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Problema
(Indicado a partir da 2ª série E. M.)
Em uma sala com 11 estudantes, um professor decidiu aplicar um trabalho dividindo aleatoriamente a turma em três grupos de 3 estudantes e um grupo de 2 estudantes.
Sabendo que na turma há um casal de namorados, qual é a probabilidade de que o mesmo faça o trabalho junto?
Extraído de IME.

AJUDAS
Princípio Fundamental da Contagem, ou Princípio Multiplicativo: Se
- uma decisão D1 puder ser tomada de m1 maneiras distintas,
- uma decisão D2 puder ser tomada de m2 maneiras distintas,
- ⋯
- uma decisão Dk puder ser tomada de mk maneiras distintas e
- todas essas decisões forem independentes entre si (isto é, a escolha de uma não muda a quantidade de possibilidades para a escolha de outra),
então o número total de maneiras de tomarmos sucessivamente essas k decisões é igual ao produto
m1×m2×⋯×mk.
Princípio Aditivo: Se
- uma decisão D1 puder ser tomada de m1 maneiras distintas,
- uma decisão D2 puder ser tomada de m2 maneiras distintas e
- essas duas decisões forem independentes entre si (isto é, a escolha de uma não muda a quantidade de possibilidades para a escolha de outra),
então a quantidade de maneiras em que as 2 decisões podem ser tomadas uma de cada vez é
m1+m2.
A probabilidade de um evento ocorrer em um modelo com espaço amostral finito e equiprovável é calculada por:
Probabilidade = | número de casos favoráveis | . |
número de casos possíveis |
Uma das maneiras de agruparmos elementos de um dado conjunto é escolhê-los levando-se em consideração apenas a sua natureza, sem se importar em que ordem eles foram escolhidos ou apresentados. Esse tipo de agrupamento de elementos é denominado uma Combinação simples. Especificamente, quando escolhemos r dentre n elementos de um conjunto dessa forma, dizemos que estamos definindo uma Combinação simples de n elementos tomados r a r.
E o legal é que, dado um conjunto finito, podemos determinar quantos agrupamentos desse tipo podemos fazer, sem que precisemos exibi-los.
- O número de Combinações simples de n elementos, tomados r a r, é denotado por Cn,r ou Crn e assim definido:
Cn,r=Crn=n!(n−r)!r!, com n,r∈N e 0<r⩽n.
Solução
Inicialmente, vamos calcular o número de maneiras de dividir esses estudantes em três grupos de 3 e um grupo de 2:
- para o primeiro grupo de três temos: C311 opções;
- para o segundo grupo de três temos: C38 opções;
- para o terceiro grupo de três temos: C35 opções e
- para o grupo de dois temos: C22 possibilidades.
Pelo Princípio Multiplicativo, teremos C311⋅C38⋅C35⋅C22 maneiras de formar os grupos ordenadamente. Mas perceba que essa contagem deve ser dividida por 3!, pois a ordem na qual escolhemos os trios não resulta em uma configuração diferente.
Assim, ficamos com C311⋅C38⋅C35⋅C223!=11!(3!)4⋅2! maneiras de formar os grupos.
Agora, vamos calcular o número de grupos em que o casal está junto:
- 1º caso: O casal forma um grupo de dois.
Nesse caso, basta dividir os outros nove alunos em três grupos de três.
Isso pode ser feito de C39⋅C36⋅C333!=9!(3!)4 maneiras.
2º caso: O casal forma um grupo de três com uma terceira pessoa.
Nesse caso, basta dividir os outros nove alunos em dois grupos de três e um grupo de dois no qual aluno que fica sobrando formará o trio com o casal.
Isso pode ser feito de C39⋅C36⋅C232!=9!(3!)2⋅(2!)2 maneiras.
Portanto, pelo Princípio Aditivo e pela definição de Probabilidade em espaços amostrais finitos e equiprováveis, a probabilidade desejada pode ser assim calculada:
\qquad P= \dfrac{\dfrac{9!}{(3!)^{4}}+\dfrac{9!}{(3!)^{2}\cdot (2!)^{2}}}{\dfrac{11!}{(3!)^{4}\cdot 2!}}\\
\qquad P=\dfrac{\dfrac{\cancel{9!}}{(3!)^{2}\cdot\bcancel{(3!)^{2}}}+\dfrac{\cancel{9!}}{\bcancel{(3!)^{2}}\cdot (2!)^{2}}}{\dfrac{11\cdot 10\cdot\cancel{9!}}{(3!)^{2}\cdot\bcancel{(3!)^{2}}\cdot 2!}}\\
\qquad P=\dfrac{\dfrac{1}{(3!)^{2}}+\dfrac{1}{(2!)^{2}}}{\dfrac{11\cdot 10}{(3!)^{2}\cdot 2!}}=\dfrac{\dfrac{1}{36}+\dfrac{1}{4}}{\dfrac{110}{72}}\\
\qquad P=\dfrac{2+18}{110}=\dfrac{2}{11}.
Assim, a probabilidade de que o casal faça o trabalho junto é, aproximadamente, 18,2\%.
Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.