Voltar para Vídeo 014

Resenha_010: As Fronteiras do Espaço




Vídeo: As Fronteiras do Espaço

Quando falamos de Pierro della Francesca, a primeira coisa que nos vem em mente são obras de arte e, realmente, Pierro foi um brilhante artista. Mas, além de artista, Pierro também contribuiu muito para a matemática. Claro que ele fez isso da maneira que melhor sabia: pintando! Em “As Fronteiras do Espaço”, terceiro vídeo da série “A história da matemática”, veremos como esse pintor italiano nos ajudou a entender a geometria de uma maneira totalmente nova.
Conheceremos, na França, um vilarejo que leva o nome de um dos matemáticos mais notáveis da história: Descartes! Além de conhecermos a casa onde ele morava, veremos o porquê de ele ser considerado um dos gigantes da matemática!
Vamos conhecer de perto os lugares um tanto quanto inusitados onde outro matemático francês, Pierre de Fermat, “fazia matemática”: desde um telhado até uma igreja!
Iremos, então, para a Grã-Bretanha, onde veremos várias construções em homenagem a um matemático que é muito lembrado pelo símbolo de uma maçã: Isaac Newton! Teremos o privilégio de ver de pertinho a casa onde esse brilhante matemático nasceu, além de conhecermos um pouco mais sobre as suas descobertas, dentre as principais, a do cálculo.
Ainda veremos as contribuições matemáticas do alemão Leibniz, a “leva” de grandes matemáticos produzida pela família suíça Bernoulli (meia dúzia em apenas dois séculos!) e também vamos ver um pouco sobre a vida do matemático Leonard Euler, que teve 13 filhos!
Além de tudo isso, vamos aprender um pouco mais sobre a vida e a obra do alemão Carl Friedrich Gauss, que é considerado o “príncipe da matemática”!
E dê uma passadinha por um labirinto de pedra da Grã-Bretanha, apenas cuidado para não se perder! Senão achar mais o caminho, não hesite e chame Leibniz para te ajudar a encontrá-lo!”



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: s Fronteiras do Espaço
Mais estranho do que imaginamos

O
terceiro episódio da série retrata a contribuição da Europa para vários conceitos matemáticos. De forma bastante intrínseca e compreensível, Marcus narra um pouco da história de alguns matemáticos e muda a forma de pensar sobre os estudiosos e as descobertas das teorias.

Inicialmente,
o vídeo apresenta uma relação entre matemática e arte, mostrando a técnica da perspectiva que ficou perdida durante mil anos e, na época da renascença, foi redescoberta. Após passar pela Itália, damos uma volta pela França, onde viveu René Descartes que, além de brilhante matemático e filósofo, foi também um mercenário. René foi o descobridor do plano cartesiano, tendo considerável influência no rumo que a matemática tomaria devido à unificação feita entre álgebra e geometria.

Além
de tal estudioso, são citados vários matemáticos prodígios, como Pierre de Fermat, Isaac Newton, Gottfried Leibniz, a família Bernoulli, Leonhard Euler, Gauss, entre outros.

Ao
assistir o vídeo, podemos notar que as teorias e avanços realizados pelos matemáticos narrados esclarecem e abrem novos caminhos no mundo que até então conhecemos, porém, mostram que o universo é mais complexo e, como o próprio Sautoy disse, mais estranho do que imaginamos.

Bons estudos!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: As Fronteiras do Espaço
Os Matemáticos Europeus

No terceiro episódio da série A História da Matemática, As Fronteiras do espaço, apresentado pelo matemático da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, somos levados para a Europa, onde nasceram vários matemáticos importantes, como Descartes, Fermat, Leibniz e a família Bernoulli.
Primeiro, vamos à França, conhecer os trabalhos e a vida de René Descartes. Ele unificou álgebra e geometria, de modo a poder obter fórmulas e figuras e ir de uma a outra. Outro matemático muito importante citado no vídeo é Pierre de Fermat. Fermat apoiava o uso da diversão e jogos para aumentar o interesse na matemática, o que tornava, e ainda torna, a matemática mais divertida.
Na Inglaterra, vamos conhecer mais matemáticos. O primeiro é Isaac Newton, que é mais conhecido pela gravidade e não pela sua matemática. Que tal conhecer as descobertas matemáticas de Newton?
Também conhecemos um rival de Newton: Leibniz, que também criava máquinas para calcular. Vamos depois a outros países conhecer diversos matemáticos, como Gauss e Euler.

