Loading [MathJax]/extensions/TeX/color.js

.Problema para ajudar na escola: Uma sequência numérica disfarçada

✏ Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(A partir da 2ª série do E. M. – Nível de dificuldade: Médio)


A sequência de números

  • x1,x2,x3,

está assim definida:
x1=2xn+1=xn1xn+1, para cada inteiro positivo n.

Determinar x2017.

Solução


Para tentar entender a lei de formação da sequência dada, vamos calcular alguns de seus termos iniciais:

  • x1=2
  • x2=x11x1+1=212+1=13
  • x3=x21x2+1=13113+1=1331+33=2343=24=12
  • x4=x31x3+1=12112+1=1221+22=3212=3
  • x5=x41x4+1=313+1=42=2.

Como podemos observar que x5=x1 e cada termo depende APENAS do seu termo imediatamente anterior, a nossa sequência é periódica, com período 4:

  • \textcolor{red}{x_1=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_2=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_3=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_4=-3},

    \textcolor{red}{x_5=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_6=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_7=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_8=-3},

    \textcolor{red}{x_9=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_{10}=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_{11}=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_{12}=-3}, \, \cdots

Desta maneira, para determinarmos o valor do termo x_{2017} \, , basta dividirmos 2017 por 4 e observarmos o resto da divisão:
\qquad \qquad \begin{array}{r} 2017 \, \end{array} \begin{array}{|r} \, 4 \, \, \, \, \\ \hline \end{array}
\qquad \qquad\begin{array}{r} \, \, \, \, \boxed{1} \end{array}\begin{array}{r} \, \, 504 \end{array}

Como 2017 é um múltiplo de 4 mais 1, a nossa sequência segue:

  • \textcolor{red}{x_1=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_2=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_3=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_4=-3},

    \textcolor{red}{x_5=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_6=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_7=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_8=-3},

    \textcolor{red}{x_9=2} \, , \, \textcolor{blue}{x_{10}=\dfrac{1}{3}} \, , \, \textcolor{#32CD32}{x_{11}=-\dfrac{1}{2}}, \, \textcolor{#FF00FF}{x_{12}=-3},
    \hspace{5cm} \vdots
    \textcolor{red}{\boxed{x_{2017}=2}} \, , \, \cdots .


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-uma-sequencia-numerica-disfarcada/