b_INewton

Isaac Newton

E_Isaac Newton
 
Isaac Newton (1642-1727) nasceu na Mansão de Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Seu pai, fazendeiro, morreu pouco antes do pequeno Isaac nascer. O impacto de nascer um filho e a perda do marido deixaram sua mãe, Hannah Newton, doente. Newton, mesmo nascendo prematuro e frágil, conseguiu sobreviver. Hannah casou-se, novamente; mas, pouco tempo depois, viúva mais uma vez e volta para casa de seus pais, trazendo consigo os três filhos de seu último casamento.
 
Newton foi a uma escola ginasial pouco tempo depois. Durante esse período de estudos, ficou na casa de um boticário (farmacêutico ou químico). Apesar de não existirem muitos registros acadêmicos da época, parece que ele foi um aluno comum. Não gostava de jogos, preferia ler livros e construir coisas. Era criativo e, com o pouco dinheiro que ganhava de sua mãe, comprava serrotes, martelos, cinzéis, madeiras e outros materiais de construção. Criou na casa do boticário com quem vivia um relógio de água e um mini moinho.
 
Após um tempo, Newton voltou para a mansão materna para cuidar do patrimônio e decepcionou como fazendeiro. Quando se esperava que ele ficasse cuidando do rebanho, estava lendo um livro, enquanto que as ovelhas invadiam o território vizinho e atacavam as plantações de milho. Nove meses depois, Newton voltava à escola, na qual se destacou e os professores começaram a prepará-lo para a universidade. Pouco depois, foi para o Trinity College, que integrava a Cambridge University. Cambridge seria o seu lar nos próximos 35 anos.
 
Em Cambridge, incentivado pelo professor de Matemática Isaac Barrow, Newton ganha uma bolsa na Trinity College, em 1664, conseguindo o bacharelado em janeiro do ano seguinte. Na ocasião, suas notas mostravam que ele se interessava por ciência, religião e filosofia. Leu artigos de Thomas Hobbes e a filosofia moderna de René Descartes. Newton lia muito. Leu também as obras de astronomia de Johannes Kepler e os artigos de física, química e alquimia de Robert Boyle, cientista inglês que o influenciou. Se interessou também pelas teorias atomistas.
 
Depois de receber o diploma de bacharel, Newton habilitou-se a permanecer por mais quatro anos no Trinity College, dedicando-se à pesquisa e ao estudo. Mas a permanência terminou no verão de 1665, quando a Peste chegou a Cambridge. Então, voltou a Woolsthorpe, onde continuou com suas pesquisas.
 
Continuou seu trabalho na calma Lincolnshire. Porém, esse período foi o mais fecundo de seus estudos. Após ler Princípios de Filosofia, de René Descartes, estabeleceu os fundamentos de uma grande revolução na ciência. No fim da vida ele referiu-se às realizações desse período comentando:
– “Tudo isso aconteceu nos dois anos de peste, em 1665-66. Naqueles anos eu estava no auge de minha fase criativa e tão dedicado à matemática e à filosofia como nunca desde então“.
Ele não publicava suas descobertas de uma só vez nos periódicos científicos, mas publicava aos poucos e de diversas formas.
 
A Cambridge University reabriu na primavera de 1667, quando Newton foi eleito membro do Trinity College. Sucesso ainda maior foi quando, em 1669, Isaac Barrow renunciou à cátedra de Matemática e Newton foi eleito seu substituto.
 
Em maio de 1686, Newton recebe uma carta de Edmund Halley, informando-o que a Royal Society confirmava a publicação do Philosophiae naturalis principia mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural), conhecido também como Principia.
images
O Principia é muitas vezes considerado “o maior livro científico já escrito”. Enquanto ainda trabalhava nele, Newton afirmava que poderia estudar o movimento circular dos planetas, o movimento dos pêndulos, a trajetória de uma bala detonada por uma arma, o sobe-e-desce das marés, entre outras. Escreveu o Principia em latim, que na época era a língua oficial das publicações científicas. A primeira das três partes do livro expõe as leis do movimento. A segunda trata-se de como os fluidos escoam e diz o porquê de os “redemoinhos” de Descartes não poderem explicar o movimento das luas e planetas. A terceira parte trata de que a gravitação depende da massa; mostra como a teoria da gravitação pode ser aplicada aos planetas que orbitam o Sol, às “oscilações” na órbita da Lua, à trajetória aparente dos planetas no céu, com suas formas estranhas, e muitas outras particularidades astronômicas.
 
Em 1693, após um grande esforço na elaboração do Principia, Newton, já praticamente no fim de sua carreira científica, sofre mais uma depressão. Newton sempre teve uma personalidade instável, chegando, inclusive, a polemizar furiosamente com o também cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), sobre suas teorias a respeito da cor, e com o matemático alemão Gottfried Leibniz (1646-1716), sobre quem desenvolveu primeiro o cálculo diferencial.
 
Em 1696, foi nomeado chefe da Casa da Moeda Real e, três anos mais tarde, tornou-se diretor da Casa da Moeda. Newton perseguiu falsificadores, mandando alguns para a morte. Por volta de 1700, mudou-se de Cambridge para Londres. Em 1703, foi eleito presidente da Royal Society. Newton tornou-se o primeiro Sir da ciência, ao ser nomeado cavalheiro pela Rainha Anne, em 1705. Uma segunda versão do Principia foi lançada em 1713, e uma terceira em 1726, morrendo um ano depois.
Foi sepultado com toda a pompa na Abadia de Westminster.


Curiosidades


Newton
 
Os feitos de Newton em tantas áreas estão refletidos em seu túmulo na Abadia. A lápide esculpida retrata um telescópio, um forno, um prisma, moedas, a Terra, os planetas e o Sol, números e livros. Curiosamente, próximo ao local no qual foi sepultado, foi plantada uma macieira, em referência à lenda de que Newton teria descoberto a gravitação devido a uma maçã, que caíra do alto de uma macieira, atingindo sua cabeça.

 

assinatura

Assinatura de Newton


 
11-NEWTON-caricatura

Uma caricatura de Newton


Selos em homenagem a Newton


Isaac-Newton-1642-1727
 
 
   França – 1957
 
 
 
 
Newton
 
   Mônaco – 1987
 
 
Newton-Isaac
 
   Alemanha – 1993


Algumas frases de Newton

[tex]\bullet[/tex] “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”
[tex]\bullet[/tex] “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.”
[tex]\bullet[/tex] “Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”
[tex]\bullet[/tex] “Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado.”
[tex]\bullet[/tex] “Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo.”
[tex]\bullet[/tex] “Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida.”
[tex]\bullet[/tex] “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.”



Fontes:
[1]
[2]
[3]
[4]
[5]
(Todas acessadas em 01/09/18)

Enzo Hideki Nakamura
João Pedro Gonçalves de Souza Soares

alunos do PIC – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_inewton/