O vídeo As fronteiras do espaço é um ótimo meio de aprendizado sobre os matemáticos;
não somente sobre seus trabalhos, mas também sobre suas vidas.



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









As Fronteiras do Espaço
Título da Resenha: A Matemática no Renascimento

*As Fronteiras do Espaço* é mais um dos episódios da série *A História da Matemática*, da BBC e Open University, apresentada pelo professor Marcus du Sautoy.
Aqui, o professor Sautoy retorna à época do Renascimento e evidencia como os povos islâmicos, com seu amor pela matemática, preservaram muitos dos grandes feitos das grandes mentes da Antiguidade para a prosperidade, além de mostrar como foram as vidas e obras de gênios como Leonardo de Pisa (Fibonacci), Isaac Newton, Gottfried Leibniz, Pierre de Fermat, Friedrich Gauss e Leonhard Euler, exibindo suas contribuições, os desafios enfrentados por eles e as mudanças consequentes das descobertas desses grandes mestres da matemática.

Uma excelente e motivante fonte de conhecimento pela História da Matemática.



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Série A História da Matemática, produzida pela BBC e pela Open University
Vídeo: As Fronteiras do Espaço.
Título da Resenha: Inovações Europeias
Subtítulo: Mentes Matemáticas e Ideias Brilhantes

Pequenas cidades Italianas são os primeiros cenários do terceiro episódio da série A História da Matemática, apresentada pelo matemático inglês Marcus du Sautoy. Esta série permite um singular passeio pelas descobertas matemáticas, das mais antigas às mais atuais. Em seu primeiro episódio, você pode se encontrar com os berços desta ciência: Egito, Grécia e Babilônia. No segundo, pode acompanhar os quase desconhecidos progressos matemáticos do antigo Oriente. Neste penúltimo episódio, porém, a antiguidade é deixada e você se surpreenderá com grandes inovações florescidas na Europa.
Já se deu conta da estreita dependência entre Pintura e Matemática? Observe de forma muito criativa o contraste tridimensional x bidimensional que teve de ser vencido pelos artistas da Renascença.
Descartes, o “patrono” da Geometria Analítica, sua vida e obra (principalmente matemática e filosófica) tomam um agradável rumo na produção. Atente aos detalhes! E não deixe de dar valor às meditações, seguindo, por vezes, o conselho de “ficar até tarde na cama”! Entre outros aprendizados, descubra quem é o grande matemático “amador” e porque ele está presente em brincadeiras educativas e outros interessantes assuntos!
O que você sabe sobre a Matemática de Isaac Newton? Dedique sua atenção à obra desse brilhante inglês e não se esqueça de também admirar o alemão Gottfried Leibniz, pela invenção do cálculo, que rivaliza com Newton, e por várias outras grandes ideias, algumas mostradas no vídeo!
Embora o episódio não tome muito de seu tempo, ainda dá para conhecer a grande “dinastia matemática” representada pelos Bernoulli! Isso sem contar no fabuloso encontro com Euler e sua vastíssima obra. Por fim, passeie com Gauss, o Príncipe dos Matemáticos, em uma pequena cidade Alemã, reservando os últimos minutos para os matemáticos János Bolyai, Nicolai Lobatchevski e Benhard Riemann, com suas intrigantes geometrias!
Não deixe de correr a Europa em busca de mentes brilhantes e revolucionários estudos da ciência aprendida aqui no Blog…
Assista a As Fronteiras do Espaço e prepare-se para o último episódio,

Além do Infinito!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP




Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-014/resenha_010-as-fronteiras-do-espaco/

Deixe uma resposta