.Probleminha: Placas Mercosul

Link do problema para dispositivos da Apple.

Problema
(Indicado a partir do 2º ano do E. M.)


“Todos os estados brasileiros estão aptos a emplacar veículos com o novo modelo da Placa de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul. O diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual (cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do País, que acabariam em poucos anos.”

(Retirado de: gov.br.)


No Brasil, o código das placas dos automóveis no padrão Mercosul é uma sequência alfanumérica com sete caracteres, da forma [tex]LLL\;NLNN[/tex], onde [tex]L[/tex] representa uma letra do alfabeto e [tex]N[/tex] um algarismo. Veja um exemplo:

Com base nas regras vistas acima, encontre o total de possíveis sequências que podem dar origem a placas do padrão Mercosul.

 

explicador_p

Ajuda

Princípio Fundamental da Contagem, ou Princípio Multiplicativo: Se

  • uma decisão D1 puder ser tomada de [tex] m_1 [/tex] maneiras distintas,
  • uma decisão D2 puder ser tomada de [tex] m_2 [/tex] maneiras distintas,
  • [tex]\cdots[/tex]
  • uma decisão Dk puder ser tomada de [tex]m_k [/tex] maneiras distintas,
  • e todas essas decisões forem independentes entre si (isto é, a escolha de uma não muda a quantidade de possibilidades para a escolha de outra),

então o número total de maneiras de tomarmos sucessivamente essas [tex]k[/tex] decisões é igual ao produto
[tex]\qquad \qquad \boxed{m_1\times m_2 \times \cdots \times m_k}\, .[/tex]
(Se você não se lembra desse Princípio, seria interessante dar uma passadinha nesta Sala de Estudo.)

 

Solução


O espaço de cada letra na sequência pode ser preenchido de [tex]26[/tex] modos (de A a Z), enquanto que, o espaço de cada algarismo, de [tex]10[/tex] modos (de [tex]0[/tex] a [tex]9[/tex]).

[tex]\begin{array}{c c c c c }
\overline{\text{Letra}}&\overline{\text{Letra}}&\overline{\text{Letra}}&\overline{\text{Algarismo}}&\overline{\text{Letra}}&\overline{\text{Algarismo}}&\overline{\text{Algarismo}}\\
\end{array}[/tex]

Portanto, pelo Princípio Fundamental da Contagem, o total de possíveis sequências que podem dar origem a placas é dado por:

[tex]26\times 26\times 26\times 10\times 26\times 10\times 10 = 26^4\times 10^3 = \boxed{456\;976\;000}.[/tex]

Observação: A sequência de caracteres nas placas do modelo antigo é composta por três letras seguidas de quatro algarismos. Assim, o total de sequências diferentes que poderiam existir é [tex]26\times 26\times 26\times 10\times 10\times 10\times 10 = 26^3\times 10^4 = 175\;760\;000[/tex], um total de [tex]281\;216\;000[/tex] a menos do que o modelo atual.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

 

Participaram da discussão os Clubes: Puzzlers πrados ; Estudantes Gabrielenses Matemáticos ; Calculados ; Geomestres Slay ; Potências de Euler ; gênios no limite ; Lapidando Vencedores Matemáticos ; SUPER GÊNIOS 3CPM ; Epifania Matemática ; Phidias ; Os Exatos da EAPC ; FIBONACCI ; Obmépicos e Aizttens.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/probleminha-placas-mercosul/