Problema
(Indicado a partir do 9º ano do E. F.)
Dispondo apenas de um compasso e de uma régua não graduada:
(a) Determine o ponto médio de um dado segmento de reta.
(b) A partir de um quadrado de área [tex]Q[/tex], construir um quadrado de área [tex]\dfrac{Q}{2}[/tex].
Ajuda
Você já sabe que a circunferência é um lugar geométrico; vejamos outro lugar geométrico.
Propriedade importante: A mediatriz de um segmento [tex]\overline{AB}[/tex] é o lugar geométrico dos pontos do plano que equidistam de [tex]A[/tex] e de [tex]B[/tex].
As duas construções que faremos vão se basear fortemente nessa propriedade. Não é necessário que você saiba fazer a demonstração dela para entender as construções; mas se você quiser conhecer a demonstração, basta clicar no botão abaixo.
Solução
- Construção (a)
Seja [tex]\overline{AB}[/tex] o segmento de reta dado.
Como por dois pontos distintos passa uma única reta e a mediatriz de [tex]\overline{AB}[/tex] é o conjunto de todos os pontos do plano que equidistam de [tex]A[/tex] e de [tex]B[/tex] (propriedade enunciada acima), basta encontrarmos dois destes pontos equidistantes de [tex]A[/tex] e de [tex]B[/tex] que a mediatriz será a reta determinada por eles.
Passo 1: Com compasso em [tex]A[/tex] e raio [tex]AB[/tex] descrevemos uma circunferência [tex]c_1[/tex].Passo 2: Com compasso em [tex]B[/tex] e raio [tex]AB[/tex] descrevemos uma circunferência [tex]c_2[/tex].
Passo 3: [tex]c_1[/tex] e [tex]c_2[/tex] se intersectam em dois pontos [tex]C[/tex] e [tex]D[/tex] cujas distancias a [tex]A[/tex] e a [tex]B[/tex] são iguais a [tex]AB[/tex].
Passo 4: Com uma régua traçamos a reta [tex]CD[/tex] que será a mediatriz de [tex]\overline{AB}[/tex]. A interseção de [tex]\overline{CD}[/tex] com [tex]\overline{AB}[/tex] é o ponto médio de [tex]\overline{AB}[/tex].
Você pode utilizar um APPLET para fazer a construção que apresentamos ou ver um gif animado. É só clicar no respectivo botão!
- Construção (b)
Considere um quadrado [tex]ABCD[/tex], conforme ilustra a figura abaixo.
Passo 1: Determine o ponto médio de cada lado, usando a construção (a).
Passo 2: Construa o quadrilátero convexo com vértices nos pontos encontrados no Passo 1.Afirmação: o quadrilátero construído no Passo 2 é um quadrado de área [tex]\Large \frac{Q}{2}[/tex].
Prova da afirmação
Os triângulos [tex]\Delta EBF, \Delta FCG, \Delta GDH \,\text{e}\, \Delta HAE[/tex] são isósceles e congruentes pelo caso lado-ângulo-lado; portanto, os segmentos [tex]\overline{EF}, \overline{FG}, \overline{GH} \,\text{e}\, \overline{HE}[/tex] são congruentes e todos os ângulos destacados em vermelho medem [tex]45^{\circ}[/tex].Sendo [tex]45^{\circ}[/tex] a medida dos ângulos destacados em vermelho, então os ângulos do quadrilátero [tex]EFGH[/tex] são retos; sendo, portanto, [tex]EFGH[/tex] um quadrado.
Finalmente, sendo [tex]a[/tex] a medida dos lados do quadrado [tex]ABCD[/tex], temos [tex]Q = a^2[/tex]. Ao aplicarmos o teorema de Pitágoras num dos triângulos da figura anterior, obtemos que o novo quadrado [tex]EFGH[/tex] tem lado [tex]\dfrac{a\sqrt{2}}{2}[/tex] e, portanto, tem área [tex]\left(\dfrac{a\sqrt{2}}{2}\right)^2 = \dfrac{a^2}{2} = \dfrac{Q}{2} \, .[/tex]
Você pode utilizar um APPLET para fazer a construção do quadrado [tex]EFGH[/tex] a partir de um quadrado [tex]ABCD[/tex] e comparar as áreas dos dois quadrados em questão para algumas situações particulares. É só clicar no botão abaixo.
Solução elaborada pelos Moderadores do Blog