b_FViète

François Viète

Viete

François Viète nasceu em 1540, na França, e morreu em 1603. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações.
Foi também um dos maiores especialistas em cifras de todos os tempos, tendo ajudado seu país a proteger-se da Espanha por decifrar um complicado código secreto usado por este Império.
Na obra Canon Mathematicus seu ad triangula cum appendicibus (Regra Matemática com Apêndice sobre Trigonometria), de 1579, Viète deu importantes contribuições à trigonometria. Contudo, sua obra mais famosa é In artem analyticam isagoge (Rudimentos da Arte Analítica), de 1591. Nela, Viète apresenta um simbolismo algébrico de usar vogais para representar incógnitas e consoantes para representar constantes. A utilização das últimas letras do alfabeto para as incógnitas e das primeiras para as constantes foi introduzida posteriormente por Descartes. Antes de Viète era comum o uso de letras ou símbolos diferentes para as várias potências de uma quantidade. Viète usava a mesma letra devidamente qualificada, por exemplo, expressava A, A quadratum, A cubum, para indicar A, A², A³, respectivamente.
Ao aplicar álgebra à trigonometria e à geometria em Supplementum geometriae (Suplemento de Geometria), de 1593, deu sua contribuição aos três problemas clássicos da matemática grega, mostrando que tanto a trissecção do ângulo como a duplicação do cubo dependem da resolução de uma cúbica; mostrou ainda como construir a tangente em qualquer ponto da espiral de Arquimedes.
Apresentou um processo de aproximações sucessivas para resolver equações de segundo, terceiro e quarto grau em sua obra De numerosa potestatum resolutione, de 1600.
Ele também simplificou as relações trigonométricas, tornando-se precursor da geometria analítica.
Viète é até hoje conhecido como “Pai da Álgebra”.


Curiosidades

François Viète escreveu:
 
     Matemática não é apenas números e sim envolve letras e toda capacidade que o humano conseguir expressar.
 
Por mais incrível que pareça, a matemática era apenas um passatempo para Viète, que era primeiro e principalmente advogado e administrador público. Mas foi ele quem “abriu um caminho” para os trabalhos de matemáticos como Descartes, Newton e muitos outros.



Fonte:
E-calculo
(Acessada em 01/09/20)

José Henrique Ferreira de Sousa
aluno do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_fviete/