b_Alan Turing

Alan Turing

Imagem extraída de InVivo (Acesso em 09/01/24)

     Alan Mathison Turing nasceu em Londres, no dia 23 de junho de 1912. Foi um brilhante matemático, lógico, cientista da computação e pioneiro em inteligência artificial, cuja vida e trabalho tiveram um impacto profundo em muitas áreas da ciência e tecnologia. Ele é mais conhecido por suas contribuições cruciais para a quebra do código alemão “Enigma” durante a Segunda Guerra Mundial e por suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento da Teoria da Computação.
     Alan Turing nasceu em Maida Vale, Londres, em uma família de classe média. Desde jovem, ele demonstrou grande aptidão para Matemática e Ciência. Turing frequentou a Escola Sherborne e depois ingressou no King’s College, em Cambridge, em 1931. Foi em Cambridge que ele estudou Matemática, concentrando-se em Teoria dos Números, Lógica e Probabilidade.


A máquina de Turing

     Em 1936, Turing publicou um artigo influente intitulado “On computable numbers, with an application to the Entscheidungsproblem“, no qual ele descreveu uma máquina teórica que se tornaria conhecida como a “Máquina de Turing.” Este conceito revolucionário estabeleceu as bases para a Ciência da Computação moderna, mostrando como um algoritmo pode ser representado e processado por uma máquina lógica. Sua máquina teórica provou que “qualquer problema matemático que possa ser computado” pode ser “computado por uma Máquina de Turing”.
     Com este trabalho, Turing não estava pensando em uma máquina que poderia vir a ser construída – o objetivo naquele momento era apenas resolver um problema de lógica: o chamado “Problema da Decidibilidade” (Entscheidungsproblem), proposto alguns anos antes por David Hilbert.

MÁQUINAS DE TURING e o Problema da Parada


Com o vídeo abaixo, você pode tentar entender o problema de Hilbert e como, utilizando Máquinas de Turing, Turing resolveu esse problema conectando-o a um problema computacional similar, conhecido como “Problema da Parada”.

Para assistir, é só clicar na setinha.

Vídeo do canal “Tem Ciência”, de Daniel Nunes.


Turing e a Guerra

     Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing foi recrutado pelo governo britânico para trabalhar na Estação X, em Bletchley Park, onde se dedicou à quebra do “código criptografado alemão”, produzido pela máquina eletromecânica de criptografia conhecida como Enigma. Essa máquina “embaralhava” as mensagens transmitidas às tropas alemãs para que os aliados não extraíssem informações, caso interceptassem as mensagens.


Exemplar da máquina “Enigma”, usada pelos alemães.
Imagem extraída de Wikipédia (Acesso em 09/01/24)

     A equipe de Turing desenvolveu a “Bomba Turing” ou “The Bombe”, uma máquina precursora dos computadores modernos criada especificamente para decifrar as mensagens codificadas dos nazistas. Esse trabalho desempenhou um papel fundamental na vitória dos Aliados.


The Bombe, em foto tirada no Bletchley Park na época da Segunda Guerra.
Imagem extraída de Meio Bit (Acesso em 09/01/24)


Versão reconstruída da Bomba Turing, no Museu de Bletchley Parck.
Imagem extraída de Aventuras na História (Acesso em 09/01/24)

     A contribuição de Alan Turing foi tão essencial para o esforço de guerra que é consenso que, sem ele, o conflito poderia ter durado ao menos mais dois anos.
Quantas vidas foram poupadas, hem?


Contribuições além da criptografia

     Após a guerra, Turing continuou a contribuir para a Matemática e a Ciência da Computação. Ele trabalhou no desenvolvimento do primeiro computador eletrônico digital, o ACE (Automatic Computing Engine), que se tornou um protótipo para futuros computadores. O ACE completo, como projetado por Turing, nunca foi construído; no entanto, uma versão mais simples destinada a ser um modelo de teste, o Pilot ACE, foi construída e tornou-se operacional em 1950.
     O ACE foi contemporâneo do ENIAC- primeiro computador eletrônico de larga escala, desenvolvido sem partes mecânicas ou híbridas na Universidade da Pensilvânia, depois do fim da guerra.


Turing (no centro) e equipe do Bletchley Park trabalhando no ACE.
Imagem extraída de Meio Bit (Acesso em 09/01/24)


Um exemplar da máquina ACE- modelo piloto 1950.
Imagem extraída do site do Centre for Computing History (Acesso em 09/01/24)

     Turing também explorou o campo da Biologia Matemática, apresentando a ideia de reações de difusão em sistemas biológicos, um conceito que é importante na modelagem de padrões naturais.


Perseguição e Tragédia

     A vida de Turing foi marcada por sua homossexualidade, que era ilegal na Inglaterra da época. Em 1952, ele foi condenado por “indecência grave” devido a seu relacionamento com um homem. Como resultado, Turing enfrentou a escolha entre prisão ou tratamento hormonal, que o deixou em um estado mental e físico debilitado.
     Alan Turing faleceu em 7 de junho de 1954, em Wilmslow (condado de Cheshire – Inglaterra), aos 41 anos, devido a envenenamento por cianeto, uma morte que é geralmente considerada suicídio, embora algumas teorias questionem essa conclusão.
     O legado de Alan Turing é inestimável. Sua contribuição para a quebra do código Enigma e seu trabalho pioneiro na teoria da computação ajudaram a moldar o mundo moderno. Além disso, seu tratamento injusto devido à sua orientação sexual levou a uma reavaliação da sociedade britânica e à luta pelos direitos LGBTQ+.
     Em 2009, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, em nome do governo britânico, pediu desculpas publicamente pelo tratamento “totalmente injusto” de Turing. Quatro anos depois, a rainha Elizabeth II concedeu a Turing um perdão real!
     Na data dos 109 anos de Turing, em 23 de junho de 2021, o Banco Central inglês lançou nota de 50 libras para homenageá-lo.

Imagem extraída de Aventuras na História (Acesso em 09/01/24)

     Atualmente, de modo justo e mais do que merecido, Turing é lembrado como um dos maiores matemáticos e cientistas da computação do século XX; seu legado perdura no campo da Ciência da Computação, na Tecnologia Digital e nos esforços contínuos pela justiça e igualdade.

Que o trabalho e a vida de Alan Turing continuem a inspirar pessoas em todo o mundo!


O Jogo da Imitação

     O filme “O Jogo da Imitação,” lançado em 2014, retrata a vida de Alan Turing durante a Segunda Guerra Mundial e sua luta contra a sociedade repressora da época, devido à sua homossexualidade. Esse filme destacou o trabalho de Turing em Bletchley Park e seus desafios pessoais.

Clique na setinha para assistir ao trailer oficial do filme.


Fontes:
[1] Alan Turing. Brasil Escola – Último acesso em 09/01/24.
[3] Alan Turing. Wikipédia – Último acesso em 09/01/24.
[4] Alan Turing – British mathematician and logician. Enciclopédia Britânica – Último acesso em 09/01/24.
[5] O homem que computava. Pesquisa-FAPESP – Último acesso em 09/01/24.

COM Potências de Euler (EECIT Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque – Patos, PB)
Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_alan-turing/