Voltar para Vídeo 017

Resenha_012: Two Dots




Vídeo: Two Dots

Quanta matemática pode existir em duas bolinhas de gude e algumas linhas?
No vídeo “Lusine – Dois Pontos” você vai se encantar ao perceber quanto os números estão presentes por trás de objetos que parecem tão simples olhando de uma maneira superficial.
Com bolas de gude que viram pontos, linhas que viram retas, e uma criatividade imensa, este vídeo nos traz muita matemática: vai de congruência de triângulos, razões trigonométricas até pontos em um plano cartesiano.
E, claro, o famoso Teorema de Pitágoras não podia faltar, não é?! O círculo, juntamente com o raio, também estará presente, obviamente!
De uma maneira muito inusitada e divertida, você vai ver que a matemática é uma matéria onipresente: está em todos os lugares ao mesmo tempo!

Mergulhe neste mundo encantador!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: Lusine – “Two Dots”
Título da Resenha: Muito além de bolinhas de gude

De forma alegre
e contagiante, o vídeo “Two Dots” alcança o êxito de apresentar várias relações matemáticas em uma linguagem divertida e artística. Além de bem elaborado, o vídeo também é acompanhado pela inspiradora música eletrônica Two Dots, de Jeff McIlwain e Lusine, que retrata os alunados vínculos que podem ser estabelecidas entre modestos pontos.

Bolinhas de
gude podem nos ensinar várias relações importantes. Como pontos no plano, com elas podemos imaginar linhas, traços, triângulos, planos cartesianos, ângulos, curvas e um infinidade de outras coisas, que nos possibilitam observar teoremas pitagóricos, razões, funções e outras relações que normalmente só conhecemos por fórmulas.

Além da
constante presença em nosso cotidiano, a catalogação de padrões, a observação de relações e a matemática em si, são muito interessantes, afáveis e artísticas; mas, infelizmente, na maioria das vezes, não nos são apresentadas dessa forma e acabam sendo desvalorizadas. A animação, pelo contrário, consegue transmitir interesse pelo conteúdo abordado e mostrar o quanto ele está presente em situações que nem percebemos.

Um vídeo criativo, cheio de formas, cores e matemática!
Você não pode deixar de ver!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: Two Dots
Título da Resenha: Música e Matemática

Música e matemática combinam?

Misturar os sons com os números é a proposta do vídeo da música Two Dots, do norte-americano Lusine.
No vídeo, podemos observar vários conceitos relacionados à matemática, como triângulos retângulos, Teorema de Pitágoras, plano cartesiano e muitos outros, formados por objetos que se movem conforme o ritmo da música.
A música Two Dots é bastante animada e incentiva o aprendizado, atraindo a atenção. Também, a música deixa os conceitos divertidos e mais fáceis de compreender.
Two Dots é bastante divertido e animado, e assim facilita o entendimento.

Assista e curta a música e a matemática!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: Two Dots
Título da Resenha: Lusine e suas figuras

*Two Dots* é uma animação em stop-motion (várias fotografias seguidas, gerando a impressão de movimento) relacionada à música homônima do artista estadunidense Lusine.

O vídeo mostra, de uma maneira divertida e inteligível, algumas figuras geométricas no plano, sempre fazendo o uso de duas bolinhas: os pontos.

São exibidos, durante o vídeo, o segmento de reta que une os pontos, o triângulo formado quando se adiciona mais um, os ângulos, as propriedades do triângulo retângulo, eixos cartesianos e até funções trigonométricas, tudo com apenas dois pontos!

A animação é uma ótima maneira de relacionar as propriedades estudadas e até mesmo de se divertir com elas.

Então, o que está esperando?

Aperte o play e se divirta!



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Título da Resenha: Pontinhos Sapecas
Subtítulo: Quando os pontos ganham vida…
Vídeo: Two Dots

Brincar de detetive ouvindo uma divertida musiquinha pode parecer um jogo sem nenhum fundo educacional…
Que engano!

Mais uma vez a Matemática faz uso do popular provérbio e “une o útil ao agradável”, encantando seus fãs no curta Two Dots (Dois Pontos, em português), produzido sob a direção de Britta Johnson.

Ao som do single homônimo, de Jeff McIlwain, Two Dots apresenta, de forma altamente espontânea e divertida, diversos conceitos de Geometria Euclidiana, Geometria Analítica e Trigonometria.

Sem nenhuma narração ou explicação formal, as duas bolinhas “protagonistas” se unem, se separam, se movimentam e, com grande estilo, ilustram e induzem a interessantes fatos matemáticos.

É como se os pontos que tanto utilizamos no estudo cotidiano tivessem ganhado vida e decidido, por si só, ensinar a Matemática na qual estão enraizados!

Propriedades do triângulo retângulo, distância entre pontos no plano cartesiano, cossenos e senos em triângulos semelhantes, radianos, funções e círculos trigonométricos…

Só quem comprometer-se a se tornar um jovem detetive poderá encontrar toda a Matemática contida no pequeno Two Dots!

“Educativo”, “leve” e “divertido” são apenas alguns dos atributos do curta disponibilizado.

Para não dizer Imperdível!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-017/resenha_012-two-dots/

Deixe uma resposta