.Problema Olímpico – Nível C: Fato curioso sobre ângulos de 36º

Problema


Prove a seguinte desigualdade: [tex]cos 36^\circ \gt tan 36^\circ[/tex].

Estratégia de solução


A estratégia para solução deste problema será estabelecer uma série de equivalências entre desigualdades, partindo da desigualdade que queremos provar, até obtermos uma desigualdade que sabemos ser verdadeira.
Nesse tipo de raciocínio, é importantíssimo termos certeza de que todas as desigualdades são equivalentes, para que possamos utilizar a volta do caminho que vamos estabelecer e garantir que temos, de fato, a desigualdade inicial. Assim, o que iremos estabelecer é uma sequência do tipo
[tex]\qquad \boxed{cos 36^\circ \gt tan 36^\circ} \iff D_1 \iff D_2 \iff \cdots \iff D_n[/tex],
na qual [tex]D_1[/tex], [tex]D_2[/tex], . . . , [tex]D_n[/tex] são desigualdades, sendo [tex]D_n[/tex] uma desigualdade verdadeira.
Dessa forma, como [tex]\boxed{cos 36^\circ \gt tan 36^\circ}[/tex] e [tex]D_n[/tex] são equivalentes e [tex]D_n[/tex] é verdadeira, então [tex]cos 36^\circ \gt tan 36^\circ[/tex] será também uma desigualdade verdadeira e com isso podemos concluir a demonstração.

Talvez ajude relembrar que duas afirmações são equivalentes se, sempre que uma for verdadeira, a outra também o é. Assim, duas afirmações [tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] são equivalentes quando:
se [tex]A[/tex] for verdadeira, então [tex]B[/tex] é verdadeira;
e
se [tex]B[/tex] for verdadeira, então [tex]A[/tex] é verdadeira.
Observamos que, se “[tex]A[/tex] e [tex]B[/tex] são afirmações equivalentes“, podemos também dizer que “[tex]A[/tex] é equivalente a [tex]B[/tex]” (em símbolos, [tex]A \iff B[/tex]) e que “[tex]B[/tex] é equivalente a [tex]A[/tex]” (em símbolos, [tex]B \iff A[/tex]).
Dessa forma, se temos a equivalência entre uma afirmação [tex]A[/tex] e uma afirmação [tex]B[/tex], temos também a equivalência entre a afirmação [tex]B[/tex] e a afirmação [tex]A[/tex].

Solução do problema


Antes de apresentarmos a solução, recordemos algumas relações trigonométricas que utilizaremos.

[tex] cos\, 2x=2cos^2x-1[/tex] [tex] \qquad (i)[/tex]

[tex] cos\, (90^\circ -x)=sen \, x[/tex] [tex] \qquad (ii)[/tex]

[tex] sen (x+y)=sen \, x \, cos \, y+sen \, y \, cos \, x.[/tex] [tex] \qquad (iii)[/tex]

De acordo com a estratégia apresentada, a partir da desigualdade [tex]cos36^{\circ}> tan36^{\circ}[/tex] obteremos uma sequência de desigualdades equivalentes, visando encontrar uma última desigualdade para a qual seja possível garantir sua veracidade.
Então, vamos lá!

[tex] cos36^{\circ}\gt tan36^{\circ}[/tex] [tex]\iff 2 cos36^{\circ} \gt 2 tan36^{\circ}[/tex] (Multiplicando a desigualdade por 2.)
[tex]\iff 2cos36^{\circ}\gt 2 \, \dfrac{sen36^{\circ}}{cos36^{\circ}}[/tex] (Usando a definição de tangente.)
[tex]\iff 2cos^2 36^{\circ}\gt 2 sen 36^{\circ}[/tex] (Multiplicando a desigualdade por [tex]cos 36^{\circ}[/tex].)
[tex]\iff 1+ cos 72^{\circ}\gt 2 sen 36^{\circ} [/tex] (Por [tex](i)[/tex].)
[tex]\iff 1+ cos (90^{\circ}-18^{\circ})\gt 2 sen (30^{\circ}+6^{\circ}) [/tex] ([tex]72=90-18[/tex] e [tex]36=30+6[/tex].)
[tex]\iff 1+ sen 18^{\circ} \gt 2 sen (30^{\circ}+6^{\circ}) [/tex] (Por [tex] (ii)[/tex].)
[tex]\iff 1+ sen 18^{\circ}\gt 2 (sen 6^{\circ} cos 30^{\circ} + sen 30^{\circ} cos 6^{\circ}) [/tex] (Por [tex] (iii)[/tex].)
[tex]\iff 1+ sen 18^{\circ}\gt 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ} + cos 6^{\circ} [/tex] ([tex]sen 30^{\circ} = \frac{1}{2}[/tex].)
[tex]\iff 1+ sen (9^{\circ}+9^{\circ})\gt 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ} + cos 6^{\circ} [/tex] ([tex]18=9+9[/tex].)
[tex]\iff 1+ 2 sen 9^{\circ} cos9^{\circ}\gt 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ} + cos 6^{\circ}[/tex] (Por [tex] (iii)[/tex].)
[tex]\iff 1+ 2 sen 9^{\circ} cos9^{\circ}>cos 6^{\circ} + 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex] (Reordenando o termo da direita.)

