Processing math: 100%

.Problema para ajudar na escola: Um valor numérico

✏ Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(A partir do 9º ano do E. F. – Nível de dificuldade: Médio)


Na figura abaixo, vemos o gráfico da função quadrática assim definida: f(x)=x2+bx+c.

Determine f(8).

explicador_p

Lembretes para Solução 1

(1) Uma das relações de Girard afirma que a soma das raízes de uma equação do segundo grau é igual à razão entre o oposto do coeficiente de x e o coeficiente de x2, ou seja, a soma das raízes da equação ax2+bx+c=0 é dada por ba.
(2) Uma outra relação de Girard afirma que o produto das raízes de uma equação do segundo grau é igual à razão entre o seu termo independente c e o seu coeficiente de x2, o que implica dizer que o produto das raízes da equação ax2+bx+c=0 é dado por ca.

(Para conhecer um pouco mais sobre as relações de Girard, cliquem AQUI.)

Solução 1


Observando o gráfico da função f, vemos que f(b)=f(4)=0, ou seja, os números b e 4 são raízes da equação do segundo grau x2+bx+c=0.
Utilizando, então, as relações de Girard para a soma e para o produto de raízes de uma equação do segundo grau, temos:

b+4=b1=b e b4=c1=c,

de onde obtemos b=2 e c=8.
Com isso, a expressão que define a função f é

f(x)=x22x8;

fazendo x=8, segue que:

f(8)=82288=40.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

explicador_p

Lembretes para Solução 2

(1) O gráfico de uma função quadrática h:RR dada por h(x)=ax2+bx+c,a0, é uma parábola com diretriz paralela ao eixo Ox, eixo de simetria paralelo ao eixo Oy, sendo sua concavidade voltada para cima se a>0 e voltada para baixo se a<0.

(2) Se Δ=b24ac, as coordenadas do vértice da parábola do gráfico de h são dadas por:
(xv,yv)=(b2a,Δ4a),
sendo que xv=b2a e yv=Δ4a indicam, respectivamente:

o ponto de mínimo e o valor mínimo da função h, se a concavidade estiver voltada para cima;
o ponto de máximo e o valor máximo da função h, se a concavidade estiver voltada para baixo.

Particularmente, se Δ>0, xv é a média entre as duas raízes de h: xv=r1+r22

Visualizem as informações fornecidas no lembrete (2), se Δ>0,
clicando no botão abaixo.

Solução 2


Observando o gráfico da função dado no problema, vemos que os números b e 4 são raízes (ou os zeros) da função f e, como a coordenada xv do vértice do gráfico de f é a média dessas raízes, segue que
xv=b+42
b2=b+42
b=b+4
2b=4
e, então, b=2.
Dessa forma, podemos reescrever a expressão que define f como f(x)=x22x+c.
Mas sabemos que 4 é uma raiz (ou o zero) da função f, assim:
f(4)=0
4224+c=0
168+c=0
e, então c=8.
Dessa forma, a expressão que define a função f é f(x)=x22x8 e, portanto, f(8)=82288=40.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-um-valor-numerico/