.Tratamento da Informação – Princípio Fundamental da Contagem



PRINCÍPIO FUNDAMENTAL
DA CONTAGEM


f3

O que significa PFC?
E o que um bilhete da Mega-Sena, uma placa de automóvel e uma estrutura de DNA têm em comum?

carinha19

explicador_p

Nesta Sala de Estudos, estudaremos uma ferramenta matemática que auxilia na contagem dos elementos de diversos conjuntos de objetos: o PFC (Princípio Fundamental da Contagem), também chamado de Princípio Multiplicativo.
Utilizaremos bilhetes da Mega-Sena, placas de veículos e estruturas de DNA para exemplificar a utilização desse princípio.

H u m ? ! ? !

Probleminha2

Apresentando o tema

explicador_p

Apresentaremos, inicialmente, alguns problemas sobre possibilidades de escolha para que todos entendam a importância da ferramenta que estudaremos juntos.
Vamos lá?

Problema I:
Raíza tem 2 calças e 3 camisetas de cores diferentes. Ela vai à escola de segunda a sexta, mas não quer repetir um mesmo conjunto de calça e camiseta na mesma semana. Raíza conseguirá realizar seu desejo?

Problema II:
Quantos são os números naturais de 2 algarismos?

Problema III:
A senha secundária de um banco imaginário é composta por uma vogal e uma consoante, nessa ordem, ambas provenientes do nome do cliente. Qual cliente terá mais opções de senha, o senhor Darli Munhoz ou o senhor Thiago Bruce?

Problema IV:
Cristina nasceu em um dia par, de um mês ímpar, de um ano par. Sabendo que ela nasceu após 1991 e antes de 2014, quantas são as possíveis datas para o nascimento de Cristina?

Problema V:
(UFF_2001) O estudo da genética estabelece que, com as bases adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), podem-se formar, apenas, quatro tipos de pares: A – T , T – A , C – G e G – C .
Certo cientista deseja sintetizar um fragmento de DNA com dez desses pares, de modo que:
     – dois pares consecutivos não sejam iguais;
     – um par A-T não seja seguido por um par T-A;
     – um par C-G não seja seguido por um par G-C e vice-versa.dnaSabe-se que dois fragmentos de DNA são idênticos se constituídos por pares iguais dispostos na mesma ordem; assim, qual é o número de maneiras distintas que o cientista pode formar esse fragmento de DNA?

Problema VI:

Mural histórico
– Roberto, venha ver este mural. Há exemplos de quatro modelos de placas de automóveis brasileiros, sendo três deles modelos ultrapassados e um quarto que está sendo substituído!
– Legal! No quarto modelo, as placas têm três letras e quatro números. Anteriormente, duas letras e quatro números.
– Sim. E antes de 1970 havia placas com apenas uma letra, ou mesmo apenas com números.
– Sabe no que estou pensando, John? Sei que as mudanças de modelos de placas se deram devidas ao aumento do número de automóveis; mas quantos carros podem ser emplacados com cada modelo de placa? Por que há a preferência de acrescer uma letra em vez de um número? Inclusive, no modelo que está sendo implementado, as placas possuem quatro letras e três números.
Observação: Estes não foram os únicos tipos de placas utilizados no Brasil. Para saber mais, consulte AQUI.

Problema VII:
(ENEM 2005) A escrita Braile para cegos é um sistema de símbolos no qual cada caractere é um conjunto de 6 pontos dispostos em forma retangular, dos quais pelo menos um se destaca em relação aos demais.
Qual o número máximo de caracteres distintos que podem ser representados no Sistema Braile?
braile2

Problema VIII:
Uma lanchonete oferece no cardápio 3 tamanhos distintos de embalagens com batatas fritas, 5 tipos de bebida, 8 tipos de sanduíches e 3 tipos de sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja comprar uma embalagem com batatas fritas, um sanduíche, uma bebida e uma sobremesa.lanchoneteDe quantas maneiras a pessoa poderá fazer o seu pedido?

Problema IX:
Azar
– Alô, Carolina? É Laura!
– Olá! Como vai, Laura?
– Triste! Acaba de sair mais um resultado da Mega-Sena e não ganhei nada. De novo…
– Ora, esqueça isso, Laura!
– Não consigo, estou frustrada… Sabe, estou pensando: imagine que alguém que tenha muito dinheiro aposte em todas as combinações possíveis no próximo jogo. Vai ganhar “na certa”! Será que são muitas combinações?!
– Claro! Se não fossem, seria um investimento fácil! Agora, exatamente quantas são… Isso eu não sei!
– São sessenta dezenas, e em cada aposta escolhemos seis… Não importa a ordem da escolha, claro. Quantas serão as possíveis apostas, hein?

Problema X:
Sempre que viajo de avião, minha mala é a última a ser colocada na esteira.
Por quê?!?!



