Vídeo 013


A História da Matemática – Episódio 2

Segundo episódio da série A História da Matemática, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia.
A série é conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

O Gênio do Oriente

Neste segundo episódio continuamos nossa viagem pelo mundo antigo. Agora vamos à China, à Índia e ao Mundo Árabe para nos encontrar com os números negativos, com frações decimais e, principalmente, com o sistema de numeração posicional e o ZERO. Nesta viagem veremos, também, a semente do que hoje conhecemos como Álgebra, razões trigonométricas, o Pi e muitas equações. Conheceremos contribuições de Brahmaguata; Bhaskara; Arrabbiata; Al-Khwarizmi; Omar Khayyām; Fibonacci; Bolonha; Tartaglia; Cardano e Ferrari.

Está esperando o quê? Clique na telinha e boa viagem ! !

Observação: Dependendo da velocidade de sua conexão, o vídeo pode demorar a carregar…

A História da Matemática
O Gênio do Oriente – Resumo*

Após a queda do Império Grego, o desenvolvimento da Matemática dedutiva sofreu um grande impacto. O oriente, porém, continua a desenvolver ideias e conceitos importantes em Matemática. Esse filme apresenta uma belíssima parte da História que resgata a importância da China, da Índia e do mundo árabe antes e depois dos , gregos na construção da Matemática, até o século XVI. Resultados ricos e criativos como a criação de um sistema de numeração decimal; a resolução de problemas comerciais; a resolução de equações algébricas por métodos numéricos e de sistema lineares; o desenvolvimento da regra de três; a concepção do zero e do infinito; a tradução e preservação de escritos gregos dentre outros são apresentados nesse episódio, mostrando que o desenvolvimento da Matemática não morre com os gregos, mas caminha para direções diferentes e importantes que influenciarão profundamente o ocidente, durante e após o Renascimento. Mais uma rica contribuição para que alunos e professores vejam a Matemática como uma produção cultural da humanidade, transformando e sendo transformada pelas necessidades das civilizações no seu processo de desenvolvimento.

(*) TV Escola

carinha5

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-013/

Resenha_009: O Gênio do Oriente

Vídeo: A História da Matemática 2 – O Gênio do Oriente Que tal conhecer a matemática por trás da construção da Muralha da China, ver como funcionava o Teorema Chinês do Resto e descobrir como um militar salafrário contribuiu para sua verdadeira paixão, a matemática?! No segundo vídeo da série “A história da matemática”, faremos …

1 comentário

  1. Interessante, cheio de curiosidades!

Deixe uma resposta