Com um pouco de objetividade conseguimos mostrar que a última desigualdade
[tex]\qquad 1+ 2 sen 9^{\circ} cos9^{\circ}>cos 6^{\circ} + 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex] [tex] \qquad \qquad (iv)[/tex]
é verdadeira. Para isso, podemos utilizar o applet abaixo para observar que, no primeiro quadrante do circulo trigonométrico:
aumentando a medida do ângulo, aumentamos o valor do seno
aumentando a medida do ângulo, diminuímos o valor do cosseno
e, assim, perceber que valem as seguintes desigualdades, a princípio nada evidentes, mas verdadeiras:
[tex]\qquad cos 0^{\circ} \gt cos 6^{\circ}[/tex]; [tex] \qquad \qquad \, \, (v)[/tex]
[tex]\qquad sen 9^{\circ} \gt sen 6^{\circ}[/tex]; [tex] \qquad \qquad \, (vi)[/tex]
[tex]\qquad cos 9^{\circ} \gt cos 30^{\circ}[/tex]. [tex] \qquad \qquad (vii)[/tex]
Observe que, multiplicando as desigualdades [tex] (vi)[/tex] e [tex] (vii)[/tex] termo a termo (o que pode ser feito sem preocupação já que todos os termos são positivos), obtemos
[tex]\qquad sen9^{\circ} cos 9^{\circ} \gt sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex]
donde
[tex] \qquad 2sen9^{\circ} cos 9^{\circ} \gt 2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex].
Agora, somando termo a termo esta última desigualdade com a desigualdade [tex] (v)[/tex], obtemos
[tex] \qquad cos 0^{\circ}+2sen9^{\circ} cos 9^{\circ} \gt cos 6^{\circ}+2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex],
mas, como [tex]cos 0^{\circ} = 1[/tex], segue que
[tex] \qquad 1+2sen9^{\circ} cos 9^{\circ} \gt cos 6^{\circ}+2 sen 6^{\circ} cos 30^{\circ}[/tex],
o que mostra que a desigualdade [tex] (iv)[/tex] é verdadeira.
Como a desigualdade [tex] (iv)[/tex] é equivalente à desigualdade [tex]cos 36^\circ \gt tan 36^\circ[/tex], provamos, de fato, que [tex]\boxed{cos 36^\circ \gt tan 36^\circ}[/tex].


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Um aplicativo para ajudar


Você pode utilizar o applet abaixo para observar que, no primeiro quadrante do circulo trigonométrico:
aumentando a medida do ângulo, aumentamos o valor do seno;
aumentando a medida do ângulo, diminuímos o valor do cosseno.

Instruções:
1) Aguarde o aplicativo carregar completamente.
2) Clique sobre o ponto P, mantenha o mouse pressionado e movimente o ponto.
3) Para cada ângulo de medida [tex]\theta[/tex] definido, observe os respectivos valores do seno ([tex]sen\theta[/tex]) e do cosseno ([tex]cos\theta[/tex]).
4) Para movimentar automaticamente o ponto P, clique no ícone ► que aparece no canto inferior esquerdo do aplicativo.
5) Para parar a animação, basta clicar no ícone || que aparece no canto inferior esquerdo do aplicativo durante a animação.
6) Para reiniciar o aplicativo, clique nas setinhas que aparecem no canto superior direito do aplicativo.
7) Lembre-se de que o GeoGebra trabalha com arredondamentos e que a visualização de várias situações particulares de um fato matemático não substitui sua demonstração.


OBMEP_ srdg, criado com o GeoGebra

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