.Problemão: Um quadrado e vários círculos

Problema
(Indicado a partir do 9º ano do E. F.)


Temos um quadrado e quatro círculos verdes grandes cujos diâmetros medem a metade do lado do quadrado, como indicados na figura.
quadrado com círculos
Como encontrar, por processos puramente geométricos (isto é, utilizando régua e compasso), os centros e os raios dos círculos restantes?

 

Dicas


Problemas desse tipo sugerem que imaginemos a solução pronta, para, então, pensarmos como chegamos a ela. Então, imagine onde estão os centros dos círculos sob análise – o que percebemos sobre eles, ou seja, que propriedades eles têm?

  • Para o maior deles (o círculo central), não é difícil localizar o centro (feito isso, determinar o raio com o compasso também não será difícil).
  • Para os menores (nos cantos), uma ideia é observar que o centro deve estar à mesma distância do lado do quadrado e do ponto de tangência com o círculo verde. Isso remete a um outro lugar geométrico precioso: a bissetriz (Mas de qual ângulo?).
  • Para os intermediários (nas laterais), comece observando que o centro deve estar sobre as retas que passam pelos pontos médios dos lados do quadrado. O resto? Pense um pouquinho mais.

 

Solução


Para a resolução deste problema é fundamental que resgatemos, inicialmente, a construção clássica com régua e compasso de uma bissetriz. Para maiores detalhes, uma referência possível é

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bissetriz.

Mas você também pode executar essa construção com um applet, clicando no botão abaixo.

Com este applet você vai traçar a bissetriz do ângulo de vértice O que aparece na tela inicial do aplicativo.
Para reproduzir a construção em uma folha de papel, você só vai precisar de um lápis, uma régua e um compasso!

Instruções:
Para executar a construção é só esperar o aplicativo carregar completamente e clicar sucessivamente nos quadradinhos que irão aparecer. Os cinco passos que você irá executar estão descritos a seguir.
Passo 1: Centre o compasso no ponto O e trace uma circunferência c qualquer.
Passo 2: As interseção da circunferência c com as semirretas que definem o ângulo de vértice O são os pontos A e B.
Passo 3: Centre o compasso em A e trace uma circunferência cA com raio maior do que a metade do segmento AB. Com o mesmo raio, centre o compasso em B e trace uma circunferência cB.
Passo 4: As interseções entre cA e cB determinam os pontos C e D.
Passo 5: A bissetriz do ângulo de vértice O é a reta definida pelos pontos C (ou D) e O.


OBMEP_srg, criado com o GeoGebra


Justificativas:

    (1) Com a construção da bissetriz do ângulo de vértice [tex]O[/tex], observe que ficam definidos os triângulos [tex]\triangle OAC[/tex] (em alaranjado) e [tex]\triangle OBC[/tex] (em verde), conforme mostra a figura a seguir na qual denotamos por a e b as semirretas definidas pelos pontos ”[tex]O[/tex] e [tex]A[/tex]” e ”[tex]O[/tex] e [tex]B[/tex]”, respectivamente.

    bissetriz 1 red

    Note que os triângulos [tex]\triangle OAC[/tex] e [tex]\triangle OBC[/tex] são congruentes (iguais), já que eles têm todos lados congruentes (convença-se disso).
    Da mesma forma, temos que [tex]\triangle OAD[/tex] e [tex]\triangle OBD[/tex]. Assim, temos que os ângulos [tex]\angle BOC[/tex] e [tex]\angle AOC[/tex] são também congruentes e, portanto, a reta que passa por [tex]O[/tex] e [tex]C[/tex] (e também por [tex]D[/tex]) está bem definida e é, de fato, a bissetriz de [tex]\angle AOB[/tex].
    (2) Podemos também garantir que as distâncias de [tex]C[/tex] às semirretas a e b são também iguais (o mesmo poderia ser dito com relação ao ponto [tex]D[/tex] ou qualquer outro ponto sobre a bissetriz em questão). Para justificar essa afirmação, tomamos as perpendiculares às semirretas a e b que passam por [tex]C[/tex] e marcamos na figura abaixo os pontos de intersecção por, respectivamente, por [tex]M[/tex] e [tex]N[/tex].
    bissetriz 3a red
    Observe que [tex]\triangle OMC \equiv \triangle ONC[/tex] (temos dois triângulos retângulos com ângulos iguais e hipotenusas comuns) e, portanto, as distâncias [tex]CM[/tex] e [tex]CN[/tex] são iguais.



Agora, podemos resolver o problema.

[tex]\bullet[/tex] Centro e raio do círculo central:
Para determinarmos o centro deste círculo, basta tomarmos o ponto de intersecção entre as diagonais do quadrado; o raio, neste caso, é a medida do centro ao ponto de intersecção da circunferência com uma das diagonais do quadrado.

quadrado com círculos 2 circ maior b

[tex]\bullet[/tex] Centro e raio dos círculos menores:
Inicialmente, observemos que o centro de qualquer um dos círculos de interesse estará à mesma distância d do lado superior do quadrado e do ponto de tangência [tex]T[/tex] entre os círculos roxo e verde. O ponto [tex]T[/tex] nada mais é do que a intersecção entre a diagonal do quadrado e as circunferências em questão.
sol quadrado com círculos1e
Logo, se traçarmos a reta tangente aos círculos em [tex]T[/tex] (para isto, basta tomarmos uma perpendicular à diagonal, passando por [tex]T[/tex] – se você não sabe como construir uma perpendicular com régua e compasso, pode visitar a solução do problema “Usando régua e compasso”, que está disponível nas nossas Salas de Problemas), constatamos que o ponto desejado deve estar à mesma distância dos lados [tex]\overline{PT}[/tex] e [tex]\overline{PR}[/tex] do triângulo [tex]PRT[/tex], ou seja, para determiná-lo devemos tomar o ponto de intersecção entre a diagonal e a bissetriz de [tex]\angle TPR[/tex]. Para o raio, basta considerar a distância do centro do círculo em questão até o ponto [tex]T[/tex].

sol quadrado com círculos2

[tex]\bullet[/tex] Centro e raio dos círculos intermediários:
Mais uma vez, o ideal é que observemos que propriedades terá o ponto que procuramos determinar. Naturalmente que o centro do círculo de interesse estará sobre a reta que passa pelos pontos médios dos lados paralelos do quadrado. Além disso, note que ele estará à mesma distância dos centros dos círculos verdes (que podem ser facilmente determinados pelas intersecções das retas que passam pelos quartos dos lados paralelos do quadrado).
sol quadrado com círculos3c
Sendo assim, com a medida do raio dos círculos verdes, a partir do ponto [tex]E[/tex] (ponto de intersecção entre o lado do quadrado e a reta que passa pelo pontos médios de seus lados), marcamos o ponto [tex]L[/tex], que estará, então, à mesma distância do centro do círculo (roxo), em relação aos centros [tex]J[/tex] e [tex]K[/tex] dos círculos verdes. Finalmente, construímos a mediatriz do segmento [tex]\overline{LK}[/tex] e teremos o centro do círculo procurado (para entender melhor por que a mediatriz resolve, você pode consultar a resolução do problema “Usando régua e compasso” já referenciada anteriormente). Para o raio, basta tomar a medida do centro até o ponto [tex]E[/tex].

sol quadrado com círculos3d


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

 

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problemao-um-quadrado-e-varios-circulos/

Deixe uma resposta