b_Gabriel Cramer

Gabriel Cramer

Gabriel Cramer foi um matemático suíço, nascido em 31 de julho de 1704 em Genebra. Faleceu em 4 de janeiro de 1752 em Bagnols, França.
Em 1722, aos dezoito anos, obteve o título de doutor pela Universidade de Genebra com uma tese sobre a teoria do som. Dois anos mais tarde, tornou-se professor de Matemática e de Filosofia também pela Universidade de Genebra.
Cramer foi contratado junto com outro jovem matemático, Giovanni Ludovico Calandrini, de 21 anos. A universidade propôs uma condição para a nomeação dos dois: Cramer e Calandrini passariam dois ou três anos viajando; enquanto um estava ausente, o outro assumiria as tarefas. Assim, seguindo as condições de sua nomeação, Cramer viajou por dois anos, 1727 e 1728. Ele visitou vários matemáticos famosos. Na Basileia, passou cinco meses trabalhando com Johann Bernoulli e também com Euler; logo depois foi a São Petersburgo para trabalhar com Daniel Bernoulli. Foi para a Inglaterra, onde conheceu Halley, de Moivre, Stirling, entre outros. Durante esses dois anos, Cramer visitou também Leiden, na Holanda, e Paris; em ambas cidades trabalhou com vários matemáticos. As discussões com todos esses matemáticos e a posterior correspondência contínua com eles tiveram uma grande influência no trabalho de Cramer.
Além de suas aulas e de seus estudos, Cramer realizou um trabalho editorial publicando, por exemplo, as Obras Completas de Johann Bernoulli e de Jacob Bernoulli. Os trabalhos de Johann foram publicados por Cramer em quatro volumes, no ano de 1742; os de Jacob foram publicados em dois volumes, em 1744. Em 1745, em conjunto com Johann Castillon, Cramer publicou a correspondência entre Johann Bernoulli e Leibniz. Cramer também editou o trabalho de cinco volumes de Christian Wolff.
As contribuições de Cramer para a Matemática estão na Álgebra e na Geometria e aparecem no único livro que ele escreveu: Introduction à l’analyse des lignes courbes algébriques. O livro é um tratado sobre curvas e foi publicado em 1750. É nesse tratado que aparece um método para se resolver sistemas lineares de equações, utilizando o que mais tarde seria chamado de determinantes. Esse método é utilizado ainda hoje com o nome de Regra de Cramer.



Fonte:
[1] Mac Tutor – Último acesso em 20/07/20.
[2] Livros do Google – Último acesso em 20/07/20.

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_gabriel-cramer/