– Francimar de Brito Vieira
– Noemi Zeraick Monteiro
– Sonia Regina Di Giacomo
◆ Equipe COM – OBMEP

Espera um pouquinho…
Você não disse que vamos estudar uma ferramenta matemática?
Por acaso conseguiremos resolver problemas envolvendo sanduíches, placas de carro, malas, DNA, números naturais, senhas de banco, roupas, Sistema Braile, Mega-Sena e datas de nascimento usando APENAS uma ferramenta matemática?

carinha19

Isso mesmo!
Essa ferramenta é o Princípio Multiplicativo

E s s a    e u   q u e r o    v e r…

carinha10

É só acompanhar as discussões…
Bons estudos!




Algumas figuras foram extraídas de
http://autosecarros.com.br/noticias/novas-placas/ (Último acesso: 20/11/2019);
http://www.resultadodaloteria.com.br/dicas/dicas-mega-sena-o-volante.html (Último acesso: 14/08/2015);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica#mediaviewer/Ficheiro:DNA_Overview2_shorter.png.(Último acesso: 20/11/2019).

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/sala-de-estudos-principio-fundamental-da-contagem/

Princípio Fundamental da Contagem – Iniciando o tema

Nesta sala vamos falar um pouquinho sobre multiplicação. Já entendi… Lá vem aquela chatice chamada tabuada… Não se precipite… Nós até vamos fazer algumas contas e talvez você precise da tabuada, mas o que pretendemos exercitar é o raciocínio combinatório, que, como você vai perceber, leva à multiplicação. Raciocínio combinatório… Tá, só se for para …

Princípio Fundamental da Contagem – Generalização

E aí, o que você concluiu com relação aos exemplos 4 e 5, nos quais apareceram três escolhas: as três escolhas do ratinho e as três escolhas da Raíza? Observei um fato bem interessante! Em cada situação, as três escolhas puderam ser “agrupadas” em apenas duas e, então, foi possível aplicar o Princípio Multiplicativo! Mas …

Princípio Fundamental da Contagem – Um vídeo para descontrair e aprender…

Um vídeo para descontrair… Assista ao vídeo com bastante atenção. Ele é leve, divertido e, além disso, introduzirá dois interessantes conceitos. De malas prontas Vídeo da coleção de recursos educacionais da M³ Matemática Multimídia, desenvolvida pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC. Ah, agora entendi porque o PFC desmascara falsas impressões! Realmente! …

Princípio Fundamental da Contagem – Dois novos conceitos

Vamos apresentar mais formalmente dois conceitos importantes que aparecem naturalmente quando lidamos com o Princípio Fundamental da Contagem: fatorial e permutação simples. Fatorial e Permutação Simples De quantas maneiras os cinco membros de um Clube Olímpico de Matemática podem se organizar em uma sala de computação com cinco computadores? Fatorial Perguntas como a apresentada acima …

Princípio Fundamental da Contagem – Aprofundando os temas

Nesta Sala há alguns materiais especialmente selecionados para que vocês: ➘ aprofundem seus conhecimentos sobre o Princípio Fundamental da Contagem; ➘ revisem e aprimorem o aprendizado de fatorial e permutação simples; ➘ resolvam mais exercícios sobre o PFC. ✓ Lápis, borracha, caneta… ✓ Papel… ✓ Maquinetas… ✓ Computador… ✓ Desejo de aprender cada vez mais… …

Princípio Fundamental da Contagem – PFC na OBMEP

Vocês se lembram desta questão da OBMEP 2013? Que tal tentarem resolvê-la? Uma questão da OBMEP OBMEP 2013 2ª fase – Nível 2 A assinatura geométrica de um número natural formado por algarismos diferentes de 0 é uma sequência de segmentos traçados sobre um quadriculado cujos quadradinhos têm 1 cm de lado. Os segmentos são …

Princípio Fundamental da Contagem – O PFC nas comunicações

É aqui que estudaremos informações computacionais utilizando o PFC? Isso mesmo! Antes, porém, seria melhor se você assistisse ao Vídeo 1 do PIC, pois é interessante que você conheça o sistema binário para continuar a leitura. Vamos assistir juntos, pessoal? Então aproveitem e passem, também, por nossa Pequena Galeria de Grandes Matemáticos para dar uma …

Princípio Fundamental da Contagem – Conferindo

Vocês já resolveram os problemas da Mega-Sena, das placas e dos fragmentos de DNA? Então, confiram as respostas! Fragmentos de DNA Problema: Quantos fragmentos diferentes de DNA podem ser sintetizados com dez pares de bases nitrogenadas de modo que um par A – T não esteja junto a um par T – A ou a …

Princípio Fundamental da Contagem – Conexões

Princípio Fundamental da Contagem – Conexões O Princípio Multiplicativo, ou Princípio Fundamental da Contagem, estudado nesta Sala, é fundamental para o entendimento da Sala de Estudos: Contagem de Divisores, bem como para a resolução de muitos exercícios postados no Blog. É claro que, fora do ambiente dos COM’s, o PFC também é essencial, inclusive para …

Deixe uma resposta