Soma dos ângulos internos de um triângulo – conferindo . . .
Soma dos ângulos internos de um triângulo – conferindo . . .
Para um melhor entendimento sobre o assunto e para conferir suas respostas, assista ao vídeo abaixo.
Um vídeo
Soma dos ângulos internos de um triângulo.
Professor Marcos Paulo Ferreira de Araújo.
Dois applets para finalizar.
Para relaxar . . .
1) Aguarde o applet carregar.
2) Na planilha, fixamos uma circunferência, um triângulo ABC e destacamos três regiões definidas pelos ângulos externos desse triângulo (uma por vértice).
3) Com o auxílio de qualquer botão do mouse pressionado, arraste as regiões coloridas e obtenha a ilustração de um dos resultados discutidos nesta Sala de Estudo. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, toque levemente em cada região e movimente-a.)
4) Se precisar voltar para a visualização inicial, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito do aplicativo.
OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra Observamos que a planilha ajuda na visualização do resultado; mas, matematicamente, não substitui sua demonstração.
Passando a limpo duas propriedades
Com o próximo applet, podemos obter vários triângulos e visualizar duas propriedades importantes que apareceram nas nossas discussões e foram demonstradas no vídeo acima:
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é [tex] 180^\circ[/tex].
A soma das medidas dos ângulos externos de um triângulo (um por vértice) é [tex] 360^\circ[/tex].
1) Aguarde o applet carregar.
2) Na planilha, você visualizará um triângulo [tex]ABC[/tex], as medidas, em graus, de seus ângulos internos e externos e as somas dessas medidas. Você pode movimentar os vértices do triângulo para modificar a sua forma, o tamanho dos seus lados e, consequentemente, as medidas dos seus ângulos internos e externos. A cada movimento de um dos vértices, o aplicativo atualiza imediatamente a soma das medidas dos ângulos internos e a soma das medidas dos ângulos externos do triângulo.
3) Para movimentar qualquer vértice, clique sobre ele com qualquer botão do mouse, mantenha o botão pressionado e faça o movimento. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, toque levemente no ponto e movimente-o.)
4) Duas observações importantes:
– O GeoGebra fornece valores aproximados para as medidas apresentadas.
– O GeoGebra utiliza ponto e não vírgula como separador decimal.
OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra Observamos que a planilha ajuda na visualização do resultado; mas, matematicamente, não substitui sua demonstração.
Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/brincando-com-geometria-soma-dos-angulos-internos-de-um-triangulo/soma-dos-angulos-internos-de-um-triangulo-conferindo/