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Um passeio pelo mundo da Equação Quadrática
A partir das raízes [tex]x_1=\dfrac{-b + \sqrt{\Delta}}{2a}[/tex] e [tex]x_2=\dfrac{-b-\sqrt{\Delta}}{2a}[/tex] de uma equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], podemos estabelecer diversas relações entre essas raízes e os coeficientes dessa equação. Essas relações podem ajudar bastante na resolução de problemas envolvendo equações do 2º grau.
Nesta Sala, vamos estudar algumas dessas relações e resolver vários problemas.
Bom proveito, pessoal!
Relações entre os Coeficientes e as Raízes da Equação de 2º Grau
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad x_1+x_2=\dfrac{-b + \sqrt{\Delta}}{2a}+\dfrac{-b-\sqrt{\Delta}}{2a}=\dfrac{-b + \sqrt{\Delta} – b-\sqrt{\Delta}}{2a} = -\dfrac{2b}{2a}= -\dfrac{b}{a}.[/tex]
Assim, [tex]\,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$S=-\dfrac{b}{a}$}\,.[/tex]
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad x_1 \cdot x_2=\left(\dfrac{-b + \sqrt{\Delta}}{2a}\right) \cdot \left(\dfrac{-b-\sqrt{\Delta}}{2a}\right)=\dfrac{(-b + \sqrt{\Delta}) \cdot (-b-\sqrt{\Delta})}{4a^2}\\
\quad x_1 \cdot x_2=\dfrac{(-b)^2 – (\sqrt{\Delta})^2}{4a^2}=\dfrac{b^2-(b^2-4\cdot a\cdot c)}{4a^2}=\dfrac{b^2-b^2+4ac}{4a^2}=\dfrac{4ac}{4a^2}=\dfrac{c}{a}.[/tex]
Logo, [tex]\,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$P=\dfrac{c}{a}$}\,.[/tex]
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad \,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$\dfrac{x_1+x_2}{2}=\dfrac{S}{2}$}\,.[/tex]
Sejam [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex]. Então:
[tex]\quad \,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$\sqrt{x_1\cdot x_2}=\sqrt{P}$}\,.[/tex]
Observação: Esta fórmula não está definida no caso de a equação possuir raízes tais que [tex]x_1x_2 \lt 0[/tex].
Sejam [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex]; então:
[tex]\quad \dfrac{1}{x_1}+\dfrac{1}{x_2}=\dfrac{x_2+x_1}{x_1x_2}\\
\quad \dfrac{1}{x_1}+\dfrac{1}{x_2}=\dfrac{S}{P}=\dfrac{-b/a}{c/a}=\dfrac{-b}{c}.[/tex]
Portanto, [tex]\,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$\dfrac{1}{x_1}+\dfrac{1}{x_2}=\dfrac{-b}{c}$}\,.[/tex]
Observação: Essa fórmula não está definida no caso de a equação possuir raiz nula.
Sejam [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex]; então:
[tex]\quad \dfrac{2}{\dfrac{1}{x_1}+\dfrac{1}{x_2}}=\dfrac{2}{\dfrac{S}{P}}=\dfrac{2P}{S}=\dfrac{2c/a}{-b/a}=-\dfrac{2c}{b}.[/tex]
Assim, [tex]\,\fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$\dfrac{2}{\dfrac{1}{x_1}+\dfrac{1}{x_2}}=-\dfrac{2c}{b}$}\,.[/tex]
Observação: Essa fórmula não está definida no caso de a equação possuir raiz nula ou raízes simétricas.
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad (x_1+x_2)^2={x_1}^2+2x_1x_2+{x_2}^2\\
\quad {x_1}^2+{x_2}^2=(x_1+x_2)^2-2x_1x_2\\
\quad \fcolorbox{black}{#c2d1e0}{${x_1}^2+{x_2}^2=S^2-2P$}\,.[/tex]
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad \dfrac{1}{{x_1}^2}+\dfrac{1}{{x_2}^2}=\dfrac{{x_2}^2+{x_1}^2}{{x_1}^2{x_2}^2}\\
\quad \fcolorbox{black}{#c2d1e0}{$\dfrac{1}{{x_1}^2}+\dfrac{1}{{x_2}^2}=\dfrac{S^2-2P}{P^2}$}\,.[/tex]
Observação: Essa fórmula não está definida no caso de a equação possuir raiz nula.
Se [tex]x_1~[/tex] e [tex]~x_2 [/tex] são as raízes da equação quadrática [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então:
[tex]\quad (x_1+x_2)^3={x_1}^3+3{x_1}^2x_2+3x_1{x_2}^2+{x_2}^3\\
\quad {x_1}^3+{x_2}^3=(x_1+x_2)^3-3{x_1}^2x_2-3x_1{x_2}^2\\
\quad {x_1}^3+{x_2}^3=(x_1+x_2)^3-3(x_1+x_2)(x_1x_2)\\
\quad \fcolorbox{black}{#c2d1e0}{${x_1}^3+{x_2}^3=S^3-3SP$}\,.[/tex]
Se uma equação [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], com [tex]a \neq 0[/tex], possui raízes [tex]x_1[/tex] e [tex]x_2[/tex], denominamos Forma Fatorada dessa equação à expressão [tex]a(x-x_1)(x-x_2)=0[/tex].
