Vídeo 070


Cosmos

Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan (cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escrito, divulgador científico) e sua esposa Ann Druyan (escritora, conferencista e produtora de televisão e cinema), produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980.
A série, que mostra uma viagem fascinante pelo Universo, abordando temas como a origem da vida, o nascimento das estrelas e o sistema solar, foi a porta de entrada na ciência para toda uma geração de cientistas, já que tratava de alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo. Ainda hoje, se mantém como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história!
Distribuído sob a licença de Creative Commons, a série foi produzida por Jos Leys, Étienne Ghys e Aurélien Alvarez.

Episódio 1: Os Limites do Oceano Cósmico

Neste primeiro episódio de Cosmos, o apresentador Carl Sagan retrata o universo, de maneira geral, revelando as grandezas dos corpos celestes e a distância entre eles.

Sinopse: Das margens do grande oceano do espaço, Carl Sagan embarca em uma imensa jornada cósmica que começa a 8 bilhões de anos-luz da Terra. A bordo de sua espaçonave da imaginação, ele nos conduz às maravilhas do Cosmos. Passando por Plutão, rumo aos anéis de Urano, ao majestoso sistema de Saturno e ao lado escuro de Júpiter. Atravessando as nuvens da Terra, nós nos encontramos no Egito, onde “Eratosthenes” mediu, pela primeira vez, o tamanho da Terra. Dr. Sagan nos mostra como isso foi feito. A biblioteca de Alexandria, o berço do aprendizado do mundo antigo, é reconstruída em toda sua glória para ilustrar a fragilidade do conhecimento. Sagan também apresenta o “Calendário Cósmico”, para que possamos compreender a expansão do tempo desde o “Big Bang” até o presente.(Extraído de Saber TV)



Clique na telinha e boa viagem…

Observação: Dependendo da velocidade de sua conexão, o vídeo pode demorar a carregar…

carinha5

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-070/