Atividades com Tangram

Atividades com Tangram


O Tangram é um antigo quebra-cabeça chinês cujo nome significa “sete tábuas da sabedoria”. Ele é composto de sete peças com as seguintes formas geométricas:

  • dois triângulos grandes (TG);
  • dois triângulos pequenos (TP);
  • um triângulo médio (TM);
  • um paralelogramo (P);
  • um quadrado (Q).


As sete peças do Tangram podem ser combinadas, sem sobreposição, para formar várias e várias figuras: pessoas, animais, plantas, letras, figuras geométricas, entre outras.


Como o Tangram é uma figura plana, vale a pena explorá-lo no estudo do cálculo de áreas.
Inicialmente, vamos nos concentrar em medir a área delimitada pelo quadrado externo, a partir do qual as peças do Tangram são construídas.



Atividade 4

  • Quantos triângulos grandes (TG) cabem dentro do quadrado externo do Tangram? Em termos de unidades de área, o que podemos afirmar a partir dessa resposta?
     
  • Suponha que o nosso Tangram foi desenhado em uma malha quadriculada, com quadradinhos de lados com comprimento de 1 cm. Usando como unidade de área um desses quadradinhos, qual a medida da área definida pelo quadrado externo do Tangram?
  • Utilizando um dos triângulos pequenos (TP) como unidade de área, qual a medida da área definida pelo quadrado externo do Tangram?
  • Usando o triângulo médio (TM) como unidade de área, qual a medida da área definida pelo quadrado externo do Tangram?
     

Se for conveniente, vocês podem utilizar o applet abaixo para fazer os dois últimos itens desta atividade.

Um applet para ajudar na atividade


Vocês podem utilizar este applet para movimentar os triângulos TM e TP e obter as medidas de área nas quais vocês ficaram em dúvida.
Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (O aplicativo pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para transladar um dos triângulos, clique sobre ele com qualquer botão do mouse, mantenha o mouse pressionado e arraste-o. (Se vocês estiverem utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no triângulo e fazer o movimento.)
(3) Para rodar o triângulo TM, clique com qualquer botão do mouse sobre o vértice A, mantenha o mouse pressionado e rode-o. (Se vocês estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no ponto e fazer o movimento.)
(4) Para rodar o triângulo TP, clique com qualquer botão do mouse sobre o vértice B, mantenha o mouse pressionado e rode-o. (Se vocês estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no ponto e fazer o movimento.)
(5) Se quiser voltar para a visualização inicial, clique nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito da janela.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra


Atividade 5

Vamos tentar recobrir a superfície interna do quadrado externo do Tangram utilizando a peça quadrada do Tangram.
A princípio, conseguimos recobrir parte da superfície em questão com quatro peças quadradas do Tangram, conforme vemos na figura abaixo, à esquerda. Mas se observarmos a superfície que ficou sem recobrimento, percebemos que conseguimos recobri-la utilizando oito triângulos.

Mas o que acontecerá se rotacionarmos e transladarmos os triângulos T1 , T2 , T7 e T8 , conforme indicado na próxima imagem?

Observem que conseguimos os quadrados Q5 , Q6 , Q7 e Q8.

Pergunta: O procedimento que fizemos garante que a medida da superfície definida pelo quadrado externo do Tangram é igual a 8 vezes a medida da superfície da peça quadrada?


Atividade 6

É possível estabelecer uma comparação entre as medidas das áreas da superfície definida pelo quadrado externo do Tangram e da superfície definida pela peça P (paralelogramo)?


Atividade 7

De acordo com as atividades anteriores, podemos concluir que a medida da área da superfície de cada peça de um Tangram é uma fração da medida da superfície do quadrado externo formado com as sete peças.
Suponha que a medida da área da superfície definida pelo quadrado externo de um Tangram seja 400 cm2. Termine o preenchimento da tabela abaixo.

Peça do Tangram Fração da área do quadrado externo Área em cm2
TP
TM 50
TG
Q 1/8
P

Atividade 8

Cada uma das duas figuras mostradas abaixo foram montadas com as sete peças de um Tangram definido a partir de uma malha quadriculada formada por quadradinhos com 1 cm de lado.
Qual superfície tem maior área, a definida pela figura da esquerda ou a definida pela figura da direita?



