.Probleminha: Queijo e presunto

Problema
(Indicado a partir do 7º ano do E. F.)


Com o dinheiro que possuía, Bruno percebeu que poderia comprar [tex]600[/tex] gramas de presunto ou [tex]200[/tex] gramas de queijo. Usando todo o dinheiro, ele decidiu comprar quantidades iguais de presunto e queijo.
Quantos gramas de cada produto ele comprou?

Solução


Com uma mesma quantia, perceba que a quantidade de presunto que pode ser comprada é o triplo da quantidade de queijo. Ou seja, [tex]300[/tex] gramas de presunto é equivalente a [tex]100[/tex] gramas de queijo.

  • Assim, com metade da quantia, Bruno poderá comprar [tex]300[/tex] gramas de presunto e com a outra metade [tex]100[/tex] gramas de queijo.
  • Com a quantia gasta em [tex]300[/tex] gramas de presunto, perceba que Bruno pode comprar [tex]150[/tex] gramas de presunto com metade do valor e [tex]50[/tex] gramas de queijo (que são equivalentes a [tex]150[/tex] gramas de presunto) com a outra metade. Com as [tex]100[/tex] gramas já compradas teria [tex]150[/tex] gramas de queijo.

Portanto, ele comprou [tex]\fcolorbox{black}{#eee0e5}{$150 \text{ gramas}$}[/tex] de cada produto.


Este problema poder ter uma solução algébrica, via sistema. Optamos por não apresentá-la para tornar o problema acessível aos que ainda não estudaram esse assunto.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-queijo-e-presunto/