Voltar para Sobre os Clubes

Regulamento – O que é preciso para participar?

menino22menina4
Para participar das atividades dos Clubes de Matemática da OBMEP, você deverá fazer parte de um Clube Olímpico de Matemática – COM.
Assim, se você está interessado em participar deste projeto da OBMEP, você pode criar um Clube Olímpico e inscrevê-lo nos Clubes de Matemática da OBMEP ou entrar em contato com os integrantes de um COM já inscrito que seja de seu interesse e solicitar a sua inclusão como membro desse Clube, desde que com a sua inclusão o Clube não ultrapasse o número máximo permitido de membros
Cadastros de novos Clubes poderão ser feitos a qualquer momento.
Todos são bem-vindos!

 

 

Regulamento para criação de um Clube Olímpico de Matemática


1. Dos integrantes:

Um Clube Olímpico de Matemática deve ser composto de cinco a dez membros e um Responsável, obrigatoriamente. Recomendamos fortemente que cada Clube tenha  um Orientador, mas essa não é uma condição obrigatória. A composição de um Clube só poderá ser alterada depois que este Clube tiver sua inscrição deferida.

1.1 Membros:
Os Membros dos Clubes Olímpicos de Matemática devem ser alunos do ensino fundamental ou do ensino médio de escolas públicas ou privadas. Esses alunos não precisam ter a mesma escolaridade e nem estudarem em uma mesma escola. Um aluno não poderá ser membro de dois Clubes distintos.
Dentre esses membros, deverá ser escolhido um Líder, que será o responsável pela inscrição do grupo nos Clubes de Matemática da OBMEP, pela guarda e uso do login e da senha do seu COM, por organizar as atividades do seu Clube e divulgá-las para os demais membros e pelo registro das atividades desenvolvidas pelo seu Clube.

1.2 Responsável:
O Responsável pelo Clube Olímpico deverá ser uma pessoa maior de idade que se responsabilizará pela veracidade das informações prestadas no ato da inscrição.
Além disso, esse Responsável será o contato da OBMEP, no caso de comportamento não adequado de membros do Clube Olímpico, de descumprimento do Regulamento ou de outra situação específica envolvendo o Clube pelo qual ele é responsável.
Esse Responsável poderá ser um diretor, um professor ou um coordenador de escola ou, ainda, um pai, uma mãe ou um responsável legal de um dos integrantes do Clube em questão.
         É importante ressaltar que não haverá ônus financeiro para esse Responsável.
O Responsável não poderá ser um dos Membros do Clube; portanto, não poderá ser o Líder.

1.3 Orientador:
Um Clube Olímpico poderá ter um Orientador, mas esta não é uma condição obrigatória.
Esse Orientador poderá ser um professor, um aluno de curso de Licenciatura em Matemática, um aluno universitário do PICME ou qualquer pessoa com conhecimento de matemática  que possa auxiliar os membros do grupo, ajudando no direcionamento dos estudos, tirando as possíveis dúvidas que o grupo terá, ou mesmo buscando alternativas para os desafios do grupo.
O Orientador não poderá ser um dos Membros do Clube; portanto, não poderá ser o Líder.


2. Do Nome, do Lema e do Escudo:

Cada Clube Olímpico de Matemática deverá ter um Nome, um Lema e um Escudo. Estes elementos são fundamentais para a criação da identidade do grupo, além de serem itens obrigatórios para a inscrição. Esses três itens estarão sujeitos à avaliação da Comissão responsável pelo projeto.

2.1 Nome:
O Nome identifica o grupo; deve ser curto e ser próximo do perfil do grupo.
Os componentes de cada Clube Olímpico deverão idealizar, naturalmente, um nome que identifique o grupo de alunos que compõem o grupo, seja por uma característica ou interesse comum, ou apenas um nome de caráter criativo e original, desde que não se utilizem de nomes ou expressões inadequados.
Não é permitido utilizar apenas o nome de uma escola como nome do Clube (pode-se fazer referência ao nome de uma escola).
Uma vez registrado (fundado) o Clube Olímpico, seu nome não poderá ser alterado.