A próxima atividade não envolve áreas, diretamente; mas é bem divertida!
Vamos lá?



Atividade 9

Podemos encontrar moldes distintos para Tangrans de mesmo tamanho. Além das posições das peças, o que diferencia dois moldes é o possível formato do paralelogramo que compõe o conjunto de peças de cada um, conforme podemos observar na imagem a seguir.

Se só pudermos movimentar as peças desses dois Tangrans sem tirá-las do plano, todas as figuras que construímos com um conjunto de peças são possíveis de serem construídas com o outro conjunto?
Por exemplo, o paralelogramo que aparece na próxima imagem pode ser construído a partir de qualquer um dos conjuntos de peças acima, sem sobreposição.

Mas cada um dos gatinhos abaixo também pode ser construído a partir a partir de qualquer um dos conjuntos de peças, sem sobreposição e sem tirar as peças do plano?

Disponibilizamos aplicativos para vocês fazerem as construções propostas, a partir dos dois moldes de Tangram.
Boa diversão!

Instruções:
As instruções para os quatro applets são as mesmas.
(1) Esperem o applet carregar. (Os aplicativos podem demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para transladar qualquer peça, cliquem sobre ela com qualquer botão do mouse, mantenham o mouse pressionado e arrastem-no. (Se vocês estiverem utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente na peça e fazer o movimento.)
(3) Se vocês estiverem usando um computador, vocês também poderão fazer as translações das peças utilizando os seus teclados. Para isso, cliquem na peça com o botão esquerdo do mouse. Em seguida, façam os movimentos utilizando as teclas “mover para cima”, “mover para baixo”, “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. (Para translações “mais finas”, mantenham a tecla Shift do teclado apertada enquanto vocês fazem um movimento.)
(4) Para rodar uma peça, cliquem com qualquer botão do mouse sobre o vértice destacado com um pequeno círculo colorido, mantenham o mouse pressionado e rodem-no. (Se vocês estiverem utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente no ponto e fazer o movimento.)
(5) Se vocês estiverem usando um computador, vocês também poderão fazer as rotações das peças utilizando os seus teclados. Para isso, com o botão esquerdo do mouse cliquem sobre o vértice destacado com um pequeno círculo colorido. Em seguida, façam os movimentos utilizando as teclas “mover para cima” ou “mover para baixo”. (Para rotações “mais finas”, mantenham a tecla Shift do teclado apertada enquanto vocês fazem um movimento.)
(6) Se quiserem voltar para a visualização inicial, cliquem nas setinhas circulares que aparecem no canto superior direito da janela.

I – Aplicativos para vocês fazerem as construções dos dois paralelogramos.

Vocês podem utilizar este applet para recobrirem o paralelogramo que aparece na janela, usando o conjunto de peças cuja superfície do paralelogramo é roxa.
É só moverem as peças de acordo com as instruções acima.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Vocês podem utilizar este applet para recobrirem o paralelogramo que aparece na janela, usando o conjunto de peças cuja superfície do paralelogramo é vermelha.
É só moverem as peças de acordo com as instruções acima.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

II – Aplicativos para vocês fazerem as construções dos dois gatinhos. Nos dois applets mantivemos a malha quadriculada, para ajudar na montagem.

Vocês podem utilizar este applet para montarem gatinhos na posição do gatinho preto e do gatinho marrom, usando o conjunto de peças cuja superfície do paralelogramo é roxa. Será que é possível montar os dois?
É só moverem as peças de acordo com as instruções acima.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Vocês podem utilizar este applet para montarem gatinhos na posição do gatinho preto e do gatinho marrom, usando o conjunto de peças cuja superfície do paralelogramo é vermelha. Será que é possível montar os dois?
É só moverem as peças de acordo com as instruções acima.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

Precisam de ajuda para as construções?
Cliquem no botão abaixo!



Se vocês precisarem moldes para construir manualmente um Tangram, cliquem AQUI.

BONS ESTUDOS!!!


Se vocês gostaram de construir figuras com o Tangram, então visitem este site.

BOA DIVERSÃO!



Equipe COM – OBMEP

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