Vídeo 014


A História da Matemática – Episódio 3

Terceiro episódio da série A História da Matemática, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia.
A série é conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

As Fronteiras do Espaço

Neste terceiro episódio sairemos do mundo antigo e acompanharemos importantes mudanças na construção da Matemática. Figuras e fórmulas caminham lado-a-lado, unindo a álgebra e a geometria; poderosas ferramentas para descrever órbitas de planetas são criadas e novas maneiras geométricas de ver o mundo são desenvolvidas. Assim, é inevitável o encontro com as mentes privilegiadas de Fermat, Descartes, Leibniz, Newton, Gauss, Bernoulli, Euler, Bolyai, Lobatchevski e Riemann, entre outros. Que privilégio!

Clique na telinha e continue a viagem. Boa diversão ! !

Observação: Dependendo da velocidade de sua conexão, o vídeo pode demorar a carregar…

A História da Matemática
As Fronteiras do Espaço – Resumo*

O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes formas que observa na Terra e também no restante do Universo. Este filme tem como foco o período da História da Matemática entre os séculos XVII e XIX. Nele, veremos como o conhecimento matemático produzido ao longo dessa época influenciou uma profunda transformação na noção que a humanidade tinha de espaço até então.

Enquanto a Geometria produzida na Antiguidade tomou como objeto de estudo os diferentes corpos a partir de um ponto de vista estático, a ciência da era Moderna volta-se para o mundo em movimento. Para poder dar conta dos problemas que principalmente a Física se ocupava, os cientistas da era Moderna precisaram construir uma nova Matemática. O surgimento da Geometria Analítica, com Descartes, e as formulações de Newton e Leibniz para os princípios do Cálculo foram ferramentas poderosas para a compreensão e descrição dos movimentos dos corpos na Terra e no Universo.

Neste filme temos um breve painel de como as contribuições destes e outros matemáticos importantes como Fermat, Gauss, Bernoulli e Euler, entre outros, possibilitaram não só uma melhor compreensão do mundo em que vivemos, mas também uma base teórica que serviu de sustentação para inúmeros avanços tecnológicos nos séculos seguintes. Aprenderemos, também, um pouco sobre a vida desses matemáticos, o ambiente em que viveram e como suas ideias influenciaram, de modo profundo, não só a Matemática, mas as diferentes áreas do conhecimento humano.

(*) TV Escola

carinha5

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-014/

Resenha_010: As Fronteiras do Espaço

Vídeo: As Fronteiras do Espaço Quando falamos de Pierro della Francesca, a primeira coisa que nos vem em mente são obras de arte e, realmente, Pierro foi um brilhante artista. Mas, além de artista, Pierro também contribuiu muito para a matemática. Claro que ele fez isso da maneira que melhor sabia: pintando! Em “As Fronteiras …

Deixe uma resposta