.Probleminha: Limpeza de terrenos

Problema
(Indicado a partir do 8º ano do E. F.)


Uma equipe de trabalhadores limpou dois terrenos, um com o dobro da área do outro, em dois turnos diários de trabalho: manhã e tarde.

  • Durante uma manhã de trabalho, todos trabalharam no terreno maior.
  • Após o almoço, metade dos trabalhadores continuou trabalhando no terreno maior e a outra metade passou para o terreno menor.
  • No fim da tarde, a limpeza do terreno maior estava concluída e faltava, apenas, uma pequena faixa do terreno menor por limpar.
  • No dia seguinte, a limpeza dessa faixa foi concluída por um único trabalhador, após dois turnos de trabalho.

Sabendo que todos os trabalhadores possuíam o mesmo rendimento, quantos trabalhadores havia na equipe?

Solução


  • Se antes do almoço os trabalhadores limparam [tex]2x[/tex] unidades de área do terreno maior; depois do almoço, a metade deles limpou [tex]x[/tex] unidades de área, terminando, assim, o serviço do terreno maior, que tem, portanto, [tex]3x[/tex] unidades de área.
  • Na mesma tarde, a outra metade dos trabalhadores limpou também [tex]x[/tex] unidades de área no terreno menor.
  • Como o terreno menor possui [tex]\dfrac{3x}{2}[/tex] unidades de área (metade do terreno maior), no final do primeiro dia de trabalho restavam, portanto, [tex]\dfrac{3x}{2} -x=\dfrac{x}{2}[/tex] unidades de área por limpar; serviço que foi concluído por apenas um trabalhador em um dia de trabalho.

Assim, se um trabalhador limpou em um dia de trabalho [tex] \dfrac{x}{2}[/tex], para limpar [tex]2x[/tex] em apenas um dia de trabalho seriam necessários [tex]4[/tex] trabalhadores, e para limpar [tex]2x[/tex] em meio dia de trabalho, [tex]8[/tex] trabalhadores (conforme ocorreu na manhã do primeiro dia).
Logo, havia [tex]8[/tex] trabalhadores na equipe.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-limpeza-de-terrenos/