1.Sala de Estudo: Um pouco sobre a linguagem matemática

Este material é parte de um curso ministrado pela Equipe dos Clubes no Programa Mentores da OBMEP e ele é indicado a partir do 2º ano do E.M. .
Bom proveito, pessoal!

 

A Linguagem Matemática


Na Matemática todas as palavras têm sentido preciso e propriedades matemáticas devem ser expressas com exatidão.
Assim, quando iniciamos o estudo de um determinado tema de Matemática, somos apresentados aos conceitos iniciais e, a partir desses conceitos, outros vão sendo definidos e dessa forma palavras e expressões novas vão surgindo.

    – Por exemplo, quando iniciamos os nossos estudos sobre Frações, além da palavra fração, imediatamente apareceram as palavras numerador e denominador. A partir dessas três palavras, outras palavras e expressões específicas do assunto Frações foram sendo introduzidas: fração imprópria, número misto, frações equivalentes, adição de frações, subtração de frações, multiplicação de frações, divisão de frações, frações decimais, entre outros.

No entanto, além das palavras e expressões definidas dentro de um assunto que está sendo estudado, várias outras que pressupõem uma intimidade anterior com a linguagem matemática são usadas com frequência. Dentre essas, algumas palavras e expressões da linguagem cotidiana aparecem e, muitas vezes, por não serem termos específicos da Matemática, algumas pessoas não dão a elas a devida atenção. Portanto, não é raro alguém não entender uma frase, ou a solução de um problema, ou, até mesmo, todo um assunto de Matemática devido a essas palavrinhas…
Nesta Sala de Estudo, vamos discutir o significado matemático de algumas dessas expressões. Embora a base da nossa discussão faça parte da chamada "Lógica Matemática", a nossa intenção é simplesmente que vocês se sintam mais seguros e à vontade na leitura e compreensão do material que disponibilizamos no Blog dos Clubes de Matemática e, de maneira geral, na compreensão do material de matemática que vocês utilizam no dia a dia.

Ah! Um alerta: disponibilizamos muito material para vocês e esse material precisa ser lido e estudado com calma e paciência. Portanto, não tenham pressa; deixem as ideias amadurecem para prosseguirem com novas leituras.

Bons estudos, pessoal!

carinha5




Dividimos a nossa discussão em cinco salas praticamente independentes, mas sugerimos fortemente que elas sejam acessadas na ordem na qual estão apresentadas. No canto inferior direito de cada uma delas, vocês encontrarão um link para voltarem para esta Sala e, se for necessário, fazer uma nova escolha. As salas abrirão em janelas diferentes do navegador de vocês.

Sala 1: Frases matemáticas.
Sala 2: Fórmulas proposicionais.
Sala 3: Entendendo alguns “enigmas”.
Sala 4: Implicações e equivalências.
Sala 5: Finalizando…

Vamos lá?



Equipe COM – OBMEP

Referências:
[1] Apostila01_logica_UFBA – Adriano Cattai (Último acesso em 05/05/20)
[2] Fundamentos de Lógica Matemática – Alexandre L. M. Levada (Último acesso em 02/06/17)
[3] Licao4 – Marcos Eduardo Ribeiro do Valle Mesquita (Último acesso em 05/05/20)
[4] Lógica Elementar – João Carlos Vieira Sampaio (Último acesso em 05/05/20)
[5] DE MORAIS FILHO, D. C., Um Convite à Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2012.
[6] DI GIACOMO, S. R., Lendo Matemática. Material didático – INMA/UFMS, 2010.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/1-sala-de-estudo-um-pouco-sobre-a-linguagem-matematica/