Voltar para Vídeo 021

Resenha_018: Pipas e uma forma matemática





Vídeo: Pipas e uma forma matemática
Título da Resenha: A matemática por trás das pipas

Quem nunca brincou com uma pipa?

Presente em boa parte da nossa infância, você já parou pra pensar em quanta matemática existe por trás dela? Podendo ser de vários formatos diferentes, elas, as pipas, não conseguem escapar da boa e velha matemática.

De losangos a quadrados, a sua construção é muito simples e pode ficar ainda mais fácil com o auxílio da geometria!

Quer saber mais sobre a definição de pipas e como construí-las a partir de retas?

Clique na telinha e deixe sua mente voar junto com elas!!



Por Andressa Wickert Kreutz
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: Pipas e uma forma matemática
Título da Resenha: No Rumo da Rabiola

Em objetos simples de nosso cotidiano podemos encontrar formas e propriedades fascinantes e notáveis na visão matemática. Basta um olhar incomum ao objeto de estudo, algumas observações e relações, e, de forma prática, pronto: toda uma teoria é construída!
O vídeo “Pipas e uma Forma Matemática”, produzido pela ONG Khan Academy e traduzido para o português com apoio da Fundação Lemann, trata de um tema que, embora corriqueiro e corrente, tem muito a transparecer por meio de estudos: pipas.
O vídeo é uma aula que, entre formas e muita geometria, nos mostra que é possível aprender brincando, porque a matemática está presente em todos os lugares!

Bons estudos!



Por Gabriela Rodrigues Andrade
aluna do PIC – OBMEP









Vídeo: Pipas e uma forma matemática
Título da Resenha: As Divertidas Pipas Geométricas

Todo mundo, ao menos uma vez, já brincou e se divertiu muito com uma pipa. Mas você já parou para pensar em quanta matemática pode estar escondida nesse brinquedo?

No Brasil e no mundo inteiro, as pipas têm os mais variados nomes e as mais variadas formas, cada uma com sua beleza e com suas características matemáticas, sendo a mais conhecida a pipa diamante.

O que define o que é uma pipa diamante? Será que as medidas dos lados têm alguma relação entre si? E as diagonais? Que propriedades elas devem ter para uma pipa ser construída? Se você ficou curioso para descobrir a respostas dessas questões, não perca tempo e assista ao vídeo!

Disponibilizado pela Khan Academy, o vídeo mostra as diferentes relações entre uma pipa diamante e formas geométricas.

Assista ao vídeo e aprenda uma matemática tão divertida quando brincar de pipa!



Por Jonas Cassiano Costa
aluno do PIC – OBMEP









Vídeo: Pipas e uma forma matemática
Título da Resenha: A Geometria da Pipa e a Khan Academy

Pipas e uma forma matemática é um dos muitos vídeos produzidos pela Khan Academy – ONG educacional criada com o objetivo de mudar a educação para melhor, fornecendo-a em alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar. Particularmente, nesse vídeo, são apresentadas várias formas da famosa pipa.

O vídeo oferece de maneira intuitiva a observação de um objeto comum: a pipa. Usando uma figura que a represente e considerando propriedades formais a partir dela, podemos obter várias possíveis formas e figuras geométricas correspondentes! Isso é um bom exemplo de que a geometria e então, mais geralmente, a matemática estão em toda parte!

Existem mais de 4 000 vídeos já produzidos pela Khan Academy sobre diversos conteúdos: matemática, física, medicina e saúde, história, economia, astronomia, ciência da computação, entre outros. Originalmente gravados em inglês, esses vídeos podem ser encontrados traduzidos no canal da Khan Academy em Português, no YouTube.

Então não perca tempo e acesse os vídeos!



Por Marcantônio Soares Figueiredo
aluno do PIC – OBMEP









Título da Resenha:Manias de Matemáticos
Subtítulo: Como a pipa virou um termo matemático…
Vídeo: Pipas e uma forma matemática

“A gente sabe o que é uma pipa…”.

Assim começa mais uma miniaula de matemática. Estranho?

Se você está acostumado com os demais vídeos do Blog, não é não… A matemática sempre se esconde em lugares bem diversificados!

O fato é que os matemáticos não veem uma pipa apenas como um brinquedo, mas sim como um objeto matemático. A mania parece não ser exclusiva: Benjamin Franklin via pipas como instrumentos de experiências e Graham Bell como protótipos de ‘máquinas voadoras’!

Entretanto, para definir o objeto,é necessário rigor (outra cativante mania dos matemáticos!)… E é a um pingo deste rigor que temos acesso no decorrer dos rigorosos 113/20minutos que compõem essa aula, liderada de forma ligeira e simples em um moderno ‘quadro-negro com gizes coloridos’ (como os tempos mudaram!).

Imperdível até para os mais exigentes, o vídeo é uma forma de admirar o trabalho da Khan Academy, uma ONG educacional, e dos Clubes de Matemática da OBMEP: dois tipos de projetos que, cada um a seu modo, têm a missão de disseminar a educação em qualquer lugar. Além disso, é claro, é uma forma de se divertir com quadriláteros, losangos,quadrados…

Afinal, matemática e pipas são agentes da diversão!



Por Noemi Zeraick Monteiro
aluna do PIC – OBMEP





Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/video-021/resenha_018-pipas-e-uma-forma-matematica/

Deixe uma resposta