Sala 3 – Problemas e vídeos

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Problemas e vídeos


Nesta Sala vocês encontrarão alguns problemas resolvidos para treinarmos o que foi estudado nas Salas anteriores.
Mas que tal assistir primeiro alguns vídeos com aplicações de funções e repassar um pouco da teoria??

BOA DIVERSÃO!!!!

Carro Flex


Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia,
desenvolvida pela Unicamp.

Direitos do consumidor


Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia,
desenvolvida pela Unicamp.

Panquecas da dona Glória


Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia,
desenvolvida pela Unicamp.

O sonho


Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia,
desenvolvida pela Unicamp.

Um pouco mais de estudo!!!!

Números e Funções Reais


Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo do PROFMAT, com o professor Elon Lages Lima.




Agora, vamos aos problemas!

Mas, atenção…
Não vale olhar a solução antes de tentar resolver!

Problema 1: (Adaptado – CEFET-MG 2013) Um experimento da área de Agronomia mostra que a temperatura mínima da superfície do solo [tex]t(x),[/tex] em [tex]^\circ C,[/tex] é determinada em função do resíduo [tex]x[/tex] de planta e biomassa na superfície, em [tex]g/m^2[/tex], conforme registrado na tabela abaixo.

[tex] \qquad\begin{array}{|c|c|c|c|c|c|c|c|}
\hline
x\;(g/m^2)&10&20&30&40&50&60&70\\
\hline
t(x)\;(^\circ C) & 7,24& 7,30& 7,36& 7,42& 7,48& 7,54& 7,60 \\
\hline
\end{array}[/tex]

Qual a lei de formação da função [tex]t[/tex]?

Problema 2: Sejam [tex]f[/tex] e [tex]g[/tex] funções de [tex]\mathbb{R}[/tex] em [tex]\mathbb{R},[/tex] tais que [tex]Im(g)\subset D(f).[/tex]
Mostre que se [tex]f[/tex] e [tex]g[/tex] são injetivas, então a função [tex]f \circ g[/tex] é injetiva.

Problema 3: Sejam [tex]f[/tex] e [tex]g[/tex] funções de [tex]\mathbb{R}[/tex] em [tex]\mathbb{R},[/tex] tais que [tex]Im(g)\subset D(f).[/tex]
Mostre que se [tex]f[/tex] e [tex]g[/tex] são sobrejetivas, então a função [tex]f \circ g[/tex] é sobrejetiva.

Problema 4: A função [tex]f:\mathbb{R}\rightarrow\mathbb{R}[/tex] é tal que [tex]f(1) = 2[/tex], [tex]f(\sqrt{2}) = 4[/tex] e [tex]f(x+y) = f(x)f(y)[/tex], para todos [tex]x, y\in \mathbb{R}[/tex].
Calcule o valor de [tex]f(3+\sqrt{2})[/tex].

Problema 5: Dentre todos os retângulos de mesmo perímetro, prove que o de maior área é um quadrado.

Problema 6: Seja [tex]f:\mathbb{R}\rightarrow\mathbb{R}[/tex] uma função ímpar. Decida se a função [tex]f\circ f[/tex] é par, ímpar, ou nem par nem ímpar.

Problema 7: Seja [tex]f:\mathbb{R}-\{2\}\rightarrow\mathbb{R}-\{3\}[/tex] a função definida por [tex]f(x) =\dfrac{3x-5}{x-2}[/tex].
Mostre que [tex]f[/tex] é uma bijeção e obtenha a expressão para sua inversa.

Problema 8: (UEL 2017) No plano cartesiano abaixo, cada um dos pontos representa a massa [tex](m)[/tex] de um medicamento existente no sangue de um animal no instante [tex]t[/tex] em que foi feita cada medição depois do instante inicial, [tex]t=0[/tex], da aplicação.

Considerando todos os instantes entre as medições apresentadas no plano cartesiano, responda aos itens a seguir.
a) Sabendo que a relação que descreve a massa [tex](m)[/tex] do medicamento, após [tex]t[/tex] horas da aplicação, é dada por [tex]m(t)=\frac{C}{D+t}[/tex] em que [tex]C[/tex] e [tex]D[/tex] são constantes, determine [tex]C[/tex] e [tex]D[/tex] na relação dada.
Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados na resolução deste item.
b) Após quanto tempo da administração, a massa desse medicamento será inferior a [tex]60\%[/tex] da massa que foi medida depois de [tex]2[/tex] horas da aplicação?
Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados na resolução deste item.

Problema 9: (G1 – IFSUL 2017 – Adaptada) Em uma disciplina, o número de alunos reprovados por ano é descrito pela função [tex]g(t)[/tex], em que [tex]t[/tex] é dado em anos. Considerando [tex]f(g(t))=\sqrt{2t+1}[/tex] e [tex]f(t)=\sqrt{t-2}[/tex], como é definida a função [tex]g(t)[/tex]?

Problema 10: (IME 2016 – Adaptada) Sejam as funções [tex]f_n[/tex], para [tex]n \in \{0,1,2,3,…\}[/tex], tais que [tex]f_0(x)=\frac{1}{1-x}[/tex] e [tex]f_n(x)=f_0(f_{n-1}(x))[/tex], para [tex]n\geq 1[/tex]. Calcule [tex]f_{2023}(2023).[/tex]

Problema 11: (ACAFE 2016 – Adaptada) O gráfico a seguir representa a função real [tex]f(x)[/tex] definida no intervalo [tex][-1,6][/tex].

Considerando a função [tex]h(x)=f(x-2)[/tex], qual o valor da expressão dada por [tex]f(h(3))+f(f(4))[/tex]?



Equipe COM – OBMEP

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