Vamos mostrar que, a partir de uma forma fatorada, podemos determinar a sua equação quadrática correspondente. Dessa forma, será possível determinar uma equação quadrática, a partir de suas raízes.
Vamos então, supor que [tex]x_1[/tex] e [tex]x_2[/tex] sejam as raízes da equação [tex]ax^2+bx+c=0[/tex] e vamos tentar chegar nessa equação usando a forma fatorada [tex]a(x-x_1)(x-x_2)=0[/tex].
Observe então que se [tex]a(x-x_1)(x-x_2)=0[/tex], segue que:
[tex]\qquad \boxed{a(x-x_1)(x-x_2)=0}\\
\qquad a(x-x_1)(x-x_2)=0\\
\qquad a(x^2-xx_2-xx_1+x_1x_2)=0\\
\qquad a[x^2-x(x_1+x_2)+x_1x_2]=0. \qquad \textcolor{#20b0ff}{(i)}[/tex]
Utilizando as relações da soma e do produto das duas raízes, segue de [tex]\textcolor{#20b0ff}{(i)}[/tex] que:
[tex]\qquad a[x^2-x(x_1+x_2)+x_1x_2]=0\\
\qquad a\left[x^2-x\left(-\dfrac{b}{a}\right)+\dfrac{c}{a}\right]=0\\
\qquad \boxed{ax^2+bx+c=0}.[/tex]
Que é o que queríamos mostrar.
Se [tex]x_1[/tex] e [tex]x_2[/tex] são as raízes da equação [tex]ax^2+bx+c=0[/tex], então, como [tex]a \neq 0[/tex], podemos dividir essa equação por [tex]a[/tex] e obter:
[tex]\qquad x^2-x\left(-\dfrac{b}{a}\right)+\dfrac{c}{a}=0\\
\qquad x^2-Sx+P=0,[/tex]
onde [tex]S[/tex] é a soma das raízes e [tex]P[/tex] o produto das mesmas.
Exemplo: Encontre uma equação do [tex]2^\circ[/tex] grau cujas raízes são [tex]10[/tex] e [tex]-2[/tex].
- Calculando a soma das raízes: [tex]S=-2+10=8[/tex].
- Calculando o produto das raízes: [tex]P=(-2)\cdot (10)=-20[/tex].
- Montando a equação:
[tex]\quad x^2-Sx+P=0\\
\quad x^2-8x+(-20)=0\\
\quad \boxed{x^2-8x-20=0}.[/tex]
Exercícios Propostos
a) [tex]x^2-7x=0[/tex]
b) [tex]x^2-121=0[/tex]
c) [tex]x^2-7x+6=0[/tex]
d) [tex]x^4+10x^2-56=0[/tex]
e) [tex]x^2-2mx+m^2-n^2=0[/tex]
f) [tex] \left(x+\dfrac{1}{x}\right)^2-\left(x+\dfrac{1}{x}\right)+6=0[/tex]
Componha a equação do [tex]2^\circ[/tex] grau que admita as raízes [tex]a+1[/tex] e [tex]b+1[/tex].
Determine [tex]k[/tex] de modo que [tex]a^3+b^3=-\dfrac{243}{8}[/tex].
Exercícios de Aprofundamento
Calcule a soma [tex]a+b+c+d.[/tex]
Mostre que a equação [tex]ax^2+bx+c=0[/tex] não pode ter duas raízes no intervalo aberto [tex]]1, 2[[/tex].
Equipe COM – OBMEP
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[1] BIANCHINI, Edwaldo; MIANI, Marcos. Construindo conhecimentos em Matemática, 8ª série. São Paulo: Moderna, 2000.
[2] BIGODE, Antonio José Lopes; MIANI, Marcos. Matemática hoje é feita assim, 8ª série. 1ª Edição. São Paulo: FTD, 2000.
[3] BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática, 3ª Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
[4] EVES, Howard. Introdução à História da matemática. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
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[6] IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Matemática paratodos, 8ª série. 1ª Edição. São Paulo: Scipione, 2002.
[7] MOL, Rogério Santos. Introdução à História da matemática/ Rogério S. Mol. – Belo Horizonte: CAED—UFMG, 2013.
[8] BACELAR, Robério. Material do PECI.
[9] FRAGOSO, Wagner da Cunha. Uma Abordagem Histórica da Equação do 2 Grau. Revista do professor de matemática, 43:20–25, 2000. (Último acesso em 03/07/23)
[10] PEDROSO, Hermes Antonio. Uma breve história da equação do 2º grau. Revista Eletrônica de Matemática, v.2, p.1-13, 2010. (Último acesso em 03/07/23)
[11] O Surgimento da Equação do 2º Grau. Brasil Escola. (Último acesso em 03/07/23)