Malabarismos aritméticos e algébricos
Sala 1
O meu professor foi injusto comigo na correção de uma questão da minha última prova… |
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Vamos ver se eu posso ajudar. |
Era só uma simplificação de fração! |
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E a sua justificativa? |
\dfrac{16}{64}=\dfrac{1\cancel{6}}{\cancel{6}4}=\dfrac{1}{4} |
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Desculpe-me, mas o seu professor não foi injusto: a sua resolução está completamente errada! |
Uma das características da Matemática é o caráter incontestável de seus procedimentos e de suas conclusões. Assim, um procedimento matemático que acarrete um resultado correto, se repetido em condições análogas, deverá acarretar resultados corretos SEMPRE.
Simplificações como a mostrada na discussão inicial não podem ser consideradas como procedimentos matemáticos, já que, por exemplo, ao repetir esse tipo de cancelamento na fração \dfrac{20}{2}, obteríamos \dfrac{20}{2}=\dfrac{\cancel{2}0}{\cancel{2}} e com isso estaríamos afirmando que 10=\dfrac{20}{2}=\dfrac{\cancel{2}0}{\cancel{2}}=0, ou seja, que 10=0.
Nooooooossaaaaa; é isso mesmo! |
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Assim como essa “simplificação de frações”, existem outros procedimentos incorretos que são feitos sistematicamente por muitos e muitos alunos. Dessa forma, abordaremos nesta sala algumas situações corriqueiras que os alunos vez por outra estão errando; além, é claro, de mostrar as formas corretas de se lidar com essas situações.
Então, vamos lá…
Alguns erros algébricos e aritméticos
Situação 1 |
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Situação 2 |
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Situação 3 |
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Situação 4 |
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Situação 5 |
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Situação 6 |
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Situação 7 |
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Situação 8 |
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Situação 9 |
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Situação 10 |
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Situação 11 |
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Situação 12 |
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Situação 13 |
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Situação 14 |
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Situação 15 |
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Equipe COM – OBMEP