utilizar esse conceito com todo o rigor da Física. Na nossa discussão inicial, como estaremos interessados no seu efeito, entenda força simplesmente como uma ação que causa deformações ou que altera o estado de repouso ou de movimento de um determinado objeto. Particularmente, com relação às alavancas, as Forças potentes e resistentes são agentes que podem mover um objeto ou tirá-lo de um movimento.
Vamos explorar intuitivamente o conceito de Força, associando-o a ações como puxar, empurrar, arrastar, etc. Indicaremos o resultado de uma força aplicada a uma alavanca com um segmento de reta orientado, a partir da barra da alavanca, o que caracterizará a direção e o sentido de atuação dessa Força.
Na Sala 2, voltaremos a conversar sobre forças.

Classificação das Alavancas

Dependendo da posição do ponto de apoio e dos pontos onde as forças potência e de resistência serão aplicadas, podemos classificar as alavancas em três tipos principais:

    Alavancas do primeiro gênero ou interfixas – Neste tipo de alavanca, o ponto de apoio está localizado entre o ponto de aplicação da força potente e o da força resistente (entre, não necessariamente no meio).
    Na figura a seguir ilustramos duas possíveis posições dos três pontos que caracterizam uma alavanca interfixa.

    Exemplos de alavancas interfixas: tesoura, martelo quando usado para retirar pregos, gangorra. Nas imagens abaixo, além do ponto fixo, destacamos os pontos de aplicação das forças potente e de resistência dessas três alavancas.

    Na verdade, a tesoura é a união de duas alavancas interfixas idênticas apoiadas no mesmo ponto fixo.

    Alavancas do segundo gênero ou inter-resistentes – Em alavancas deste tipo, o ponto de aplicação da força resistente está entre o da força potente e o ponto de apoio.

    Exemplos: quebra-nozes, abridor de garrafas, carrinho de mão.
    Nas figuras a seguir, para cada alavanca destacamos o ponto fixo e os pontos de aplicação das forças potente e de resistência.

    Note que o quebra-nozes também é união de duas alavancas, só que de duas alavancas inter-resistentes.

    Alavancas do terceiro gênero ou interpotentes – Nas alavancas deste tipo, o ponto de aplicação da força potente está localizado entre o ponto de apoio e o ponto onde atua a força resistente.

    Exemplos: vara de pescar, pinça. Nas imagens, podemos observar o ponto fixo e os pontos de aplicação das forças potente e de resistência dessas duas alavancas.

    Aqui, vemos que a pinça é união de duas alavancas interpotentes.

💡 Dica: O prefixo “inter” significa entre uma coisa e outra. Assim, fica fácil guardar os nomes: INTERfixa (ponto fixo no meio),  INTER-resistente (ponto de apoio da força resistente no meio) e INTERpotente (ponto de apoio da força potente no meio).

Imagem extraída do site Mundo Educação. (Acesso em 22/02/2024.)

Independentemente do tipo de alavanca, dois elementos importantes para os cálculos que efetuaremos são os braços de uma alavanca:
braço de potência: é a distância entre o ponto de aplicação da força potente e o ponto fixo;
braço de resistência: é a distância entre o ponto de aplicação da força resistente e o ponto fixo.

Denotando por BP e BR os braços de potência e de resistência, respectivamente, podemos ilustrar esses conceitos nos três tipos de alavancas como na figura a seguir.

Alavancas no corpo humano

Vamos apresentar agora as alavancas mais importantes das nossas vidas: aquelas que estão no nosso próprio corpo!
No corpo humano, os ossos funcionam como hastes rígidas de alavancas, as articulações agem como ponto fixo e os músculos oferecem as forças potentes para atividades corriqueiras como por exemplo levantar objetos, andar e mastigar.
Esse tema será explorado, inicialmente, nas duas próximas atividades.

ATIVIDADE 1 – Traduzindo “Joints and levers in the human body”

Aprender inglês é muito importante, sobretudo no mundo de hoje! O inglês é a língua de referência para as transações comerciais, de turismo e também científicas. Convidem o professor de inglês de vocês e assistam juntos o vídeo abaixo, que por meio de uma animação 3D de apenas 2 minutos revisa o conceito de alavancas e as ilustra no corpo humano.
Vocês também podem ativar a legenda com tradução para o português, nas configurações do Youtube.

Alavancas do corpo humano
Clique na setinha para assistir
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ATIVIDADE 2 – Classificando alavancas do corpo humano

(Acafe, 2016/2-Adaptada) Basicamente, uma alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio, chamado de polo. No nosso corpo existem muitas alavancas, já que existem muitas partes articuláveis.
Nas figuras a seguir, vemos o movimento de três tipos alavancas diferentes: no pé; no braço/antebraço e na cabeça.





Imagens adaptadas do site Mammoth Memory .(Acesso em 22/02/2024.)

Forneça a classificação das três alavancas conforme a posição do ponto de apoio em relação às forças aplicadas (interfixa, inter-resistente ou interpotente).

Vocês podem conferir os resultados obtidos nessas duas primeiras Atividades, acompanhando com atenção a discussão a seguir.
Já tínhamos observado que as alavancas do corpo humano são formadas pelos nossos ossos e que nossos músculos agem como as forças potentes. Vamos descrever algumas delas.

