b_Heron de Alexandria

Heron de Alexandria

Talvez seja importante comentar que o nome de Heron era muito comum na época em que viveu o nosso homenageado e isso é uma dificuldade para que a história da matemática identifique quais são, realmente, as referências do matemático Heron. Até mesmo o seu local de nascimento parece não ter sido Alexandria, mas sim Ascra, e existem muitas dúvidas quanto ao ano de seu nascimento e de sua morte. A maioria estima o nascimento em (10 d.C.) e a morte (75 d.C.); mas existem escolas de pensamento importantes que colocam seu nascimento por volta de (?126 a.C.) e sua morte em (?50 a.C.). Até existem escolas que acreditam que ele viveu por volta de 250 dC.
No entanto, o geômetra, inventor e estudioso da mecânica Heron (Herão ou Hero) de Alexandria é especialmente conhecido pela fórmula que leva seu nome e é utilizada no cálculo da área de um triângulo. Essa fórmula foi demonstrada em A Métrica, obra encontrada em 1896. Essa obra também contém fórmulas para o cálculo do volume de diversos sólidos, como cones, pirâmides, cilindros, paralelepípedos, prismas, troncos de cones e pirâmides, esferas e segmentos esféricos e anéis cilíndricos. Particularmente, o livro III de “A Métrica” aborda a divisão de certas áreas e volumes em partes que mantêm entre si uma razão determinada.

Outra obra matemática importante de sua autoria foi Geométrica, escrita por volta de 75 a. C., na qual é apresentada uma fórmula para determinação da área de figuras geométricas regulares de 3 a 12 lados, círculos e seus segmentos, elipses e segmentos parabólicos, além de superfícies de cilindros, cones, esferas e segmentos de esferas.


O inventor

Heron é também lembrado como inventor de pequenos engenhos mecânicos como a dioptra, o odômetro e, talvez, a mais importante, a eolípila – um precursor da turbina a vapor, além de instrumentos precursores do termômetro e do termoscópio. Inventou também seringas, bombas para combater incêndios e robôs mecânicos.

Heron projetou o primeiro dispositivo acionado por um moinho de vento, um órgão musical.

Heron projetou uma máquina de venda automática com moedas: o usuário colocava uma moeda na fenda superior que acionava uma alavanca que liberava uma quantidade de água benta. Esta era uma forma dos templos conseguirem oferendas…

Eolípila, a máquina a vapor de Heron. Nela, a água adicionada à caldeira era aquecida com fogo. O vapor formado alimentava a esfera por meio de um tubo que também servia de eixo. O vapor saia da esfera por dois tubos curvos diametralmente opostos, gerando movimento.

Órgão musical acionado por um moinho de vento Máquina para venda de água Máquina a vapor de Heron


Um vídeo

Se você se interessa por história, conheça um pouco mais sobre Heron assistindo ao episódio 3 da série francesa de desenho animado”Era Uma Vez… os Inventores” . Dirigida por Albert Barillé, a série mostra para as crianças as histórias das grandes descobertas que fizeram o mundo de hoje. Heron aparece neste episódio, a partir de 11 minutos de vídeo.


Era Uma Vez Os Inventores – Episódio 03


Para assistir, é só clicar na setinha.




Equipe COM – OBMEP

Imagens, todas acessadas em 30/05/20:
[1] Inventos heron de alejandria
[2] Mac Tutor
[3] MUSEO VIRTUAL
[4] Wikipédia

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_heron-de-alexandria/