b_Arquimedes

Arquimedes de Siracusa

ARQUIMEDESPintura de Domenico Fetti (1620) – Imagem extraída da Wikipédia

       Arquimedes de Siracusa (Siracusa, 287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. O pouco do que se conhece sobre sua vida é suficiente para que ele seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica. Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou também vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.
       Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número [tex]\pi[/tex]. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
       Arquimedes faleceu em Siracusa, depois que os romanos invadiram a cidade, durante a Segunda Guerra Púnica. Como engenheiro, ele construiu poderosas catapultas para defender a cidade; mas, após lutas cruentas e um cerco que durou anos, Siracusa rendeu-se. Durante o massacre que se seguiu à tomada da cidade, um soldado romano aproximou-se de Arquimedes, que desenhava figuras geométricas na areia, e o matou, mesmo após os soldados terem recebido ordens para que não o ferissem, devido à admiração que os líderes romanos tinham por ele. Anos depois, Cícero descreveu sua visita ao túmulo de Arquimedes, que era encimado por uma esfera inscrita em um cilindro. Arquimedes tinha provado que a esfera tem dois terços do volume e da área da superfície do cilindro a ela circunscrito (incluindo as bases do último), e considerou essa como a maior de suas realizações matemáticas.
       Arquimedes influenciou Galileu Galilei, Christiaan Huygens e Isaac Newton, entre outros, e teve importância decisiva no surgimento da ciência moderna.


Curiosidades

Um dos episódios mais conhecidos de Arquimedes foi a da coroa do rei de Siracusa. O rei, Híeron, suspeitou que a sua coroa estava falsificada, conteria também prata em vez de ser toda em ouro puro, e pediu a Arquimedes que investigasse.
Enquanto pensava no assunto, Arquimedes foi tomar banho e, ao entrar na sua tina cheia até aos bordos, a água transbordou. Logo descobriu como resolver o problema; pois, se mergulhasse uma coroa de ouro puro, o volume de água que transbordaria seria menor que no caso de uma coroa de ouro e prata, uma vez que, sendo o ouro um metal menos pesado, para ter o mesmo peso a coroa teria maior volume; logo, deslocaria mais água. Arquimedes ficou tão entusiasmado com a sua descoberta, que saiu do banho a correr pela cidade, nu, gritando “Heureca! Heureca!!” (Achei! Achei!).

 

Coroa

Uma imagem para ajudar a ilustrar a ideia de Arquimedes: em uma vasilha com água a coroa é mergulhada. Assim que a coroa afundar, um certo volume de água é recolhido: esse volume deve ser igual ao volume da coroa. Em seguida, repete-se a experiência utilizando, agora, uma barra de ouro puro com o mesmo peso da coroa, recolhendo o volume de água transbordado.


Uma caricatura de Arquimedes

arquimedes



Fontes: Todas acessadas em 02/09/18
[1]
[2]
[3]

Noemi Zeraick Monteiro
Vanessa Camargo dos Santos

alunas do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_arquimedes/

Deixe uma resposta