    A contração do músculo bíceps define uma alavanca interpotente no nosso antebraço. A força resistente é produzida pela mão erguida sustentando ou não um possível objeto; a força potente é exercida pelo bíceps e o cotovelo é o ponto de apoio.
    Na imagem vemos uma ilustração da alavanca propriamente dita e as respectivas projeções do ponto fixo e dos pontos de apoio das forças potente e de resistência sobre uma reta, para melhor entendermos a caracterização da alavanca em questão como interpotente.

    Imagem adaptada do site Depositphotos. (Acesso em 22/02/2024.)

    A contração do músculo tríceps, por sua vez, define uma alavanca interfixa no nosso antebraço quando, por exemplo, estendemos o antebraço puxando uma corda presa a uma polia. Ao fazermos o movimento para baixo, força resistente é produzida pela corda, que puxa o braço para cima; a força potente é exercida pelo tríceps e o cotovelo é novamente o ponto de apoio.
    Na imagem vemos uma ilustração da alavanca descrita e as respectivas projeções do ponto fixo e dos pontos de apoio das forças potente e de resistência sobre uma reta; observe que, de fato, temos uma alavanca interfixa.


    Imagem adaptada do site Depositphotos. (Acesso em 22/02/2024.)

    Ao ficarmos na ponta dos nossos pés, cada pé é transformado em uma alavanca inter-resistente do nosso corpo. Quando erguemos o corpo, parte do nosso peso, sustentado por cada pé, é a força resistente; a ponta de cada pé (os ossos metatarsos) é o ponto fixo e a potência fica por conta das respectivas panturrilhas.
    Na imagem abaixo vemos uma ilustração da alavanca descrita e as respectivas projeções do ponto fixo e dos pontos de apoio das forças potente e de resistência sobre uma reta.

    Imagem adaptada do documento Movement Analysis. (Acesso em 22/02/2024.)

    A cabeça é uma alavanca interfixa. Aqui, a força resistente é o peso da cabeça; a força potente é exercida pelos músculos do pescoço e o ponto fixo é definido pela articulação da cabeça com a coluna vertebral.
    Vemos, a seguir, uma imagem da alavanca em questão e, mais uma vez, as respectivas projeções do ponto fixo e dos pontos de apoio das forças potente e de resistência sobre uma reta.

    Imagem adaptada do site Os Fundamentos da Física. (Acesso em 22/02/2024.)

Se você se atrapalhou um pouco com as alavancas do bíceps e do tríceps, clique no botão a seguir e assista um vídeo que pode lhe ajudar!

Tudo muito legal, não é?
Mas, até agora, não vimos muita matemática propriamente dita.

Acalme-se; já, já ela vai aparecer…
Então, que tal exercitar um pouco, antes de encontrá-la?

ATIVIDADE 3 – Um pequeno questionário para revisão

1) Qual é um exemplo de alavanca no mundo real?
a. Pista de esqui.
b. Roda de um carro.
c. Mesa da cozinha.
d. Gangorra.

2) O que melhor descreve a origem da força resistente?
a. Um tipo de máquina simples.
b. O objeto que você quer levantar.
c. O esforço.
d. Um exemplo de alavanca.

3) Como você classifica as próximas alavancas, de acordo com seu tipo (interfixa, inter-resistente ou interpotente)?
(Adaptado de TELECURSO-2000 – Universo da Mecânica)
 

4) Como você classifica cada alavanca abaixo, de acordo com seu tipo?


Um vídeo para revisão


O vídeo abaixo apresenta uma revisão de tudo o que aprendemos nesta Sala. Recomendamos que você o assista para esclarecer alguma possível dúvida dos conceitos ou exemplos.
Com certeza você vai gostar; é só clicar na setinha!

Alavancas do corpo humano



Vídeo do Canal Anatomia Fácil com Rogério Gozzi


A Matemática das alavancas


Finalmente chegou a hora da Matemática…
E a Matemática das alavancas vai nos dar condições para solucionarmos, por exemplo, a atividade abaixo.

Se você quiser diminuir a força de esforço ao usar uma alavanca, como a da figura abaixo, para onde você moverá o ponto de apoio?

Arquimedes “movendo o mundo”
Imagem extraída do site Science Photo Library. (Acesso em 22/02/2024.)

a. Mais longe do objeto que você deseja mover
b. Mais perto do objeto que você deseja mover
c. Você não move o fulcro (ponto de apoio), você move a força do esforço
d. Nenhuma das respostas anteriores

Então, vamos lá?
É só clicar no botão abaixo e ir para a Sala 2.

B O N S    E S T U D O S ! ! !

Se necessário, na Sala 2 você encontrará um link para voltar para esta Sala, na parte inferior à direita da página.



Equipe COM – OBMEP

Abril de 2024.

Referências:
[1] Alavanca. KHAN ACADEMY (Acesso em 22/02/2024).
[2] Alavancas. BRASIL ESCOLA (Acesso em 22/02/2024).
[3] Alavancas. MUNDO EDUCAÇÃO (UOL) (Acesso em 22/02/2024).
[4] Material digital do professor: as máquinas simples do nosso cotidiano. COMPANHIA DAS CIÊNCIAS (Acesso em 22/02/2024).
[5] Peso x massa. BRASIL ESCOLA (Acesso em 22/02/2024).
[6] Simulações Interativas para Ciência e Matemática. Projeto PhET (Acesso em 20/03/2024).
[7] Universo da mecânica: Máquinas simples. TELECURSO-2000 (Acesso em 22/02/2024).

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