.Problema para ajudar na escola: Blocos de cubinhos

Problema
(A partir do 7º ano do E. F.- Nível de dificuldade: Fácil)


Dois irmãos estão brincando de montar blocos retangulares usando a mesma quantidade de cubinhos iguais. O mais velho fez o bloco que aparece à esquerda na figura abaixo. O mais novo começou a montar o seu bloco e parou, pois já estava na hora do almoço. A primeira camada que o mais novo conseguiu montar está representada à direita da figura.

Quantas camadas terá o bloco do irmão mais novo?

Adaptado de Canguru de Matemática Brasil – Nível B, 2016.

Solução


Observe que o irmão mais velho utilizou [tex]\boxed{6 \times 2 \times 2=24}[/tex] cubinhos para montar o seu bloco retangular.
(Clique no botão abaixo para utilizar um aplicativo e visualizar o bloco retangular do irmão mais velho.)

Antes do almoço, o irmão mais novo usou na primeira camada do seu bloco [tex]3 \times 2 = 6[/tex] cubinhos. Assim, restam [tex]24-6=18[/tex] cubinhos para ele terminar a montagem do seu bloco retangular. Como cada camada terá [tex]6[/tex] cubinhos, ele poderá fazer mais [tex]18 \div 6=3[/tex] camadas.
Portanto, o bloco do irmão mais novo terá [tex]\fcolorbox{black}{#eee0e5}{$1+3=4$}[/tex] camadas.
(Clique no botão abaixo para utilizar um aplicativo e visualizar o bloco retangular que o irmão mais novo montou.)


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Participou da discussão o Clube INTELIGÊNIOS.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo desta página em PDF. Mas, para abrir esse arquivo, é necessário que você tenha o Adobe Acrobat Reader instalado no dispositivo que você está utilizando. Caso não tenha, é só clicar AQUI para fazer o download.
Se o seu dispositivo já tem o Adobe Acrobat Reader instalado, basta copiar o arquivo abaixo e abri-lo sempre que quiser! adequada ao dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/problema-para-ajudar-na-escola-blocos-de-cubinhos/