(A) Problema para ajudar na escola: Interpretando Pitágoras

Clique no botão abaixo para visualizar o problema.

Problema
(A partir do 9º ano do E. F.) (Nível: Médio)


p29
Na figura:

  • [tex]ABC[/tex] é um triângulo retângulo em [tex]A[/tex];
  • a área do quadrado [tex]ACFG[/tex] é [tex]8 \, \text{cm}^2[/tex];
  • a área do quadrado [tex]ABDE[/tex] é [tex]27 \, \text{cm}^2[/tex].

Então:
(a) Calcule os valores exatos dos comprimentos dos lados do triângulo [tex]ABC[/tex].

(b) Apresente valores aproximados dos comprimentos dos lados do triângulo [tex]ABC[/tex], com duas casas decimais.

Uma ferramenta que pode ajudar é o Teorema de Pitágoras. Caso não tenha muito conhecimento sobre o assunto, clique aqui.

Solução


Pelos dados do problema, podemos concluir que os lados dos quadrados [tex]ACFG[/tex] e [tex]ABDE[/tex] são, respectivamente, [tex]\sqrt{8} \, \text{cm}[/tex] e [tex]\sqrt{27} \, \text{cm}[/tex], já que a área de um quadrado de lados com comprimento [tex]{\color{red}l} \, \text{cm}[/tex] é [tex]{\color{red}l^2} \, \text{cm}^2[/tex] e, portanto, o comprimento dos lados de um quadrado de área [tex] \, \boxed{A \, \text{cm}^2} \, [/tex] é [tex] \, \boxed{\sqrt{A} \, \text{cm}} \, [/tex].
Dessa forma, o triângulo retângulo da figura tem catetos com comprimentos [tex]\sqrt{8} \, \text{cm}[/tex] e [tex]\sqrt{27} \, \text{cm}[/tex].

Utilizando o Teorema de Pitágoras, podemos calcular o comprimento [tex]h[/tex], em centímetros, da hipotenusa desse triângulo. Observem:
[tex]\qquad h^2=\left(\sqrt{8} \right)^2+\left(\sqrt{27} \right)^2[/tex]
[tex]\qquad h^2=8+27[/tex]
[tex]\qquad h^2=35[/tex]
[tex]\qquad h=\sqrt{35}[/tex], pois [tex]h\gt 0[/tex].

(a) Dessa forma, os valores exatos dos comprimentos dos lados do triângulo [tex]ABC[/tex] são: [tex]\sqrt{8} \, \text{cm}; \, \, \sqrt{27} \, \text{cm}\, [/tex] e [tex]\sqrt{35} \, \text{cm}[/tex].
Como [tex]8=2^3 \, [/tex] e [tex]27=3^3[/tex], poderíamos também escrever esses comprimentos como: [tex]2\sqrt{2} \, \text{cm}; \, \, 3\sqrt{3} \, \text{cm}\, [/tex] e [tex]\sqrt{35} \, \text{cm}[/tex].

(b) As três imagens abaixo e uma calculadora eletrônica nos permitem concluir que os valores aproximados, com duas casas decimais, dos comprimentos dos lados do triângulo [tex]ABC[/tex] são [tex]2,83 \, \text{cm}; \, \, 5,20 \, \text{cm}\, [/tex] e [tex]5,92 \, \text{cm}[/tex]. Notem que tomamos como aproximação os valores mais próximos dos respectivos valores reais.


Solução elaborada pelos Moderadores do Blog.

Se for conveniente, você pode obter um arquivo PDF desta página, com o problema e a solução, clicando no botão abaixo.
Você pode abrir o arquivo diretamente no seu navegador (Chrome, Edge, Firefox, Safari, entre outros), mas também pode utilizar o software gratuito Adobe Acrobat Reader.
Caso o dispositivo que você está utilizando não tenha o Acrobat Reader instalado, é só clicar AQUI para fazer o download adequado ao seu dispositivo.

Link permanente para este artigo: http://clubes.obmep.org.br/blog/a-problema-para-ajudar-na-escola-interpretando-pitagoras/