Vídeo 012


A História da Matemática – Episódio 1

Primeiro episódio da série A História da Matemática, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia.
A série é conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

A Linguagem do Universo

Este episódio é uma viagem pelo mundo antigo, e nessa viagem vamos ao Egito, Babilônia e Grécia para conhecer algumas das primeiras ideias matemáticas. O conceito de número e o processo de contar está fortemente presente nesse vídeo. Podemos encontrar, também, triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras em diferentes civilizações. Outros aspectos da Geometria aparecem no filme e podemos, então, encontrar Platão, Tales e Euclides.

Então, clique na telinha e boa viagem ! !

Observação: Dependendo da velocidade de sua conexão, o vídeo pode demorar a carregar…

A História da Matemática

A Linguagem do Universo – Resumo*

O nosso mundo está cheio de padrões e de ordem. A Matemática nasce da necessidade de o homem tentar compreender, explicar e representar esses padrões. A linguagem do Universo é o primeiro episódio
da série: “A História da Matemática”, produzida pela BBC. É uma verdadeira viagem pelo mundo antigo. O Matemático Marcus Du Sautoy nos mostrará como pessoas de diferentes culturas do mundo antigo foram construindo as primeiras ideias matemáticas. Egito, Babilônia e Grécia são os palcos das peças reais vividas por personagens que mudarão significativamente a forma do homem interpretar o mundo. Da Matemática que nasce de problemas práticos envolvendo medição de terras, construções, comércio e astronomia, no Egito e na Mesopotâmia, até a Matemática que surge na Grécia apoiada na estrutura: definições, axiomas e demonstrações, o episódio é uma excelente oportunidade para ampliar a visão sobre o impacto da cultura no desenvolvimento da Matemática, e o papel dela nas transformações culturais da humanidade.

(*) TV Escola

carinha5

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-012/

Resenha_008: A Linguagem do Universo

Vídeo: A Linguagem do Universo Você já parou para pensar por que as rodas das bicicletas são círculos?      No primeiro vídeo da série “A História da Matemática”, o matemático Marcus Du Sautoy nos leva até a época dos primeiros contatos dos homens com a matemática. Veremos que a matemática faz parte do instinto dos seres …

1 comentário

  1. muito legal, aprendi algumas coisas e é muito legal o video.Amei

Deixe uma resposta