Atividades com fórmulas

Atividades com fórmulas


Nesta Sala vamos justificar as fórmulas para se calcular as áreas de cinco tipos de figuras planas apresentados na Sala anterior.
Para algumas fórmulas, vamos utilizar quadrados unitários e recobrimentos; para outras, vamos utilizar equivalências de superfícies planas.

Nas nossas discussões, não utilizaremos unidades de medidas padronizadas; vamos convencionar que, se necessário, utilizaremos como unidade de área um quadrado unitário, conforme já definimos anteriormente.

Um quadrado unitário é qualquer quadrado cujos lados medem 1 unidade de comprimento e, consequentemente, tem 1 unidade de área (1 ua).




Entendendo algumas fórmulas

Dentre as fórmulas para o cálculo de áreas das figuras planas que apresentamos no final da Sala anterior, vamos começar o nosso estudo com aquela que nos fornece a medida da área da superfície definida por um quadrado ou, de maneira mais simples, aquela que nos fornece a área de um quadrado.
O quadrado é uma forma geométrica bem conhecida, pois é encontrada com frequência quando observamos os formatos de objetos do nosso dia a dia.
Matematicamente falando,

  • quadrados são polígonos de quatro lados e possuem duas características:
    – os comprimentos dos seus quatro lados têm a mesma medida;
    – os seus quatro ângulos internos têm a mesma medida (90°)
    .



Vamos trabalhar, agora, com a fórmula que nos fornece a medida da área da superfície definida por um retângulo (ou simplesmente, a área de um retângulo).
O retângulo é outra forma geométrica bastante encontrada nos objetos que encontramos no nosso cotidiano.

  • Retângulos são definidos como polígonos de quatro lados tais que todos os seus ângulos internos são retos, ou seja, medem 90°.

Um retângulo possui uma propriedade importante (decorrente do fato de seus quatro ângulos internos terem a mesma medida), que ajuda na visualização da figura que ele define: os seus lados opostos são paralelos e têm a mesma medida.
Como um quadrado tem a caraterística de possuir todos os seus ângulos internos medindo 90°, então todo quadrado é um retângulo.
Mas cuidado, nem todo retângulo é um quadrado, pois não condicionamos que as medidas dos comprimentos dos quatro lados de um retângulo sejam iguais!



Agora, vamos justificar a fórmula da área de um paralelogramo, isto é, a fórmula que fornece a medida da área da superfície definida por um paralelogramo.

  • Paralelogramos são polígonos de quatro lados cujos lados opostos são paralelos.

Por consequência, um paralelogramo tem ângulos opostos congruentes (com a mesma medida) e lados opostos congruentes (com a mesma medida).

Observem que, em particular, quadrados e retângulos são paralelogramos!



Chegou a hora de uma das figuras mais presentes nos ambientes que frequentamos, mas nem sempre visíveis: os triângulos.

  • Um triângulo é um polígono de três lados e, consequentemente, três ângulos internos.

Mas, qual a importância desse polígono de apenas três lados?
O triângulo é o único polígono que apresenta a chamada “rigidez geométrica”, ou seja, uma vez construído, é impossível modificar a abertura de seus ângulos e construir outro triângulo.
Essa característica do triângulo é bastante utilizada na engenharia, na arquitetura e na carpintaria, entre outras áreas. Em telhados, armários, portões, andaimes e prateleiras, por exemplo, a rigidez dos triângulos que aparecem nas suas estruturas evitam suas deformações.
Bem legal esse assunto sobre rigidez; mas, aqui, estamos interessados na fórmula que fornece a medida da área da superfície definida por um triângulo, ou seja, a área desse triângulo.



A última fórmula que justificaremos é a fórmula da área para trapézios.

  • Um trapézio é um quadrilátero que tem dois lados paralelos.

Notem que essa caracterização permite que um trapézio possa ter dois pares de lados paralelos (se ele tem dois pares de lados paralelos, ele tem um par, particularmente). Com isso, um paralelogramo é um tipo especial de trapézio e, portanto, quadrados e retângulos são trapézios.
Alguns livros e alguns estudiosos adotam a seguinte caracterização dos trapézios:

  • Um trapézio é um quadrilátero que tem APENAS dois lados paralelos.

Neste caso, paralelogramos, quadrados e retângulos não são trapézios, não é?
A nossa Atividade 15, abaixo, independe da caracterização de trapézio que se utilize.




Antes de vocês saírem desta página, observem que a figura abaixo mostra que podemos construir um trapézio usando o Tangram.
Será que vocês conseguem construir as outras figuras que trabalhamos nesta Sala, quadrado, retângulo, paralelogramo e triângulo, com as sete peças do Tangram?



Equipe COM – OBMEP

Voltar para a Sala Medindo Áreas

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/atividades-com-formulas/