Critérios de divisibilidade
Nesta Sala, apresentaremos alguns dos tradicionais critérios de divisibilidade.
Fixado um número natural não nulo [tex]d[/tex], um critério de divisibilidade é uma condição [tex]P[/tex] necessária e suficiente para que um número natural seja divisível por [tex]d[/tex], portanto algo do tipo:
Um número natural n é divisível por d se, e somente se P.
Isso não só significa que significa que “se [tex]P[/tex] ocorre, então n é divisível por [tex]d[/tex]”, mas também significa que “se a condição [tex]P[/tex] não ocorre, então [tex]n[/tex] não é divisível por [tex]d[/tex]”.
Divisibilidade por 2
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]2[/tex] se, e somente se, terminar em [tex]0[/tex], ou [tex]2[/tex], ou [tex]4[/tex], ou [tex]6[/tex], ou [tex]8[/tex].
Divisibilidade por 3
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]3[/tex] se, e somente se, a soma de seus algarismos for divisível por [tex]3[/tex].
Divisibilidade por 4
Um número natural [tex]n[/tex], com mais de dois algarismos, é divisível por [tex]4[/tex] se, e somente se, o número formado por seus dois últimos algarismos for divisível por [tex]4[/tex].
Divisibilidade por 5
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]5[/tex] se, e somente se, terminar em [tex]0[/tex], ou [tex]5[/tex].
Divisibilidade por 6
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]6[/tex] se, e somente se, [tex]n[/tex] for divisível, simultaneamente, por [tex]2[/tex] e [tex]3[/tex].
Divisibilidade por 7
Um número natural n é divisível por [tex]7[/tex] se, e somente se, a diferença entre o número obtido de n retirando-se o algarismo das unidades e o dobro do algarismo das unidades, tomada positivamente, for divisível por [tex]7[/tex].
(O positivamente aqui significa que devemos fazer a diferença entre o maior e o menor dos números obtidos.)
Se o número obtido ainda for grande, repete-se o processo, tantas vezes quanto for necessário, até que se possa verificar se o número final obtido é ou não divisível por [tex]7[/tex].
Divisibilidade por 8
Um número natural [tex]n[/tex], com mais de três algarismos, é divisível por [tex]8[/tex] se, e somente se, o número formado por seus três últimos algarismos for divisível por [tex]8[/tex].
Divisibilidade por 9
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]9[/tex] se, e somente se, a soma de seus algarismos for divisível por [tex]9[/tex].
Divisibilidade por 10
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]10[/tex] se, e somente se, terminar em [tex]0[/tex].
Divisibilidade por 11
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]11[/tex] se, e somente se, a diferença entre a soma dos algarismos de ordem ímpar e a soma dos algarismos de ordem par, tomada positivamente, for um número divisível por [tex]11[/tex].
As ordens ímpares e pares devem ser tomadas da direita para esquerda.
O positivamente aqui significa que devemos fazer a diferença entre a maior e a menor somas.
Divisibilidade por 12
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]12[/tex] se, e somente se, [tex]n[/tex] for divisível, simultaneamente, por [tex]3[/tex] e [tex]4[/tex].
Divisibilidade por 13
Um número natural n é divisível por [tex]13[/tex] se, e somente se, a soma entre o número obtido de n retirando-se o algarismo das unidades e o quádruplo do algarismo das unidades for divisível por [tex]13[/tex].
Se o número obtido ainda for grande, repete-se o processo, tantas vezes quanto for necessário, até que se possa verificar se o número final obtido é ou não divisível por [tex]13[/tex].
Divisibilidade por 14
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]14[/tex] se, e somente se, [tex]n[/tex] for divisível, simultaneamente, por [tex]2[/tex] e [tex]7[/tex].
Divisibilidade por 15
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]15[/tex] se, e somente se, [tex]n[/tex] for divisível, simultaneamente, por [tex]3[/tex] e [tex]5[/tex].
Divisibilidade por 16
Um número natural [tex]n[/tex], com mais de quatro algarismos, é divisível por [tex]16[/tex] se, e somente se, o número formado por seus quatro últimos algarismos for divisível por [tex]16[/tex].
Um critério geral
Sejam [tex]a[/tex] e [tex]b[/tex] números naturais tais que [tex]mdc(a,b)=1.[/tex]
Um número natural [tex]n[/tex] é divisível por [tex]a\cdot b[/tex] se, e somente se, [tex]n[/tex] for divisível simultaneamente por [tex]\, a \,[/tex] e [tex]\, b.[/tex]
Equipe COM – OBMEP