.Problema: Aulas do Clube

Problema
(Indicado a partir do 2º ano do E. M.)


A professora Noemi deve montar o horário do seu Clube de Matemática. Há apenas uma turma no Clube e os alunos terão aulas às segundas, quartas e sextas, das 09h às 10h e das 10h às 11h. As disciplinas são Aritmética, Geometria e Álgebra, cada uma com duas aulas semanais, em dias diferentes. De quantos modos Noemi pode montar esse horário?

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Ajuda

Princípio Fundamental da Contagem, ou Princípio Multiplicativo: Se

  • uma decisão D1 puder ser tomada de [tex] m_1 [/tex] maneiras distintas,
  • uma decisão D2 puder ser tomada de [tex] m_2 [/tex] maneiras distintas,
  • [tex]\cdots[/tex]
  • uma decisão Dk puder ser tomada de [tex]m_k [/tex] maneiras distintas,

e todas essas decisões forem independentes entre si (isto é, a escolha de uma não muda a quantidade de possibilidades para a escolha de outra), então o número total de maneiras de tomarmos sucessivamente essas [tex]k[/tex] decisões é igual ao produto
[tex]\qquad \qquad \boxed{m_1\times m_2 \times \cdots \times m_k}\, .[/tex]
(Se você não se lembra desse Princípio, seria interessante dar uma passadinha nesta Sala de Estudo.)

Solução


Para montar o horário, Noemi precisa tomar três decisões. Vejamos.

    1ª decisão: Organizar o horário da segunda-feira.
    Para essa decisão, Noemi precisa escolher a disciplina que não terá aula nesse dia e depois organizar o horário com as duas disciplinas restantes. Note que são:

    • [tex]3[/tex] modos de escolher a disciplina que ficará de “fora” e
    • [tex]2[/tex] modos de montar o horário das duas que terão aula nesse dia.

    Logo, pelo Princípio Multiplicativo, existem [tex]3\times 2=6[/tex] maneiras de se organizar o horário da segunda.

    2ª decisão: Organizar o horário da quarta-feira.
    De maneira análoga ao raciocínio anterior, Noemi precisa escolher a disciplina que não terá aula nesse dia e depois organizar o horário com as duas disciplinas restantes. Nesse momento, Noemi deve tomar cuidado na escolha da disciplina que não terá aula. Aqui, temos:

    • [tex]2[/tex] modos de se escolher a disciplina que ficará de “fora” (não podemos repetir a mesma disciplina da segunda, pois se isso ocorrer teremos duas aulas dessa matéria na sexta) e
    • [tex]2[/tex] modos de montar o horário das duas que terão aula na quarta.

    Assim, pelo Princípio Multiplicativo, são [tex]2\times 2=4[/tex] as maneiras de organizar o horário da quarta.

    3ª decisão: Organizar o horário da sexta-feira.
    Para o último dia,

    • há apenas [tex]1[/tex] modo de escolher a disciplina que não terá aula e
    • [tex]2[/tex] modos de montar o horário das aulas,

    dessa forma, são [tex]1\times 2=2[/tex] maneiras de organizar o horário da sexta.

Para finalizar, utilizaremos novamente o Princípio Multiplicativo para calcular o número de maneiras de Noemi tomar as três decisões simultaneamente:
[tex]\qquad 6\times 4 \times 2=48.[/tex]
Portanto, Noemi pode organizar o horário do seu Clube de [tex]\fcolorbox{black}{#eee0e5}{$48$}[/tex] modos diferentes.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

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