b_A.L. Cauchy

Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy, matemático, engenheiro e físico francês foi o pioneiro no estudo da análise real e complexa e da teoria dos grupos de permutação, fazendo ainda contribuições pioneiras para a mecânica do continuum. Nasceu no dia 1º de agosto de 1789, em Paris, e faleceu em 23 de maio de 1857, em Sceaux – França. Além da França, ele também morou na Suíça e na Itália.

Cauchy foi um dos matemáticos responsáveis pela introdução do rigor na Matemática e foi o primeiro a divulgar e defender a forma rigorosa de se fazer Matemática (apresentação de definições e regras). Particularmente, em seus livros Cours d’analyse de l’École Polytechnique, escrito em 1821, Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal, de 1823 e Leçons sur le calcul différentiel, publicado em 1829, Cauchy apresentou uma fundamentação completa do Cálculo, estabelecendo o caráter que ele tem nos dias de hoje.

[tex]\quad[/tex][tex]\quad[/tex]

Cauchy foi muito produtivo em número de trabalhos publicados, perdendo apenas para Leonhard Euler. Escreveu um total de 789 artigos matemáticos, abrangendo quase todos os ramos da Matemática. Esses trabalhos foram compilados na obra Oeuvres Complètes d’Augustin Cauchy publicada em 27 volumes pela Academia de Ciências, sob os auspícios do Ministério da Instrução Pública francês, após a sua morte, em 1882.

Na sua juventude, Cauchy estudou línguas clássicas na École Centrale du Panthéon (1802-1804), Matemática na École Politecnique (1805-1807) e Engenharia Civil na Ècole des Ponts et Chaussées (1807-1810). Foi professor no Collège de France, na Escola Politécnica e na Universidade de Sorbonne. Cauchy casou-se com Aloise de Bure, membro de uma família de editores e livreiros que publicou a maioria de seus trabalhos. O casal teve duas filhas: Marie Francoise Alicia e Marie Mathilde Augustin.

Embora brilhante, Cauchy não teve relações particularmente boas com outros cientistas contemporâneos. Nas palavras do matemático Abel:

– "Cauchy é maluco e não há nada a fazer sobre isso; mas é o único matemático que sabe como a Matemática deve ser produzida."

Cauchy morreu inesperadamente aos 67 anos, tomado por uma febre fatal. Ele estava morando no campo para tratar do seu problema de bronquite. Poucas horas antes de falecer, ele havia tido uma conversa com o arcebispo de Paris, seu amigo, sobre caridade, um de seus grandes interesses. Suas últimas palavras foram dirigidas a esse arcebispo:

– “O homem morre mas sua obra permanece”.


Selo francês com imagem de Cauchy



Fontes:
[1] MacTutor History of Mathematics (Acessada em 29/01/20)
[2] Portal São Francisco (Acessada em 29/01/20)
[3] Cauchy – E-Calculo – USP (Acessada em 29/01/20)
[4] Wikipédia (Acessada em 29/01/20)

Equipe COM – OBMEP

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/b_a-l-cauchy/