2.2 Lema:
O Lema é o grito de guerra do Clube. É uma frase de motivação, curta, que sintetiza em palavras o perfil, o anseio, as intenções e os objetivos do grupo, dentro da proposta do projeto. Os Lemas dos Clubes Olímpicos de Matemática devem ter, no máximo, dez (10) palavras.
Uma vez registrado (fundado) o Clube Olímpico, seu Lema poderá ser alterado, no máximo, uma vez a cada ano.

2.3 O Escudo:
O Escudo é uma figura que representa o grupo e deverá ser elaborado buscando componentes que sejam compatíveis com o Nome e o Lema do Clube. Os Escudos dos Clubes Olímpicos de Matemática devem ter 150 x 150 pixels (*).
Logotipos de escolas, de prefeituras, de secretarias não podem ser utilizados como Escudo.
Uma vez registrado (fundado) o Clube Olímpico, seu Escudo poderá ser alterado, no máximo, uma vez a cada ano.


3. Do funcionamento:

Muitas das atividades de um Clube Olímpico de Matemática deverão ser desenvolvidas em grupo, assim na inscrição de um Clube Olímpico deverão ser cadastradas as seguintes informações:

3.1 Local para a realização dos Encontros dos membros do Clube Olímpico.

3.2 Indicação de horários para a realização dos Encontros do Clube Olímpico e de quem conduzirá esses Encontros.

3.3 Indicação se haverá disponibilidade de reprodução de material para o Clube Olímpico.

3.4 Indicação se haverá disponibilidade de acesso à Internet e sobre o tipo de acesso.

3.5 Indicação se haverá disponibilidade para a realização de outras atividades que serão organizadas pela OBMEP.

É essencial que o grupo tenha um local para se reunir. Esse local poderá ser uma escola, a casa de um dos componentes, um Centro Comunitário, por exemplo.


4. Do deferimento das inscrições:

Ao ter seu cadastro enviado, um Clube está pré-inscrito nos Clubes de Matemática da OBMEP e terá sua inscrição avaliada pela comissão responsável pelo projeto. No momento em que essa inscrição for deferida o Clube é, então, fundado como um Clube Olímpico de Matemática da OBMEP, COM – OBMEP.

4.1 Durante o período de avaliação de sua inscrição, um Clube cadastrado terá um login e uma senha. Dessa forma seus integrantes poderão participar das atividades do Blog dos Clubes de Matemática da OBMEP, postando comentários e participando das discussões dos tópicos e dos problemas postados.

4.2 Um Clube pré-inscrito que tiver sua inscrição indeferida terá o seu login e a sua senha automaticamente bloqueados e não mais poderá participar das discussões e dos comentários no Blog.

4.3 No processo de deferimento da inscrição de um Clube nos Clubes de Matemática da OBMEP serão levados em conta o cumprimento dos quesitos definidos neste Regulamento e a participação desse Clube no Blog dos Clubes de Matemática da OBMEP.

4.4 Os componentes de um Clube que tenha tido a inscrição indeferida podem organizar um novo Clube e tentar uma nova inscrição nos Clubes de Matemática da OBMEP.

4.5 A inscrição de um Clube só será encaminhada para análise da comissão responsável pelo projeto, após a confirmação de participação de, pelo menos, cinco integrantes e do responsável pelo Clube.

 

 menino4menina5

(*) O pixel é um ponto digital de imagem e não tem um tamanho predeterminado: pode ser maior ou menor. Assim o pixel não tem uma relação direta com o centímetro, mas você pode pensar em uma figura de, no máximo, 4cm  x  4cm para o Escudo do seu Clube.
Vejam alguns modelos de escudos AQUI.

 

 

 

Página anterior: Quem pode participar?

Próxima página: Como vai funcionar?

image001

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/sobre/o-que-e-preciso-para-montar-um-com/

Deixe uma resposta