4.Um pouco sobre a linguagem matemática – Sala 3: Entendendo alguns “enigmas”

A linguagem matemática

Entendendo alguns “enigmas”


Nas nossas conversas do dia a dia, é comum substituirmos uma frase por outra que, embora dita ou escrita de maneira diferente, expressa exatamente o mesmo pensamento: "Ana é sobrinha de José" ou "José é tio de Ana" são frases que descrevem a mesma situação, assim como "[tex]5[/tex] é maior do que [tex]2[/tex]” e "[tex]2[/tex] é menor do que [tex]5[/tex]".
Mas, na linguagem cotidiana, algumas substituições usualmente feitas não são corretas, logicamente falando. Por exemplo, a frase "não é verdade que as margaridas são roxas e os girassóis são amarelos" não é equivalente à frase "as margaridas não são roxas e os girassóis não são amarelos".
Assim, a nossa primeira discussão desta sala de enigmas vai tratar exatamente desse tema:

Como substituir proposições por outras logicamente equivalentes.

Uma coisinha que já pode estar perturbando alguns de vocês é o fato de a Matemática trabalhar com enunciados, digamos, genéricos e, no entanto, frases como "[tex]x[/tex] é par" e "se [tex]x[/tex] é um número real, então [tex]x[/tex] é um número racional" não serem proposições. Portanto, a nossa segunda discussão vai cuidar desse tipo de frases:

Frases genéricas que não são proposições, pois não têm um valor lógico.




Dividiremos a nossa discussão em dois ambientes independentes para organizar melhor o material para o estudo de vocês nesta terceira etapa. Cada ambiente irá abrir em uma janela diferente do navegador.
Leiam, inicialmente, o material da primeira sala de enigmas.

Sala de enigmas 1: Equivalência lógica e implicação lógica.
Sala de enigmas 2: Sentenças abertas.

Aí vamos nós…

Sala de enigmas 1 Sala de enigmas 2


Equipe COM – OBMEP

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