Sala de Atividades: Escher_10

Atividade 10


Vamos iniciar conferindo o que vocês aprenderam sobre isometrias e simetrias. Assim, brinquem com o próximo applet e depois tentem resolver a atividade proposta.

Applet

Espere o applet carregar.
Cliquem no quadradinho correspondente à isometria que vocês querem aplicar na imagem do peixinho.
Para um melhor proveito, visualize as isometrias uma por uma.
Clicando em Imagem original, vocês visualizarão a obra de Escher de onde o peixinho saiu.
Clicando em Cópias livres, vocês obterão dois peixinhos que podem ser movimentados livremente.
Se algo der errado, não se desesperem: basta clicar no ícone que aparece no canto superior direito do applet.


Extraído de Matemática? Absolutamente!







Atividade

Cada pavimentação abaixo foi construída a partir do respectivo ladrilho L.
Para cada uma delas, respondam às seguintes perguntas, justificando suas respostas.
(1) A pavimentação pode ser obtida apenas por translações?
(2) A pavimentação pode ser obtida apenas por rotações?
(3) A pavimentação pode ser obtida apenas por reflexões?
(4) A pavimentação pode ser obtida por exatamente dois tipos de isometria? Em caso positivo, por quais?
(5) A pavimentação pode ser obtida por exatamente três tipos de isometrias?
Observação: Nas suas análises, não levem em conta as cores: suponha que os ladrilhos foram pintados depois de os movimentos terem sido completados.


Pavimentação 1
pavi1


Pavimentação 2
pavi2


Pavimentação 3
pavi3


Pavimentação 4
pavi4


Pavimentação 5
pavi5



Equipe COM – OBMEP

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