Problema
Prove a seguinte desigualdade: [tex]cos 36^\circ \gt tan 36^\circ[/tex].
Estratégia de solução
Nesse tipo de raciocínio, é importantíssimo termos certeza de que todas as desigualdades são equivalentes, para que possamos utilizar a volta do caminho que vamos estabelecer e garantir que temos, de fato, a desigualdade inicial. Assim, o que iremos estabelecer é uma sequência do tipo
[tex]\qquad \boxed{cos 36^\circ \gt tan 36^\circ} \iff D_1 \iff D_2 \iff \cdots \iff D_n[/tex],
na qual [tex]D_1[/tex], [tex]D_2[/tex], . . . , [tex]D_n[/tex] são desigualdades, sendo [tex]D_n[/tex] uma desigualdade verdadeira.
Dessa forma, como [tex]\boxed{cos 36^\circ \gt tan 36^\circ}[/tex] e [tex]D_n[/tex] são equivalentes e [tex]D_n[/tex] é verdadeira, então [tex]cos 36^\circ \gt tan 36^\circ[/tex] será também uma desigualdade verdadeira e com isso podemos concluir a demonstração.
Talvez ajude relembrar que duas afirmações são equivalentes se, sempre que uma for verdadeira, a outra também o é. Assim, duas afirmações [tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] são equivalentes quando:
➤ se [tex]A[/tex] for verdadeira, então [tex]B[/tex] é verdadeira;
e
➤ se [tex]B[/tex] for verdadeira, então [tex]A[/tex] é verdadeira.
Observamos que, se “[tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] são afirmações equivalentes“, podemos também dizer que “[tex]A[/tex] é equivalente a [tex]B[/tex]” (em símbolos, [tex]A \iff B[/tex]) e que “[tex]B[/tex] é equivalente a [tex]A[/tex]” (em símbolos, [tex]B \iff A[/tex]).
Dessa forma, se temos a equivalência entre uma afirmação [tex]A[/tex] e uma afirmação [tex]B[/tex], temos também a equivalência entre a afirmação [tex]B[/tex] e a afirmação [tex]A[/tex].
Solução do problema
Antes de apresentarmos a solução, recordemos algumas relações trigonométricas que utilizaremos.
