Sistema de irrigação

PROBLEMA

Um fazendeiro, visando reduzir seu consumo de água, decidiu reestruturar seu sistema de irrigação por aspersão conectando, em um terreno plano, canos lineares com aspersores a uma linha principal fornecedora de água, conforme indicado na figura.

Para uma distribuição uniforme de água no terreno, foram inseridos os canos [tex]\overline{BD}[/tex] e [tex]\overline{BP}[/tex] ao sistema de irrigação antigo de tal forma que [tex]A\hat{B}D = C\hat{B}D[/tex] e [tex]C\hat{B}P = E\hat{B}P[/tex]. Sabendo que os pontos [tex]A[/tex], [tex]B[/tex] e [tex]E[/tex] estão alinhados, qual a distância, em metro, entre os pontos [tex]C[/tex] e [tex]P[/tex] no novo sistema de irrigação?

Reúnam seus Clubes e tentem resolver o problema.
Mas se não conseguirem, não faz mal. A partir do dia 4, próxima quinta-feira, deem uma passadinha na Sala Problemas de 2024: Dicas, Orientações e Dúvidas do nosso Fórum.
Lá vocês encontrarão Dicas e Orientações para tentarem resolver o problema e também poderão postar as suas dúvidas para que os nossos Moderadores possam lhes ajudar.
Resolvido o problema, vocês podem postar suas soluções no Blog para que todos tenham acesso a elas!

Bons estudos, pessoal!

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/2024/04/sistema-de-irrigacao/

Deixe uma resposta