Voltar para Vídeo 019

Resenha_015: O paradoxo do barbeiro




Vídeo: O paradoxo do barbeiro
Quem faz a barba do barbeiro?

Em mais um vídeo da Série Isto é Matemática, viajaremos junto com o matemático Rogério Martins para uma pequena aldeia completamente isolada do resto do mundo. Mas por que vamos até lá? Porque Rogério precisa fazer a barba… Isto mesmo, vamos visitar um barbeiro!
Veremos que esse barbeiro faz a barba de todos os homens daquela aldeia que não fazem a barba de si próprios; e essa simples informação provocará algo intrigante: Quem faz a barba do barbeiro? Será ele mesmo? Será uma outra pessoa? Ou será que ele não faz a barba?
Rogério também nos falará brevemente sobre axiomas: pilares fundamentais do grande castelo matemático!

Ficou curioso?
Então não deixe de clicar na telinha e se deliciar com o incrível paradoxo do barbeiro!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: O paradoxo do barbeiro
Título da Resenha: Um bom paradoxo

O episódio “O Paradoxo do Barbeiro” da série Isto é Matemática, produzida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, é apresentado de forma que, entre outras coisas, lhe ensinará conceitos importantes e irá aguçar sua curiosidade. E não será dessa vez que teremos um episódio sem a condução divertida de Rogério Marins e seus exemplos ornamentados.
Como uma prévia do episodio que você está prestes a assistir, citaremos o dilema vivido por um barbeiro: imagine que em uma cidadezinha isolada residam alguns poucos moradores, entre os quais o barbeiro. Sabendo que o dito-cujo faz a barba de todos os homens da aldeia que não fazem a barba a si próprios, responda: quem faz a barba do barbeiro?
Esta cidadezinha possui nome e endereço (que, no caso do episódio, é a vila portuguesa Idanha-a-Nova), porém o problema, por mais que inicialmente não aparente, é irresolúvel.
Caso o dilema apresentado tenha lhe soado um pouco confuso, não se desespere, pois incertezas são características típicas de um paradoxo.

O fato de aprender por meio de tal série ser divertido
é mais um fator para permitir-se apreciar essa experiência.
Assim, não perca mais essa oportunidade de aprender!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: O paradoxo do barbeiro
Título da Resenha: Paradoxos e Axiomas

Em mais um dos interessantes vídeos da série Isto é Matemática, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, seremos apresentados aos paradoxos. Mas, e você? Sabe o que é um paradoxo?
Não se preocupe, se não souber. Durante o vídeo, conheceremos o famoso paradoxo do barbeiro, que, com certeza, lhe fará pensar bastante, se quiser encontrar uma solução para esse enigma que será proposto. Esse paradoxo é mesmo um pouco confuso e deixa qualquer meio atrapalhado!
Também, seremos apresentados aos axiomas, princípios que funcionam como uma base para toda a matemática. Quer aprender mais sobre eles? Assista ao vídeo!

Clique e se divirta, aprendendo e conhecendo mais sobre paradoxos e axiomas!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: O paradoxo do barbeiro
Título da Resenha: Quem faz a barba do barbeiro?

Você já ouviu falar no paradoxo do barbeiro? Não? Então você não deve esperar para assistir mais este episódio da série portuguesa *Isto é Matemática*!
A série é apresentada pelo matemático Rogério Martins e produzida pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Neste episódio, o professor Martins nos traz o paradoxo do barbeiro, que intriga até mesmo os mais experientes em lógica matemática. Além disso, ele também traz o que são axiomas (e como são importantes para a matemática).
O episódio é produzido na antiga vila de Idanha-a-Nova, região central de Portugal, onde há vários castelos, usados pelo professor Martins para esclarecer a noção de axioma e da grandiosidade da matemática erguida a partir deles.



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Título da Resenha: Barbeando o Barbeiro
Subtítulo: Axiomas, Paradoxos e Diversão
Vídeo: O paradoxo do Barbeiro – parte 1
Série “Isto É Matemática” – Sociedade Portuguesa de Matemática

A série portuguesa Isto é Matemática está de volta ao Blog dos Clubes de Matemática da OBMEP através do episódio O paradoxo do Barbeiro – parte 1. Como todos esperavam, o vídeo é apresentado pelo matemático e professor universitário Rogério Martins, o qual, inclusive, esteve ano passado no Rio de Janeiro para receber, em nome da série, o prêmio Homenagem Especial Ver Ciência 2013.
Afim de explicar de forma simples e divertida o que são axiomas matemáticos e de mostrar como é possível encontrar confusos paradoxos em climas bastante informais, o vídeo dispõe de cenários tão bonitos quantos inusitados. O ponto principal é o intrigante paradoxo do barbeiro, cuja pergunta “aparentemente inocente”, segundo a linguagem de Rogério Martins, já é conhecida por quem acompanha os probleminhas do Blog dos COM’s.
Como nos demais episódios, o refrão Isto é Matemática ressoa em ambientes a um só tempo simples e surpreendentes. Desta vez, em menos de seis minutos, são castelos, antigos vilarejos, cantigas e ovelhas que aparecem salpicados por bem-humorados e extremamente acessíveis conhecimentos matemáticos.
Ria, passeie e aprenda…

Não dá para perder!!!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-019/resenha_015-o-paradoxo-do-barbeiro/

Deixe uma resposta