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(A) Problema: Cubo truncado

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Problema
(Indicado a partir do 2º ano do E. M.)


Um cubo é seccionado nos pontos médios A,B e C de três arestas que concorrem em um vértice como mostrado na figura 1.

Tal procedimento é feito para todos os demais vértices do cubo e obtém-se, então, o sólido da figura 2: o Hexaedro (Cubo) Truncado. O novo sólido possui x vértices, y arestas e z faces. Calcular x+y+z.

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Lembretes e notações

Relação de Euler:
Seja V o número de vértices, F o número de faces e A o número de arestas de um poliedro convexo. Então: V+F=A+2.

Solução


O hexaedro truncado possui 6 faces quadradas e 8 faces triangulares. Dessa forma, a quantidade total de faces é
F=z=6+8=14.
Por outro lado, cada aresta de cada face pertence a duas faces. Então, podemos escrever:
64+83=2AA=24=y.
Assim, pela Relação de Euler, temos:
V+F=A+2V+14=24+2V=x=12.
Logo, x+y+z=12+24+14=50.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Um applet para ilustrar


Você pode utilizar o applet abaixo para construir um hexaedro truncado e visualizar as suas 14 faces.

Além do cubo e do hexaedro truncado, você vai visualizar uma a uma as oito pirâmides que serão construídas e retiradas quando o cubo é seccionado nos pontos médios de três arestas que concorrem em um vértice. Para isso é só esperar o aplicativo carregar completamente e clicar sucessivamente nos quadradinhos que irão aparecer na janela da esquerda do aplicativo.



Instruções:
(1) Espere o applet carregar. (O aplicativo abrirá uma janela 3D; assim, ele pode demorar um pouquinho para carregar.)
(2) Para clicar nos quadradinhos, utilize o botão esquerdo do mouse.
(3) A qualquer momento do processo, você poderá movimentar o cubo que aparece logo no primeiro passo, assim como o poliedro final obtido. Para isso, clique em qualquer ponto da janela direita do aplicativo, mantenha o mouse pressionado e faça o movimento. (Se você estiver utilizando um celular ou um tablet, basta tocar levemente na janela do aplicativo e fazer o movimento.)
(4) Depois de construídas as oito pirâmides, ao clicar no último quadradinho que irá aparecer (Poliedro final obtido) o cubo inicial e todas as pirâmides serão retiradas para que você visualize o poliedro final.
(5) Para retornar à configuração inicial, clique nas setinhas circulares que aparecem ao lado da palavra Cubo.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

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